Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
leonardo_al

Registrado: 02/10/05 Mensagens: 45 Localização: Uberlândia - MG
|
Enviada: Sex Out 28, 2005 11:53 pm Assunto: Meu primeiro substrato |
|
|
Olá amigos.
Hoje fiz meu primeiro substrato para uma acerola. Utilizei as seguintes proporções:
40% cascalho de rio
50% terra vegetal
10% solo argiloso
Acho que a drenagem não está muito boa. O que posso fazer utilizando esses materiais?
Abraços
Leonardo. |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 1:46 am Assunto: Re: Meu primeiro substrato |
|
|
leonardo_al
atente para o tamanho da granulação do substrato,... deixe seu substrato com particulas de +- 0,2 mm 0,5 mm,.. use peneiras é fundamental.... nada de pó de terra
casca de pinus,.... agulhas de eliot podre é muito bom,.... areião ,...... carvão vegetal,.... etc...
boa sorte!!!!!!!! _________________ Rodrigo |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 6:07 am Assunto: |
|
|
leonardo,
só paa reforçar o que o rodrigo já falou,
utilize duas peneiras, uma de fubá (2mm) e outra de feijão (5mm), passe o substrato pela de feijão primeiro depois na de fubá, vc utilizará aquilo que ficar sobre a de fubá.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 1:43 pm Assunto: |
|
|
Daí Leonardo,
eu faço um pouco diferente para minhas frutiferas...
40% de areia de rio ( é muito boa pois tem pedrisco de vários tamanhos)
40% tijolo moído ou Akadama ( para umidade)
10% de turfa ou humus
se você quiser pode aumentar a quantidade de humus/turfa e diminuir a quantidade de tijolo....
tenho bons resultados. |
|
|
 |
leonardo_al

Registrado: 02/10/05 Mensagens: 45 Localização: Uberlândia - MG
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 3:08 pm Assunto: |
|
|
O que é essa Akadama? Onde posso encontrar isso?
E o tijolo moído eu faço como? Deixo ele em padaços grandes?
Já ouvi falar de telha moída... pode ser tembém???
Um abraço.
Leonardo. |
|
|
 |
JP
Registrado: 21/09/05 Mensagens: 21 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 4:16 pm Assunto: |
|
|
tijolo moído é assim...
vc marreta o tijolo, e penera o que vc quebrou, tipo passa por uma peneira maior e depois por uma menor e usa o que ficou entre as duas...
não sei se deu pra entender, mas é isso.. hehehe
abraços,
João Pedro _________________ -= aprendiz de bonsaísta =- |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 8:45 pm Assunto: |
|
|
Leonardo,
Akadama é um solo argiloso-vulcânico encontrado nos pés dos vulcões na região de Akadama no Japão, aqui no Brasil é muito difícil (e caro) de encontrá-lo para vender.
No Japão é utilizado puro ou misturado com pedriscos como substrato,
Vc pode utilizar o tijolo/telha triturado e peneirado sem problemas, eu utilizo em minhas plantas há 4/5 anos, nas proporções 1/3 tijolo, 1/3 areia grossa e 1/3 carvão ou substrato p. floreiras, tudo triturado e peneirado com granulação entre 2 e 5 mm.
|
|
 |
mouzer
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 9:29 pm Assunto: opa |
|
|
Ola Leonardo,
tambem sou meio novato.. mas ja ouvi falar de tantos substratos.. e estou utilizando os que eu consegui arrumar para fazer...
bem...
aqui eu uso o seguinte:
25 pedriscos
25 de terra de cupinzeiro
e 50 de umus de minhoca
os pedriscos sao esses de rio que vc disse.. mas devidamente peneirados, a terra de cupinzeiro funciona como o tijolo, ela retem a umidade necessaria, e o umus serve como a terra, seria a parte organica do substrato, o umus vc acha nessas floriculturas, a terra de cupinzeiro nao sei se vai ser facil para vc arrumar, se nao for, usa o tijolo moido que e de boa tb.
bem estou tentando ajudar, nao sei se o meu esta certo, mas nao custa nada
abração ae e boa sorte |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Seg Out 31, 2005 1:08 am Assunto: |
|
|
As plantas sobrevivem em muitos tipos de substratos,... o que devemos é proporcionar maior drenagem, a saude das raizes vão refletir no dcesenvolvimento .....
