Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 9:15 am Assunto: Alporque em Jabuticabeira (Sucesso)?? |
|
|
Depois de muito ler e ver videos sobre alporquia, finalmente criei coragem e parti para um alporque numa jabuticabeira. Observem o porte do tronco tomando como referência a caixa de fósforos (segunda foto). O corte está logo abaixo de uma curvatura que pelas fotos não da pra ver muito bem.
Foi usado musgo umedecido em solução de vitamina B1 (Enraizador).
Espero que dê tudo certo.
Vejam as fotos.
-
-
-
-
-
-
-
--------- _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza.
Editado pela última vez por Dino em Qua Dez 04, 2013 8:57 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

Registrado: 03/07/07 Idade: 40 Mensagens: 175 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 9:23 am Assunto: |
|
|
Dino, você leu bastante sobre alporque, mas leu sobre alporques em jabuticabas?
O alporque nesta espécie é bastante difícil para não dizer impossível. Mas vale a pena tentar e ver com os próprios olhos |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 9:38 am Assunto: |
|
|
Romeu, aprendi aqui no forum que é possivel este alporque, apresar de nunca ter alcançado o susseço nestas esperiências, acho que não tive o devido cuidado, mas fica a dica, sugundo os colegas aqui do forum em seis meses vc podera ter o seu alporque enrtaizado, mas vai depende da tua sorte e cuidados!!!!
Abraço |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 9:45 am Assunto: |
|
|
A UNICA VEZ q vi da certo um alporque nessa especie nos 10 anos q me interesso por bonsai foi usando torniquete(estrangulando o tronco com arame) q um colega compartilhou com agente as fotos aqui no fórum. o tempo de espera é de aproximadamente 2 anos.
2 anos.... é tempo suficiente pra fazer um pre bonsai de jabuticaba de 3 a 4 cm de base se plantado no chão a partir de semente. portanto, o material a ser feito o alporque deve ser igual ou melhor q isso.
flw
t+ _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 10:45 am Assunto: Re: Meu Primeiro Alporque em Jabuticabeira |
|
|
Oi pessoal, mesmo sabendo das dificuldades, eu resolvi tentar, até porque, não se perde muito se não der certo.
Tenho uma jabuticabeira desde a semente, está com 2 anos, 40 cm de altura e a base ainda fina pro meu gosto.
Mas vou esperar pra ver no que dá. Obrigado a todos. _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 12:23 pm Assunto: |
|
|
blz. mas tenta fazendo com o torniquete, acho que a parte de baixo do galho que vc esta tentando agora é até mais interessante.
e quanto ao pré, tenho um amigo que nem da pra acreditar o tamanho que ficam as plantas dele em 2 anos no chão... vou fotgrafar quando for a casa dele.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 6:56 pm Assunto: |
|
|
Pois é Felipe eu estou com uma mudinha de 2 anos e nao passa de um raminho... coloca a foto dela aí pra gente ver.,.. |
|
|
 |
Luiz Andriani 2.o PASSO

Registrado: 15/01/13 Idade: 42 Mensagens: 251 Localização: Navegantes-SC
|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 7:31 pm Assunto: |
|
|
Filipe escreveu: | blz. mas tenta fazendo com o torniquete, acho que a parte de baixo do galho que vc esta tentando agora é até mais interessante |
Como funciona o torniquete? De onde surgem as raizes? Tem algum material da técnica pra me indicar? |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 7:35 pm Assunto: |
|
|
rapaz... não que eu me lembre agora, mas se sei é pq li em algum lugar...
vou fotografar qq hora e postar em MATERIAS.
mas consiste basicamente em pegar um arame grosso e estrangular a planta onde se faria o anel do alporque. vc interrompe parcialmente o fluxo de seiva com o arame ao invez do corte, é bem simples.
uso muito isso pra fazer alporques em shimpaku. _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Luiz Andriani 2.o PASSO

Registrado: 15/01/13 Idade: 42 Mensagens: 251 Localização: Navegantes-SC
|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 7:41 pm Assunto: |
|
|
Acho que entendi, a "trouxa" com o musgo faço da mesma forma, apenas alterando a forma de interrupção do fluxo... Parece menos radical, o fluxo de seiva vai ser rompido lentamente e a chance de pegar deve ser maior... Seria isso? |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 10:03 pm Assunto: |
|
|
Filipe escreveu: | blz. mas tenta fazendo com o torniquete, acho que a parte de baixo do galho que vc esta tentando agora é até mais interessante.
abraços |
Não, não. a parte de baixo tem um defeito, pela foto não da pra ver, e além disso, a parte por mim selecionada possui uma curvatura bem legal que pela foto tb não se vê. Mas pode ter certeza, nesta árvore escolha melhor não há. _________________ Dino
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 10:16 pm Assunto: |
|
|
Algumas considerações baseadas em longa experiência com alporques. Em jaboticabeira não é impossível, mas muito difícil enraizar. Mesmo usando esta técnica de alporquia em outras espécies há mais de 30 anos, em jaboticabeira o melhor que consegui foi o enraizmento de um galho da grossura de um cabo de vassoura e que aconteceu num prazo de um ano e meio. Durante este período várias vezes foi necessário retirar novamente a casca que insiste em se aproximar da cicatrização, mesmo que tenha retirado além da casca uma parte de madeira. Uma vez enraizado o alporque há outra "aventura": a retirada dele sem que ele venha a morrer. é necessário observar a época adequada e ainda mais seguro seria colocar por uns 6 meses um vaso com substrado no próprio galho a fim de aumentar o enraizamento. Outro detalhe que deve ser observado meio em seguida é o tamanho da folhagem que está acima do alporque. É simplesmente impossível se retirar um alporque com raizes tão pequenas que estarão formadas se tiver acima dele uma grande quantidade de galhos. Então é necessário fazer uma poda de galhos, deixando apenas umas poucas brotações novas que estão ali acima.
Mas é necessário deixar folhagem para que haja o enraizamento...
Brabo é o que aconteceu comigo ( e é comum acontecer em espécies difíceis): depois de 18 meses esperando o enraizamento, mesmo tomando todos os cuidados na retirada, a muda não cresceu, vindo a óbito....
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 15, 2013 10:52 pm Assunto: |
|
|
Bom pessoal, se não é impossível então vamos nos animar.
Sempre penso assim. no lado bom. além disso, se vê por ai no Forum várias Jabuticabeiras de porte bom, e pelo jeito não são oriundas de sementes.
Faço então o seginte, se enraizar, eu adapto um vaso com substrato de boa qualidade a fim de melhorar as raizes, e é certo que quando for remover a muda, terei que fazer uma pode de quase 100% dos galhinhos, deixando apenas umas poucas folhinhas verdes balançando sob a brisa fresca do amanhecer.
Abraços a todos. _________________ Dino
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Fev 16, 2013 1:54 am Assunto: |
|
|
brother, os bonsai de jabuticaba q eu vejo por ai tem basicamente 2 origens (tirando as do meu amigo WERLON que são todas de semente... muito bonita a coleção dele diga-se de passagem)
1 viveiros
2 yamadoris
alporque de jabuticaba virar bonsai eu nunca vi, nem pessoalmente nem no fórum... vi um e somente um alporque por torniquete no fórum ou no facebook de algum amigo bem enraizado(feito por torniquete e não por anel) , mas não era pre-bonsai ainda apenas uma "estaca" se não me engano, de qualquer forma vou acompanhar torcendo por vc!
boa sorte
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |

|
|
|