Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

Registrado: 05/07/10 Idade: 44 Mensagens: 194 Localização: Curitba-PR
|
Enviada: Qui Set 02, 2010 7:03 pm Assunto: Glicínia Branca |
|
|
Boa noite pessoal, ganhei do meu pai essa Glicínia Branca que ele comprou na O bonsai aqui em Curitiba. Achei que ela tem um bom potencial e ja esta numa forma bonita. E aí amigos alguém sugere alguma intervenção? Esses galhos que estão com folhas, são novos pois ainda estão verdes. O que faço com eles, dou uma encurtada acima dos primeiros ramos para ir engrossando? Vou transplantá-la para um escorredor nesse final de semana.
Ah e se alguém tiver algumas dicas sobre a espécie ajuda também
Muito obrigado
Abraço
Pensei agora que seria bacana tentar formar a copa no topo do tronco da esquerda na primeira foto. Seria possível? |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 03, 2010 9:45 pm Assunto: |
|
|
E aí pessoal, alguém com experiência nessa espécie?
Abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 04, 2010 9:03 am Assunto: bonsai |
|
|
Mestre Hidaka tem glicinia na chacara dele, em Atibaia/SP, e o tronco é respeitável: bem grosso e grande. As folhas normalmente reduzem um pouco, com a desfolha, que deve ser apenas uma ao ano. O ideal é plantar num vaso mais profundo, tipo han kengai, para que a floração, quando ocorrer, possa "cair" naturalmente por sobre a borda. Eis alguns exemplares da net:
[img]http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:dMJpVvl_bgCL6M:http://img5.imageshack.us/img5/5836/dscn2503wisteriadt5.jpg&t=1[/img]
[img]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138379302-10-sementes-wisteria-sinensis-floribunda-chinese-mudas-_JM[/img]
Embora tenha uma linda floração, a variedade de flores brancas não é tão bonita, a meu ver, quanto a de flores lilases:
Escolha um vaso de cor marrom ou similar, para realçar e contrastar com a floração, o que irá certamente valorizar ainda mais o seu trabalho na condução e formação dessa planta. Parabens pelo presente e não deixe de postar seu desenvolvimento para que possamos acompanhar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 04, 2010 9:24 am Assunto: |
|
|
Show de bola Nick muito obrigado amigão. Vou seguir suas dicas e depois posto aqui para apreciação e críticas hehe.
Voce saberia me informar qual a época para fazer a desfolha?
Muito obrigado
Abração |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 05, 2010 11:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Nick, segui sua dica quanto ao vaso, só ainda não transplantei. Acho que farei no próximo sábado. Acho que vai ficar bem lindona nesse vaso. Voce saberia me informar que tipo de substrato usar para Glicínia e em que época se costuma fazer a desfolha? Muito obrigado pelas dicas
 |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 09, 2010 10:34 am Assunto: |
|
|
E aí pessoal, estou com receio de aramá-la pois tenho a impressão que ela vai quebrar, pois nos galhos ela tem umas junções que parecem bem frágeis. Aí vão algumas fotos das junções para voces terem uma idéia
Abraços
 |
|
|
 |
Paraná 1
|
Enviada: Qui Set 09, 2010 11:10 am Assunto: |
|
|
Na verdade os galhos dela são muito flexíveis. Mas Cuidado para não aramar tudo de uma vez só se não vai quebrar mesmo. E ela precisa de muita água e sol. |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 09, 2010 2:22 pm Assunto: |
|
|
Valeu Adriel muito obrigado. Vou ter esse cuidado sim
Abraço |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 17, 2010 10:01 am Assunto: |
|
|
Agora no novo vaso novo, fiz ontem o transplante, depois posto foto mais bem iluminada
Abraço
 |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 05, 2010 4:31 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos, preciso de uma ajudinha dos amigos. Essa Glicínia esta com a madeira apodrecendo dentro da cicatriz da segunda foto. Como procedo nesse caso? Vou raspando até achar a madeira saudável? Passo algum produto?
Aguardo orientações
Obrigado
Abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Out 05, 2010 8:30 pm Assunto: |
|
|
Luciano, com certeza é pelo formato (copinho) que acumulou água. Tem que retirar toda a madeira podre, esperar secar bem, passar a calda sulfocálcica. Preencher o buraco, pode ser com massa para calafetar, massa de modelar, durepoxi.
Essa espécie exige muita água, sol e o dobro de adubo.
No ano que vc mexe com as raízes, no ano seguinte não floresce.
Eu já tinha ouvido isso de um bonsaísta de São Paulo e, por duas vezes, ocorreu com as minhas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 05, 2010 9:28 pm Assunto: |
|
|
Valeu Élio muito obrigado, será que depois de tirar todo o podre não daria para fazer uma madeira morta?
Vou ver se levo ela lá na APB.
Obrigado pelas dicas
Abração |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 1:54 pm Assunto: |
|
|
Atualizando.
Élio acho que me empolguei um pouco.
Apesar de não ser muito comum na espécie acabei fazendo essa madeira morta para resolver o problema do "copinho". Passei a calda sulfocálcica por 3 dias seguidos.
É isso aí, agora vou torcer para que ela aceite meu amadorismo
Abração
 |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 13, 2011 1:12 pm Assunto: Glicínia Branca Atiualizada - Desfolhada e aramada |
|
|
Boa tarde pessoal, postando as fotos da última intervenção. Dei uma reduzida no tamanho dos ramos, desfolhei e aramei. Estou em dúvida quanto a copa se tiro um dos galhos ou mantenho assim mesmo. Nos galhos mais baixos espero que ela ramifique mais, pois ela brota em tudo quanto é lugar. Nas fotos não mostra o detalhe mas tem brotos saindo em quase todos os galhos e ramos. Aguardo críticas e sugestões que sempre são bem-vindas.
Obrigado
Abraços
Nessa foto foi a que achei mais interessante para ser a frente
Passeando
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jan 13, 2011 2:09 pm Assunto: |
|
|
Luciano, por hora nada mais a fazer. Ela irá rebrotar, no inverno as folhas cairão e, na primavera, florescerá (talvez) por conta de quanto vc mexeu nas raízes no transplante.
Não deixe faltar água e no outono adubo à base de fósforo e Potássio.
E.......muito sol!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|