|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Seg Nov 14, 2005 1:03 am Assunto: Outra dúvida sobre mamadeira |
|
|
E ai pessoal!!!
Olha eu novamente com minhas dúvidas entrigantes
Eu queria saber se na mamadeira, mesmo pinçando e desfolhando a planta engorda? Se ela cresce pra cima? Os galhos engrossam também? Quantos Kg de terra cabem na bacia? Não chegaria uma hora que não havariam mais lugar para as raizes dentro do escorredor? Alguém tem alguma foto mostrando o antes e o depois da mamadeira? Só isso tudo Espero que possam me ajudar...
Um abraço e até mais... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Seg Nov 14, 2005 6:50 am Assunto: |
|
|
willian,
mesmo pinçando ou podando a planta vai engordar, mas existe uma forma de fazer com que isso aconteça mais rapidamente, é deixando um galho que vai servir como um guia,: vc escolhe um galho e deixa ele crescer e vai retirando as folhas do meio dele, deixando somente as do ápice.
ela vai crescer tando para cima quanto p os lados, mas vc vai dando formato desejado com podas e pinçagens
a quantidade de terra depende do tamanho da bacia, mas uma bacia de 15 litros deve caber uns 18 kg de terra seca.
as raízes horizontais, no escorredor, vão crescendo até os furos, ao encontrar com o ar elas secam, ramificando-se dentro do substrato, as raízes que crescem na vertical atravessam o escorredor e penetram na terra, acelerando o crescimento da planta, quando vc for passar a planta para o vaso vc fará a poda de todas as raízes, que crescerão no vaso definitivo.
qto às fotos, assim que tiver alguma postarei
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Nov 14, 2005 11:05 am Assunto: |
|
|
Oi Willian !!!!
Muito interessante a resposta que a planta nos dá quando colocada em mamadeira.......... ela normalmente cresce vertiginosamente. O resultado é bastante rápido e nos ajuda já ir modelando a planta que desejamos.
Meu amigo Jackson já lhe explicou como funciona.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Durval C Gasparetti
Registrado: 28/01/05 Idade: 72 Mensagens: 72 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Nov 14, 2005 6:03 pm Assunto: |
|
|
William
Na página inicial do site do Mário, tem uma parte dedicada aos FUNDAMENTOS PARA A ARTE, e em O BONSAI tem um artigo escrito pelo Charles White, que descreve a técnica da Mamadeira e tem passo apasso com fotos.
Simplificando :
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
[]s
Durval |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Ter Nov 15, 2005 11:29 pm Assunto: |
|
|
Valeu pessoal...
Jackson:
Vamos ver se eu entendi, eu escolho um galho e vou desfolhando ele perto do tronco e vou deixando as ponteiras crescerem livremente? Mas ela ja está quase que formada é só engordar e definir melhor a copa.
Angela:
Ainda estou te devendo as sementes... Vou ver se consigo enviar essa semana. É que estou meio que sem tempo.
Durval:
Valeu pela dica, mas eu ja conheço essa matéria... A dúvida era essa mesmo... Mas valeu a sujestão.
Aos demais:
Se alguém quizer dizer algo mais pode falar porque acho que não vão ficar chateados e nem eu
Um abraço e até mais... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|