|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ritaribarski

|
Enviada: Ter Jan 25, 2011 10:17 am Assunto: Ipê rosa |
|
|
Sou iniciante nessa arte ,gostaria da ajuda de alguém para conduzir essa minha mudinha de ipê rosa ,ela estava em um vasinho bem menor ,agora passei para esse um pouco maior,e agora o que devo fazer ?[img][URL=http://img703.imageshack.us/i/[/img] |
|
|
 |
ritaribarski

|
Enviada: Ter Jan 25, 2011 10:18 am Assunto: |
|
|
[img][URL=http://img703.imageshack.us/[/img] |
|
|
 |
ritaribarski

|
Enviada: Ter Jan 25, 2011 11:30 am Assunto: |
|
|
Uploaded with ImageShack.us[/img] |
|
|
 |
ritaribarski

|
Enviada: Ter Jan 25, 2011 11:32 am Assunto: |
|
|
Consegui por a foto,agora só tenho que tentar virar . |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Jan 25, 2011 3:57 pm Assunto: |
|
|
Rita, uma ajuda com a foto.
Se tu puderes e tiveres espaço, planta no chão. Eles desenvolvem consideravelmente bem!
O X da questão depois é a raíz pivotante, vais te dar maior trabalho no momento da retirada. E olha que Ipê tem uma das maiores raízes pivotantes que já vi, hehehe!
Se fica inviável pra ti, coloca numa bacia maior, mais rasa e mais larga.
Pela foto, percebi que o substrato é formado basicamente por terra preta, ou estou enganado?
Se puderes, tem de deixar ele um pouco mais drenante. Tenta 40% de pedrisco, 40% de terra preta e 20% de areião, pra começar...
Depois de colocá-lo na bacia, deixa na sombra e molha com frequência.
Bomba na adubação depois de 3 semanas.
Aguarde também a opinião de mais colegas.
Dá uma olhada neste post pará nós, iniciantes.
Aproveite os ensinamentos e as matérias do fórum!
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14359
Posta pra gente as tuas atualizações.
Abraço e seja bem-vinda! _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jan 25, 2011 8:52 pm Assunto: bonsai |
|
|
Essa espécie é muito complexa para ser cultivada visando formar um bonsai com ela, para quem está iniciando na arte bonsai. Não recomendo, face a isso. O bonsaista Renato Bocabello, de São Paulo, em um evento no Atelier do Bonsai, certa feita, apresentou um ipê, que segundo ele cultivava há séculos.
Na explanação que fez sobre sua planta, ele disse que o cultivo implica em não tratar o ipê como se fosse uma planta qualquer, de viveiro, ainda que inicialmente pudesse ser uma muda proveniente de um. A planta não responde bem com a aramação, nem podas sucessivas, nem a nenhuma tentativa de formação, seja com arame em seu tronco, seja com aramação de seus galhos.
Ele disse que a planta adquiriu uma forma própria, sem intervenção nenhuma da parte dele. Cuidava apenas de regar uma vez ou outra e não diariamente, como fazemos com nossas outras plantas. Não adubava, exceto uma ou outra vez, e sempre com matéria organica. O vaso em que estava a planta, inclusive, era grosseiro, de cimento mesmo.
Como muitos outros bonsaistas iniciantes, nos sentimos atraídos pelo cultivo do ipê, por seu uma nativa conhecida, com uma linda floração, majestosa na serra ou na mata verde ao redor da arvore. Por isso, muitos tem tentado seu cultivo, com vistas a reproduzir essa beleza toda em um vaso. Mas, quase sempre, o resultado é desanimador, e as tais flores tardam muito a surgir na planta cultivada, ainda que o tronco possa engrossar um tantinho.
Se ainda assim quiser insistir, sugiro que se muna de uma dose cavalar de paciência, caso seu objetivo seja a florada. Até que ela venha, se é que algum dia virá, vá cultivando outras espécies, mais fáceis e com melhores chances de retorno. Há ótimas nativas por aí: jabuticabeiras, pitangueiras, que emitem flores e frutos, e são bem mais fáceis de cuidar. Tem caliandra, tambem.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
ritaribarski

