Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ETO

Registrado: 23/10/10 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Sul de Minas
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 9:42 am Assunto: ETO Madeira morta para Tanuki |
|
|
Coletei essa peça na propriedade de minha família. é um tronco bem velho. Vou começar o tratamento com a calda sulfocáustica. ainda não pensei em qual espécie trabalhar esse tanuki e nem mesmo qual ângulo. Aguardo a opinião dos colegas:
(aqui visão aérea das fotos 1 e 2):
 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 11:33 am Assunto: |
|
|
eu usaria como base pra exposição, mas para isso é necessário saber qual a grossura deste tronco? _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
ETO

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 1:35 pm Assunto: |
|
|
Laudir, as dimensões seguem na imagem a seguir:
Um abraço e obrigado por opinar |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

Registrado: 05/07/10 Idade: 44 Mensagens: 194 Localização: Curitba-PR
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 4:56 pm Assunto: |
|
|
Gostei muito do ângulo da quarta foto |
|
|
 |
ETO

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 5:02 pm Assunto: |
|
|
Luciano Pessoa escreveu: | Gostei muito do ângulo da quarta foto |
Ola Luciano Pessoa! Obrigado por visitar o tópico.
Pois é rapaz, são tantas opções que nem sei o que fazer. Pensei ate em dividi-la em 3... Ela tem muitos furos/urus. Minha irmã já está de olho para colocar orquídeas haha
Abraço |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 6:14 pm Assunto: |
|
|
Olá ETO,
Concordo com o Luciano a 4ª foto me parece a melhor. Tenho alguns desenhos que retirei da Bonsai Passion e um deles se encaixa muito bem nesse tronco. A espécie usada me parece ser um junipero apesar de ser um desenho, mas a fidelidade dos desenhos impressiona. Devo ter uns 4 ou 5 desenhos, se interessar me mande um e-mail que lhe envio as imagens, acho que serão de gde ajuda.
m.don.master@hotmail.com
T+ _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 9:23 pm Assunto: |
|
|
Olá Eto!
Talvez, em vez de Tanuki, fosse melhor usar essa belíssima peça como se fosse uma pedra, seja no estilo Sekijoju ou Ishitzuki.
É que como Tanuki, a madeira morta "deve" parecer parte do tronco da planta. Como essa peça se parece muito com uma pedra, dificilmente pareceria como "tronco" de uma planta.
Abraço e parabéns pelo material! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ETO

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 9:27 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Olá Eto!
Talvez, em vez de Tanuki, fosse melhor usar essa belíssima peça como se fosse uma pedra, seja no estilo Sekijoju ou Ishitzuki.
É que como Tanuki, a madeira morta "deve" parecer parte do tronco da planta. Como essa peça se parece muito com uma pedra, dificilmente pareceria como "tronco" de uma planta.
Abraço e parabéns pelo material! |
Sim tem razão Elio. Seria dificil faze-la parecer com um tronco msm.
Acho que realmente, Ishitzuki se encaixaria bem.
Assim que tiver novidades posto.
Abraço |
|
|
 |
ETO

|
Enviada: Qua Out 27, 2010 9:46 pm Assunto: |
|
|
pessoal, andei pensando, e decidi tentar um PENJING LANDSCAPE todo nesse tronco, talvez com uma laje de pedra como bandeija. Por enquanto vou trata-la. Futuramente qnd começar a montagem, posto mais fotos.
Abraço a todos |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Qui Out 28, 2010 1:03 pm Assunto: |
|
|
Pergunta de ignorante em madeira morta:
Como conservar a madeira tanto no caso Ishitzuki ou do Landscape?
Só calda sulfocáustica é suficiente? Só com ela se evita apodrecimento, pois em ambos casos vai ter substrato diretamente na madeira e muita umidade...
Não seria necessário nenhum outro tratamento?
Abraços |
|
|
 |
ETO

|
Enviada: Sex Out 29, 2010 10:09 am Assunto: |
|
|
Ola prumodeq!
Bem, para jin,share o pessoal sempre tem utilizado calda sulfocáustica. Eu estou usando o msm nesse tronco, mas acredito que um progressivo desgaste/apodrecimento em contato com o substrato seja inevitável. |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 29, 2010 6:14 pm Assunto: |
|
|
Olá ETO,
Essa madeira é por acaso raiz de aroeira? Se for fique tranquilo, pois ela aguenta a umidade por muitos anos sem danos, usei mt dela na confecção de layouts p/ aquários, sejam os plantados ou os comuns. O único cuidado que eu tomava era colocá-lo em fervura pro 1/2 hr e depois colocava em um balde com água fria, trocando diariamente até a água começar a clarear, ñ precisa ficar transparente, mas clara o suficiente p/ se ver através dela, esse cuidado era tomado p/ diminuir o tanino que é tóxico. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
ETO

|
Enviada: Sex Out 29, 2010 11:25 pm Assunto: |
|
|
Donegá escreveu: | Olá ETO,
Essa madeira é por acaso raiz de aroeira? Se for fique tranquilo, pois ela aguenta a umidade por muitos anos sem danos, usei mt dela na confecção de layouts p/ aquários, sejam os plantados ou os comuns. O único cuidado que eu tomava era colocá-lo em fervura pro 1/2 hr e depois colocava em um balde com água fria, trocando diariamente até a água começar a clarear, ñ precisa ficar transparente, mas clara o suficiente p/ se ver através dela, esse cuidado era tomado p/ diminuir o tanino que é tóxico. |
Olá Donegá. Não sei se é aroeira mas creio que não. ela foi encontrada nos pés de um fícus velho. Quanto o tanino, conheço seus males "na pele" hahaha.
Tenho um bonsai bem exótico da mesma, e tenho coceiras pelo corpo até hj.
Um abraço.
Editado pela última vez por ETO em Dom Out 31, 2010 8:19 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 30, 2010 9:21 pm Assunto: |
|
|
Olá ETO,
Ñ está fazendo confusão? O tanino é uma substância tóxica encontrada em várias espécies de vegetais, são polifenóis. Qdo mergulhada em água a planta solta o tanino deixando a água com cor de chá amarronzado. Porém nunca tive problemas com o contato da mesma com a pele, manipulava os troncos com as as mãos sem maiores problemas, a sua ingestão sim é tóxica. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
ETO

|
Enviada: Dom Out 31, 2010 8:21 am Assunto: |
|
|
Donegá escreveu: | Olá ETO,
Ñ está fazendo confusão? O tanino é uma substância tóxica encontrada em várias espécies de vegetais, são polifenóis. Qdo mergulhada em água a planta solta o tanino deixando a água com cor de chá amarronzado. Porém nunca tive problemas com o contato da mesma com a pele, manipulava os troncos com as as mãos sem maiores problemas, a sua ingestão sim é tóxica. |
Olá Donegá!
Obrigado por participar do tópico.
Você tem toda razão! na verdade o que causa as reações alérgicas em algumas espécies de aroeira são os alquil-fenóis.
Abraços. |
|
|
 |
|