FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

novo buxinho
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
thiago albergaria



Registrado: 20/11/12
Idade: 36
Mensagens: 17
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 7:35 pm    Assunto: novo buxinho Responder com citação

Compre um buxinho to tentando fazer um bonsai, cortei os galhos que necessário, aguardo dicas e opiniões pra incorporar um estilo.




valeu abraçoo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 7:42 pm    Assunto: Responder com citação

Olá!
Seria lega mais algumas fotos pra mostrar outros ângulos da planta e possíveis frentes...
Boa planta!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 20/06/12
Idade: 37
Mensagens: 685
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

Olá!
Linda planta!

Só pega leve com o buxinho porque realmente ele é sensível quanto a intervenções, tinha dois aqui em casa e um secou por ansiedade minha, por podar e trocar de vaso ao mesmo tempo, e o outro está indo no mesmo caminho.
Confused

Mas é isso aí!
Boa sorte e paciência com o buxinho!

Até mais!
_________________
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
thiago albergaria



Registrado: 20/11/12
Idade: 36
Mensagens: 17
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 10:51 am    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Olá!
Seria lega mais algumas fotos pra mostrar outros ângulos da planta e possíveis frentes...
Boa planta!


Irei tirar umas outras fotos para postar e ter a possível ajuda no estilo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
thiago albergaria



Registrado: 20/11/12
Idade: 36
Mensagens: 17
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 10:52 am    Assunto: Responder com citação

gil_fuka escreveu:
Olá!
Linda planta!

Só pega leve com o buxinho porque realmente ele é sensível quanto a intervenções, tinha dois aqui em casa e um secou por ansiedade minha, por podar e trocar de vaso ao mesmo tempo, e o outro está indo no mesmo caminho.
Confused

Mas é isso aí!
Boa sorte e paciência com o buxinho!

Até mais!


Eu pensei em podar ele primeiro e depois trocar o vaso, queria modelar ele no estilo pra depois que ele se recuperar coloca-lo num vazo raso.

Valeu pela dica
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 12:34 pm    Assunto: Responder com citação

Meu velho, não tenha pressa pelo vaso raso, pense que o vaso é a coroação da planta, a transformação definitiva em bonsai.
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
thiago albergaria



Registrado: 20/11/12
Idade: 36
Mensagens: 17
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 2:03 pm    Assunto: DEsfolhar Responder com citação

Eu posso desfolhar ele? pra tirar uma foto que identifique os galhos que posso podar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

NÃÃÃÃÃÃAO!

Se fizer isso vai perder a sua planta! Razz

Espero que tenha dado tempo!
kkkkkkkkkkkkkkkk
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 2:40 pm    Assunto: Responder com citação

Tb aconselho não desfolhar,...
Aguiar, perder a planta é meia vedade...a planta enfraquece muito com a desfolha, o que aconteceu comigo foi que a planta veio com uma folhagem menor e perdeu a intensidade das brotações, mas se a planta for preparada antes para isso, responderá bem ao procedimento. Já ví que este temor foi disseminado pelo fórum, na verdade o que mataria ou poderia matar o buxus seria poda drástica do tronco, onde não ficasse nada verde pra trás do corte, mesmo assim um sujeito desavisado poderia contar com a sorte de ter uma pequena gema latente imperseptível a olho nú e a planta aflorar por ali. A desfolha pelo pecíolo não agride a gema latente. Por isso aconselho sempre antes de trabalhar um buxos bolinha, preservar toda folhagem próxima ao tronco, porque se precisar eliminar galhos mal formados, temos a opção de iniciar um trabalho do zero. Se cortar um galho grosso(lignificado) e não ficar verde pra trás do corte...morre, seca!

Amigo vç já fez uma boa limpeza, espere a brotação e pesquise adubação...

Falô Thiago, falô Aguiar!!!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
thiago albergaria



Registrado: 20/11/12
Idade: 36
Mensagens: 17
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 3:17 pm    Assunto: Responder com citação

AguiaR escreveu:
NÃÃÃÃÃÃAO!