|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 8:05 am Assunto: agradecimento |
|
|
Renato ,muito obrigada por me ajudar com a foto ,valeu,estava tendo dificuldade com ela ,agraceço também por ter me respondido,e me dado as dicas para o que fazer com minha mudinha . Quanto ao substrato,eu coloquei alguns cacos de tijolos no fundo ,um pouco de terra do meu quintal e por cima foi só um pouquinho de terra que sobrou dos meus vasos de flores ,sei lás achei que seria bom pra planta .Vou aceitar tuas dicas e colocar ela num espaço maior,e ver como ela vai se desenvolver. Obrigada mais uma vez .Abraço |
|
|
 |
ritaribarski

|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 8:46 am Assunto: agradecimento |
|
|
Ola Nickfury,obrigada por seu conhecimento,li tudo com muita atenção,vou pensar, sobre se devo ou não continuar a tentar fazer dela um bonsai um dia .Vou seguir as dicas do Renato,e ver o que acontece , nesse meio tempo,vou pensar e tentar arrumar um locar para plantá-la. Sempre gostei muito de bonsai,mas nunca cheguei a ler nada de como cultivá-los,até que ganhei um do meu marido,um ficus ,esses de supermercado,até li algumas dicas de como cuidar ,bom pelo menos ele ainda está vivo e até saudável,passou um tempo achei esse fórum e acabei que me apaixonei,comprei uma jabuticabeira ,fiz um pingo´douro de estáquia,peguei umas mudas no meu quintal de uma fruta- do -conde ,bom eu acho que é ,vou colocar uma foto pra alguém me dizer que planta é . Minha mãe me deu uma muda de ipê amarelo,amo essa árvore ,e uma macieira, como todo principiante sai por ai a catar sementes e a fazer mudas ,ganhei da minha filha alguns pré-bonsai,um de araçá,tuia ouro e um de tuia jacaré ,fiz mudas de goiabas e jacarandá-mimoso ,pronto enloqueci,agora sou responsável por tudo isso,me ajudem. Abraços |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 9:32 am Assunto: |
|
|
Rita, de tudo o que expliquei, só esqueci do que o Nicky falou... hehehe! E ele tem razão. Hehehe!
Quanto a iniciar na área, te convido a comparecer nas reuniões da Bonsai Sul em Porto Alegre.
A sede fica na cidade baixa e vai ter reuniões mensais regulares a partir de março.
Mais informações em http://www.bonsaisul.com.br/.
Abração. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
ritaribarski

|
Enviada: Sex Jan 28, 2011 10:02 am Assunto: |
|
|
Valeu Renato ,obrigada pelo convite . abraço |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Sex Jan 28, 2011 1:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Rita, pois é, ipê é complicado mesmo, já vi bons exemplares do amarelo que é uma árvore menor, de rosa nunca vi..Se planta-lo no chão coloque uma madeira embaixo para ajudar com o nebari, mais pense nele daqui uns vinte anos no mínimo
Abraço  |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 36 Mensagens: 189 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sex Jan 28, 2011 11:14 pm Assunto: |
|
|
tenho um mas até hoje não sei a cor pois ganhei e já não sabiam
já vai fazer 5 anos q o tenho e ele já não era tão novo
estou no aguardo... _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
ritaribarski

|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 2:15 pm Assunto: |
|
|
Obrigada Lutz,pela dica . Abraço |
|
|
 |
ritaribarski

|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 2:19 pm Assunto: |
|
|
Ola FW Maciel,você já postou fotos dele aqui no forum,alguém poderá te dizer ,pois as folhas são diferentes ,e como ele está ,fiquei curiosa . |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|