|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Mar 19, 2011 5:56 pm Assunto: BURGERIANUM, agora vai..... |
|
|
Após uma árdua tarefa de arrancar um ulmus troncão no quintal do nobre amigo Clemente, que gentilmente o cedeu para mim, empreendi outra tarefa cansativa: retirar um acer burgerianum (tridente), que estava próximo ao ulmus. Após analisar bem, resolvi me antecipar e cortar um pouco os galhos para facilitar a retirada. Ao final, ficou assim:
O tronco possui um ótimo nebari e um tronco com um bom movimento, levemente sinuoso, o que certamente irá favorecer futuramente, quando iniciar a estrutura aerea com galhos bem posicionados:
Analisando mais detidamente as raízes, vi que algumas mais grossas não eram necessárias, optando então por cortá-las fora:
Por outro lado, observa-se que a planta possui um sistema radicular excelente, com um raizame capilar extremamente volumoso. Critério ótimo para recuperar rapidamente a planta, após o estresse causado pela retirada do solo e envase:
Entretanto, tive que cortar alguns galhos, para deixar o tronco mais livre e assim obter novas brotações com que trabalhar mais adequadamente:
Depois, foi só escolher um bom vaso plastico, com uma profundidade razoável, de maneira a acomodar bem o raizame, favorecendo a recuperação rápida desse kaede:
Os cortes maiores ficarão nas costas da planta. Para o futuro, caso sua correção seja demorada, poderei sempre enxertar mudas sobre eles, para agilizar e facilitar sua cicatrização adequadamente:
O nebari tambem deverá ser corrigido via enxertia, para que fique mais adequado ao bom movimento do tronco:
Sol pleno, rega uma vez ao dia, sempre ao final da tarde preferencialmente, e adubação a ser iniciada dentro de 45 dias. Com isso, mais os cuidados necessários, esse kaede promete retornar bem, ficando com uma estrutura futuramente promissora, a meu ver. Que opinem os colegas e amigos sobre ele, à vontade.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Mar 19, 2011 7:08 pm Assunto: |
|
|
Velho amigo Nicky!
Preciosidade essa que vc ganhou.
O Kaede é muito resistente e vc, a meu modesto ver, fez tudo certinho.
Daqui alguns anos, numa badeja bem rasa, ficará uma maravilha.
Nicky, vc não pensou em colocar num vaso maior para acelerar o desenvolvimento das raízes?
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Roni
|
Enviada: Sáb Mar 19, 2011 8:13 pm Assunto: |
|
|
Apesar de ter participado do arranquio, não pude ajudá-lo no envase, o resultado final ficou excelente, agora é só esperar a recuperação. |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Sáb Mar 19, 2011 10:26 pm Assunto: |
|
|
Olá nicky, tudo bem?
Ótimo material para quem sabe trabalhar, o que não é o meu caso
Com certeza, com seu talento e sua experiencia em breve dará um lindo bonsai. nicky,alguns colégas dizem para deixar na sonbra apos este procedimento, vc diz pleno sol .O que está certo? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 8:35 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio, amigo velho, como vc mesmo destacou, o kaede é muito resistente a intervenções radicais como essas que executei. Além disso, como salientei, eliminei raizes grossas que não serviam para nada, vez que num vaso são desnecessárias para a sustenção e fixação da planta, mas cuidei de manter o máximo de capilares presentes.
Por isso, o recipiente escolhido por mim serviu bem. Um vaso maior iria certamente favorecer uma emissão maior de capilares, sem a mesma contrapartida na parte aerea. Mantendo o raizame, porém, a planta irá usá-lo para a recuperação aerea adequada, e, só após estar restabelecida essa parte, é que irá então reiniciar seu ciclo de emissão de novas raízes.
Acredito que em dois anos terei brotações suficientes para iniciar então a seleção criteriosa dos galhos a serem preservados e conduzidos de maneira adequada a uma boa formação estrutural aerea. Enquanto isso, a planta irá preencher todo o espaço, ainda que aparentemente exíguo, que ainda resta no interior desse pequeno vaso plastico, com mais raiz. Será então a vez e a hora de reenvasar, mudando então para um outro recipiente, talvez uma bandeja rasa, como vc sugeriu.
Roni, meu compadre, vc ajudou bastante, mesmo não estando presente nesse pequeno trabalho. Sem seu prestimoso auxilio, certamente não teria tido condições de executá-lo a contento.
Jair, saber trabalhar é algo que depende inteiramente de nós. É preciso, antes de ter o material, ter o interesse em estar aprendendo a lidar com ele, seja um kaede ou um ficus, ou qualquer outra espécie. Apenas estudando, lendo, frequentando cursos, participando de encontros e eventos, é que podemos nos permitir executar tarefas como essa sem medo de perder ou de fazer errado, ok? Sempre busco o conhecimento onde quer que ele esteja, me desdobrando para assimilar bem, antes de considerar que sei alguma coisa.
Até onde sei o fator experiencia exerce um peso maior que o fator talento, ainda que ambos possam caminhar juntos. Há quem tenha o famoso "dom", mas isso é para bem poucos. Nós outros temos mesmo é que ir à luta e penar para aprender e dominar o conhecimento necessário para lidarmos com situações adversas e complicadas. Mas tenha certeza de uma coisa: todos nós, sem exceção, podemos aprender alguma coisa nesse sentido.
Em relação ao sol, ele é vida. Sem sol, nada no nosso imenso planeta poderia sobreviver, principalmente o que vemos na cor verde. Para que ocorra o verde, as plantas realizam o que chamamos de fotossintese. O sol é fator preponderante em qualquer tipo de cultivo. Quanto antes descobrirmos sua importancia e cuidarmos de usá-lo a nosso favor e de nossas plantas, maior retorno teremos em relação à recuperação delas.
Por isso, seguindo incluso a experiencia de outros grandes bonsaistas que conheço aqui no DF, como o Lustosa, o Glauco e o Paulo Ventura, que há mais de vinte anos praticam essa arte com grande sucesso, receito, aconselho e faço dessa forma: sol pleno, o dia inteiro, para recuperar as plantas. E olha que estamos no cerrado do planalto central, onde sabidamente os indices de umidade costumam ser baixissimos.
Mas, em outras oportunidades, tenho ressaltado isso com exemplos, como as jabu que retiramos de yamadori e que, deixadas ao sol pleno, se recuperaram lindamente. Por isso, afirmo que o certo é a exposição, desde o inicio, ao sol pleno. Claro que, como tudo mais nessa vida, há ressalvas, vez que determinadas espécies, como as azaleas, por exemplo, pedem um pouco mais de contenção que outras. Mas isso é matéria para outra discussão. Agora, a prevalente para o kaede, piracanta, jabu e outras, é a que coloquei.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
FabioFloripa

Registrado: 08/02/09 Idade: 53 Mensagens: 13 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 5:31 pm Assunto: |
|
|
Excelente material! Gostei bastante do movimento do tronco.
Agora é o tempo fazer a sua parte, certo que vai ser uma bela planta. |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 7:04 pm Assunto: |
|
|
Valeu Nicky,
Mais uma obrigado por seus esclarecimentos.
Tenho procurado ler e estudar bastante.Interessante também sua
explicação sobre o tamanho do vaso,como a planta ficou com bastante
raizes capilares, com o vaso reduzido, ela tratará de recompor a parte
aéria mais rapidamente. |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 2:36 pm Assunto: |
|
|
Outra pra acompanhar Nicky, belo calibre!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|