|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardoamm 1.o PASSO

Registrado: 14/05/06 Idade: 48 Mensagens: 192 Localização: ribeirao preto sao paulo
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 9:00 am Assunto: Meus vasos copiados na cara dura! |
|
|
Olá amigos!!!
Gostaria de informar a todos, que neste sábado dia 15 de janeiro de 2011, encontrei dois dos vasos que eu confecciono na preteleira de uma loja.
Mas o que quero falar aqui é que eu não vendi eles!!
SÃO CÓPIAS..............
Vou deixar aqui o link do meu blog para quem quizer ver o texto por completo!
http://rime-ceramica.blogspot.com/2011/01/copia-dos-meus-modelos.html |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 11:43 am Assunto: |
|
|
Hehehehe... isso é Brasil....
Fazer o que né..... aqui nem tudo se cria, mas tudo se copia...
pretendo um dia adquirir seus vasos...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 6:28 pm Assunto: |
|
|
Puts e o que vc fez??
Eu ia entra quebrando tudo aheuhauehuae
to brincando, mas é deveras absurdo esse tipo de coisa... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Dom Jan 16, 2011 6:58 pm Assunto: |
|
|
É realmente triste ver que um fato como esse, infelizmente ainda acontece...
Não importa o que aconteça, estamos com você, Ricardo! _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Ricardoamm 1.o PASSO

Registrado: 14/05/06 Idade: 48 Mensagens: 192 Localização: ribeirao preto sao paulo
|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 8:51 am Assunto: |
|
|
Valeuuu amigos do forum!
Mas é assim mesmo.
Só notifiquei pra depois que alguém vier a comprar um vaso desses, não vir a dizer que foi meu.
Quem já viu os meus vasos hoje, sabe a qualidade.
``Pena que essas pessoas não deixaram seus comentários aqui``
Grande Abraço... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 7:28 am Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, na minha humilde opinião o nobre colega deveria ficar jubiloso com tal coisa e não chateado.Ao copiar um vaso, com detalhes e preciosismos característicos de determinado artista ou artesão, o ceramista não está apenas plagiando um trabalho anterior, mas, a meu ver, divulgando melhor o trabalho copiado.
Seria interessante perguntar ao dono da loja onde avistou as cópias a origem do material, para que voce mesmo pudesse identificar de quem se trata. Não é um procedimento errático, nem atenta contra nada, mas define, dessa forma, um precedente que poderia esclarecer, sem dúvida nenhuma, a razão para tal fato.
Há que ressaltar, ainda, que na arte ceramista há inumeros casos como o seu. Afinal, os japoneses copiaram os primeiros trabalhos nessa seara dos chineses, que copiaram dos indus e por aí vai. Um artista ou outro gosta de imprimir algum diferencial em seus vasos, mas deve ter consciência de que, ao fazê-lo, outro ceramista poderá gostar tanto disso que resolva imprimir em seus trabalhos a diferenciação, acabando por então igualar tudo, ao final das contas.
Se vc pegar vasos produzidos pelos artesãos do vale do Tokoname, no Japão, onde há centenas de ceramistas, verá que muitos produzem, artesanalmente, vasos bem similares uns aos outros. O que diferencia seus trabalhos, porem, é o selo impresso geralmente no fundo do vaso, uma espécie de marca d'água, com o brasão do nome da empresa, ou do nome do ceramista fundador, ou ainda o nome da familia ceramista. Essa gravão, em caracteres japoneses, é que irá dizer sobre a qualidade do trabalho, inclusive.
Isso por que não é por ter sido o vaso fabricado em Tokoname que terá sua qualidade atestada de imediato como sendo um ótimo vaso. Há muitas "porcarias" fabricadas por lá tambem, e muitas cópias. O que irá atestar a qualidade do vaso é justamente essa marca no fundo do vaso, com o nome do fabricante.
Nossos mestres ceramistas mais conhecidos, Izumi, Sami, Jorge Ribas, Sergio Onodera, há muito adotaram essa, digamos, tática, para diferenciar seus trabalhos. Mais que formatos ou desenhos, eles atestam a qualidade de seus produtos colocando no fundo do vaso suas assinaturas pessoais. Fazem isso justamente por saberem que há cópias e mais cópias do que produzem, sendo confeccionadas e vendidas Brasil afora, como tendo sido produzidas por eles.
Veja um exemplo desse tipo de assinatura,em vasos japoneses: gravado:
Pintado:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ricardoamm 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 10:21 am Assunto: |
|
|
Caro amigo Nick
Sábias palavras e obrigado
Verdade, praticamente todos os vasos são copiados de alguém!
O que eu fiquei chateado foi que, eu não copiei e poderia copiar mas não fiz, os vasos do nossos amigos Izumi, Ribas, Onodera e literato!
Mas se já existe esse pessoal com os seus modelos, para que tal deselegância para com os amigos
Eu sei quem foi que copiou, ei não quero citar nomes, mas para quem sabe ler um pingo é letra não? ´´(entrei em uma loja em porto ferreira, especializada em cerâmica)´´
Mas tudo bem, o que eu quero deixar claro, é como eu disse:
Os meus vasos tem selo e assinatura no fundo!
Assim os amigos poderão identificar se são meus ou não!
Obrigado pelas palavras!!!!
Grande abraços a todos |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 3:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, esse o verdadeiro espírito. Se tua assinatura está em seu trabalho, a qualidade certamente fala por eles e não precisas, de maneira nenhuma, se ressentir dos copiadores baratos que pululam por aí afora.
É o selo de qualidade, que tua assinatura traduz que realmente importa e valora o teu trabalho mais que os desenhos ou caracteristicas pessoais que agregas a eles. Parabens pela consciência disso e continue o sucesso sempre a seu lado.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|