é um assunto bastante polemico, e o resultado da discução de topicos e topicos foi: cada um testa e cria um substrato, mas não deve deixar de atingir as metas basicas desse substrato..
abraço _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Seg Out 31, 2005 9:32 am Assunto: |
|
|
Leandro leia o tópico abaixo:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=506 _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
Matsu
Registrado: 30/10/05 Mensagens: 70 Localização: Vinhedo - São Paulo
|
Enviada: Ter Nov 01, 2005 10:28 pm Assunto: |
|
|
Eu não complico muito, aprendi assim e nunca me gerou problema . Uma receita simples, ótima e q não gera problemas .
em partes iguais :
- terra vermelha
- areia grossa
- pedriscos
- ferrugem ( pode colocar pedaços de ferro como pregos etc )
- pó de café
Acrescente um pouco de pedacinhos de carvão . Eu não penero nada, para ser sincero não sigo muito para a delicadeza e sim para as situações mais encontradas na própria natureza . O importante na terra de um Bonsai é a drenagem, ela serve diria que como um carboidrato . A proteina vem com o fertlilizante .
Espero ter ajudado, é esse meu estilo de terra.
Muita paz. _________________
Reflexões, sensibilidade, harmonia, paz interior, proteção a incoerência e ignorância humana, lembranças de que tudo morre e que a vida espiritual é eterna . |
|
|
 |
Nilson F Jones Filho
|
Enviada: Dom Nov 06, 2005 6:23 pm Assunto: SUBSTRATO |
|
|
Oi Leonardo,
O assunto substrato é muito polêmico. Cada um tem a sua receita e para tentar ajudá-lo aqui vai a minha:
Para plantas sempre verdes:
- tijolo granulado - 40% (granulos de 2 a 3 mm);
- vermiculita - 10% ;
- pedriscos de rio - 40% (granulos de 2 a 3 mm);
- terra vegetal (sem adubo) ou humus de minhoca - 10%.
Para frutíferas/floríferas:
Você reduz 10% do pedrisco de rio e 10% de terra vegetal ou humus de minhoca.
Espero ter cooperado.
Um abraço,
Nilson Jones |
|
|
 |
Nilson F Jones Filho
|
Enviada: Dom Nov 06, 2005 6:31 pm Assunto: SUBSTRATO |
|
|
Leonardo,
Por favor faça uma correção na receita que acabei de enviar, em frutíferas/floríferas, ao invés de reduzir 10% de terra vegetal, você aumenta mais 10%.
Nilson Jones |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 06, 2005 9:32 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
SUBSTRATO é realmente um assunto axaustivamente discutido, mas não devemos nos esquecer que o substrato é somente para fixar a planta ao vaso isento de nutrientes, com excessão de alguns sais, e que estes nutrientes serão fornecidos pelo bonsaísta através da adubação periódica.
o sustrato da bandeja de bonsai (não podemos confundir com o substrato usado no vaso de engorda que é rico em esterco, terra comum e areia) deverá:
- ser de fácil drenagem, ou seja ao colocar a água logo ela escorrerá pelos furos de drenagem.
- reter a umidade (+/- 30%) sem deixar o solo encharcado,
- ter espaços entre os grãos (que deverão ter tamanho entre 2 e 5 mm), permitindo o desenvolvimento das raízes e a troca dos gases da respiração,
- ter o pH de acordo com a planta, ácido para flores e frutas e alcalino para coníferas.
Também deve-se levar em consideração o clima local, a profundidade e tamanho do vaso, o tamanho da planta e a experiência do bonsaísta, baseado na observação e experimentos.
Basicamente, uma mistura para a bandeja deverá ter:
- elemento poroso para retenção de água (p.ex: tijolo ou telha triturados)
- elemento de grande drenagem (P.ex: pedriscos de rio, ou de pedra britada, mármore, ou outros.
- matéria orgânica estável, ou seja, que não produza fermentação ou decomposição, para reter umidade e tornar o substrato mais "leve" (p.ex: carvão de madeira, palha de arroz torrada, e ultimamente fibra de coco, etc.)
OBS: deve-se evitar a colocação de estêrcos nos vasos de bonsai, pois podem fermentar, tem grandes possibilidades de conter fungos, pdem entupir os furos de drenagem e ,por fim, podem apodrecer as raízes.
Os elementos podem ser misturados de acordo com as necessidades e experiências pessoais.
Como moro em uma região muito quente o ano todo costumo misturar
1/3 tijolo, 1/3 pedrisco de rio ou de brita e 1/3 de carvão de madeira ou casca de pinus assada (substrato floreiras), nas coníferas diminuo o carvão para 20%.
Bem, acho que é isso..........
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 10, 2005 5:00 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, uso pedrisco entre 2 mm e 5 mm. Mas notei que as raizes nao ficam firmes. No escorredor basta uma batida para a plantar ser arrancada. Tudo bem, que sai com o torrao perfeito, mas acredito que 5 mm é um grao grosso demais. |
|
|
 |
|