|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 31 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 11:26 am Assunto: Como plantar Ixora? |
|
|
Olá pessoal, uma das Ixoras de flor vermelha da minha varanda já está terminando de desenvolver seus frutos. De 3, um já caiu e gostaria de plantá-la.
Li aqui que devera deixá-la no refrigerador, se possível já num solo, por 3 semanas...
Algum comentário? ^^"
Ou será que ela germinará mesmo sem esse tratamento? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 12:15 pm Assunto: |
|
|
seria mas facil via estaquia
"Multiplica-se por estacas e não tolera geadas.
Material necessário para a produção de mudas•Vasos ou bandejas;•Navalha ou faca afiada;•Pincel de pintura;•Pequena vareta de madeira;•Filmes ou sacos plásticos transparentes;•Hormônio enraizante (à base de ácido indolbutírico (IBA) etc.);•Mistura de 1:1 de esfagno (um tipo de musgo) e areia grossa bem limpa.Procedimento de produção de mudasColocar a mistura de musgo e areia nos vasos onde serão instaladas as mudas. Umedeceresse meio de cultivo com água, mas sem encharcá-lo. Os vasos devem ter furos embaixo,para poder drenar a água excedente.A planta original deve estar saudável e vigorosa. A época deve ser propícia também: depreferência, as mudas devem ser obtidas do início do verão até o início do outono.Usar a faca ou navalha para podar as mudas da planta original. As mudas devem ter três ouquatro nós.Remover das mudas as folhas e flores, da metade ou do terço para baixo. Se as folhas restantes forem muito grandes, podem ser cortadas pela metade, para diminuir a perda de água e para conservar espaço.
O hormônio enraizante serve para aumentar as chances de brotamento de raízes nasmudas e para aumentar o número de raízes por muda. Geralmente esses produtosquímicos apresentam-se em forma de pó, mas podem vir dissolvidos em água também.Cortar as mudas rentes ao primeiro nó vindo de baixo para cima, e mergulhar no hormônioenraizante. Usar o pincel para varrer e descartar o hormônio excedente.Usar uma vareta de madeira para abrir um furo no meio de cultivo dentro dos vasos. Nãoespetar as mudas diretamente no meio, porque isso pode remover o hormônio aplicadoanteriormente. O furo deve ter profundidade suficiente para cobrir aquela parte de baixo damuda da qual foram podadas as folhas. Firmar o meio de cultivo em volta de cada muda.Depois de pôr todas as mudas, regá-las com água, regar o meio de cultivo e deixar drenar.Cobrir ou embrulhar os vasos com o plástico transparente, para diminuir a perda de umidade. Deixar os vasos em um local onde haja iluminação indireta, isto é, que sejailuminado, mas sem que os raios de sol incidam diretamente nas mudas.Verificar as mudas diariamente. Umedecer o meio, caso comece a secar. As raízes devem surgir depois de 6 a 8 semanas" |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 12:28 pm Assunto: |
|
|
Valeu, Leandro, mas que queria mesmo um plantio por semente...
Já tenho uma Ixora por "estaquia acidental", que terminou pegando e no inverno do ano que vem vai para o escorredor.
O plantio por semente é para não descartar as que tenho aqui  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 13, 2011 6:56 pm Assunto: bonsai |
|
|
Guilherme, aproveite um vasinho baixo, de plastico, cheio de areia grossa de rio sem peneirar e enterre as sementes, cavando antes um reguinho de um a dois cm de profundidade. Depois que espalhar as sementes dentro do canal, cubra com areia. Regue bem, depositando o recipiente em local sombreado, aguardando a brotação. Confira sempre se a areia está umida, repetindo a rega, se necessária, mas evitando encharcar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 13, 2011 7:02 pm Assunto: |
|
|
Opa, então vou aproveitar a areia que tenho aqui! =D
Obrigado, nicky! =D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|