Se fizer isso vai perder a sua planta! Razz

Espero que tenha dado tempo!
kkkkkkkkkkkkkkkk


Desfolhei ainda naum, tava esperando alguma resposta. .auhauhauha
então vou tentar tirar algumas fotos de melhores ângulos. Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 3:22 pm    Assunto: Responder com citação

thiago, beleza?

ainda bem que não desfolhou, mas veja aí o comentário do Marco... ele explica melhor o motivo do medo de desfolhar totalmente um buxus! Razz

Olha, já que você é de Recife, depois poderíamos marcar um encontro com os amigos daqui para nos conhecer, que acha?

Domingo passado nos reunimos na Jaqueira, para trabalharmos algumas plantas, mas poderemos marcar outros!

Dá uma sugestão... mas manda por MP, beleza? Very Happy

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Chalita



Registrado: 24/10/12
Idade: 50
Mensagens: 47
Localização: Camaragibe-PE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 3:35 pm    Assunto: Responder com citação

Bela planta, onde você comprou?

É isso ai Thiago, pode ficar sossegado que a galera é gente boa e saca muito, já estamos vendo ai uma nova reunião e enquanto isso já estamos nos organizando para compra de materiais, qualquer coisa entra em contato.
_________________
"Torne-se como uma criança em teu próprio peito."

Takasui, mestre zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
thiago albergaria



Registrado: 20/11/12
Idade: 36
Mensagens: 17
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 5:55 pm    Assunto: Responder com citação

Blz, no entanto nao devo mecher na planta no momento pelo q eu entendi. E a questao do encontro fico no aguardo pra um proximo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
thiago albergaria



Registrado: 20/11/12
Idade: 36
Mensagens: 17
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

Chalita escreveu:
Bela planta, onde você comprou?

É isso ai Thiago, pode ficar sossegado que a galera é gente boa e saca muito, já estamos vendo ai uma nova reunião e enquanto isso já estamos nos organizando para compra de materiais, qualquer coisa entra em contato.


Eu trabalho numa grafica no shopping plaza, dai na volta do trabalho eu vi a planta e parei e comprei.

A planta eu comprei numa cimenteira perto do shopping plaza.

Eu criava um bonsai de caliandra mas dei de presente pra um amigo meu que viajou pra outro pais, e agora decidi criar outro bonsai sendo q de buxus Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 7:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O Buxus sempervirens é uma planta excelente para ser trabalhada e formatada como bonsai. Todavia, como bem salientaram alguns colegas, não tolera intervenções indiscriminadamente, como acontece com outras plantas. A desfolha, é uma dessas coisas que podemos fazer numa caliandra, sem nenhum risco para a planta, mas que leva a morte certa, num buxus.

Os cortes de eliminação que voce fez na planta, sem nenhuma finalidade, vez que não tinha idéia de um estilo em que trabalhar, resultou numa planta um tanto quanto vazia. Geralmente, fazemos uma escolha criteriosa dos galhos, preservando os que estão mais bem situados e cortando fora aqueles que não se enquadram nesse parametro. Mas é óbvio que só fazemos isso quando temos em mente ou em um desenho, um projeto dentro do estilo escolhido para a planta, o que segundo voce relata, não é o caso.

Cortar galhos e depois pedir opiniões sobre que estilo seguir, é algo impensável, mesmo para um iniciante. Mas, como agora está feito, minha sugestão é deixar a planta exatamente como está, pois a melhor época para aramar a espécie é no inverno, e não agora. Por outro lado, pode retirar do vaso atual e replantar em uma bacia plastica, cortando fora mais da metade das raízes, reduzindo bastante a massa delas, sem nenhum problema.

Com essa redução da massa de raízes, lave as restantes com agua corrente e depois separe-as bem, replantando em um recipiente mais baixo, como uma bacia plastica bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato bem drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão, casca de arvore (o ideal é pinheiro, se não tiver use outra desde que porosa) e areia de construção sem peneirar. A maior porção deve ser do caco, 70%, o restante dividido entre os demais materiais. Regue bem, encharcando esse substrato depois do replante, e deixe a planta em local semi sombreado por umas duas semanas. Só adube depois de 90 dias dessa intervenção.

Essa intervenção tem por finalidade melhorar sua planta, recuperando-a de maneira integra, de forma que quando estiver mais densa, dentro de dois ou tres anos, então será possível selecionar galhos melhores e promover uma reestruturação aerea mais adequada, sem tantos pontos falhos e incorretos como apresenta-se a planta agora.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil