|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
G-R
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 9:56 pm Assunto: Estaquia: Caliandra e Ficus |
|
|
Pessoal, tentei fazer minhas primeiras estaquias, com algumas informações que li aqui no site e dicas do Alexandre S. Coelho (a quem agradeço pela conversa).
Infelizmente no dia em que fiz o procedimento não tirei fotos, já estava de noite, mas posso narrar o que foi realizado e postar fotos posteriores:
Selecionei alguns galhos na rua e assim que cortei coloquei dentro de um recipiente com hormônio (Tiamina). Deixei por 8h. Em uma garrafa pet coloquei areia de construção. Quando retirei os galhos do hormônio, cortei a ponta em forma de V, desfolhei (deixando algumas folhas), enterrei e molhei. Cobri com um saco plástico para manter a umidade.
Ficus:
Caliandra:
As fotos foram tiradas uns 10 dias após o procedimento. Hoje já faz uns 20 dias.
Queria saber se está tudo correto e quanto tempo elas devem permanecer no saco, bem como, com vou saber se realmente deu certo: só quando conseguir visualizar as raízes?
Devo regar com mais hormônio agora, para estimular o crescimento de eventuais raízes?
Valeu por qualquer ajuda. |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 10:26 pm Assunto: |
|
|
essa segunda e uma caliandra pois fiquei na duvida...
quanto as perguntas nao abra a estufa para regar pois nao precisa pois ali ela tera a umidade e a temperatura que ela precisa quanto ao ormonio se vc ja colocou antes por enquanto esta bom
deixe mais alguns dias na estufa depois retire e continue com a aplicaçao de hormonio _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 10:02 am Assunto: |
|
|
Ao retirar da estufa, uma vez me falaram para fazer aos poucos, fazendo uma pequena abertura num dia e abrindo aos poucos até tirar tudo. O ficus deve pegar bem. Como ja tem 20 dias, acredito que a caliandra deva vingar também, caso contrário começa a secar as folhas e a cair.
Acho que é uma caliandra daquelas de folhas maiores e flor vermelha?! _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
G-R
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 11:26 am Assunto: |
|
|
Valeu pelas resposta e ajuda.
Vou aguardar até a semana que vem, fica próximo dos 30 dias que plantei, e começo a abria o saco aos poucos, é isso? Depois coloco mais um pouco de hormônio...
Qualquer informação é bem vinda... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 10:10 am Assunto: bonsai |
|
|
Não é preciso colocar mais hormonio. Hormonio, aliás, se usa apenas na hora em que se faz a estaca. Corta-se aponta da estaca, em forma de cunha "V" , mergulhando essa ponta dentro de uma solução contendo hormonio enraizante. Em seguida, planta-se a estaca. Depois disso, não se usa mais hormonio na planta, pois a estaca logo brota e, como vc fez a estufa, ao retirar o plastico deverá colocar adubo organico, para a planta se desenvolver.
O outro metodo que pede uso de hormonio é quando fazemos alporquia em algum galho de arvore. Após retirar a casca do galho, passamos hormonio no local. Antes, prepamos um pouco de musgo esfagno, que deve ser previamente umedecido em solução contendo hormonio enraizante.
Esses são os dois unicos casos em que se aplica hormonio. E em plantas recuperadas tambem. Ao fazer yamadori, colocamos as raizes da planta imersas em solução contendo hormonio enraizante. Depois, plantamos num recipiente e pronto. Nada de usar hormonio novamente.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
G-R
|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 11:12 am Assunto: |
|
|
Valeu nickyfury, como sempre nos passando ótimas informações.
Eu queria saber quando devo retirar o plástico e, já que foi comentado, como colocar o adubo orgânico? Devo trocar logo o recipiente, colocá-las num vaso com o adubo, aguardar enraizar bem ou colocar o adubo no local onde estão hoje... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Dez 31, 2010 7:07 am Assunto: bonsai |
|
|
Pode retirar o plastico já e colocar o adubo imediatamente, sem nenhum problema. Faça umas bolotas e distribua em toda a volta do tronco, mas próximo da borda do recipiente e não junto do tronco, ok? Com a agua da rega, ocorre o que chamamos de lixivação, isto é, o adubo vai sendo drenado e "empurrado" para dentro do substrato, em direção das "esfomeadas" raízes capilares, que são as que de fato alimentam a planta.
E exponha a planta a pleno sol, enquanto isso, para que a luz e calor solar possam beneficia-la ainda mais.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
G-R
|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 8:00 pm Assunto: |
|
|
Qual seria esse adubo orgânico? É aquele húmus de minhoca? |
|
|
 |
G-R
|
Enviada: Sáb Jan 08, 2011 3:11 pm Assunto: |
|
|
Retirei as estaquias do plástico.
Acho que o Ficus pegou, está brotando bem.
Seguem abaixo duas fotos:
Pergunto: Alguém saberia responder qual seria o adubo orgânico que o nickyfurry mencionou?
Estou pretendendo coloca-lo mas não sei exatamente do que se trata...
Quanto a Caliandra, após a retirada do plástico, ela perdeu as folhas, secaram.
Segue uma foto para possíveis comentários:
Queria saber se ainda é possível ela está viva ou se não pegou?
Agredeço por quem puder ajudar. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Jan 08, 2011 6:39 pm Assunto: |
|
|
Caliandra é mais difícil de pegar mesmo. Mas aguarde mais um pouco, vai cuidando dela. Dá para saber descascando um pedacinho com uma estilete ou coisa do tipo. Se tiver verdinho tá vivo. Mas nesse caso não recomendo. Vai cuidando por mais um tempo para ter certeza que secou _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 27 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 6:21 pm Assunto: |
|
|
E como o nikee falou caliandra e mais difícil por estaquia, eu tentei varias vezes e nao obtive susseso olha que antes de planta-las mergulhei elas no hormônio enraizador. já com o fícus o resultado foi melhor.
vlw ai  |
|
|
 |
G-R
|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 6:44 pm Assunto: |
|
|
Via muita gente falando que Caliandra era fácil de pegar... Hehehe... Tô vendo que nem tanto. Mas vou tentar novamente! Depois crio outro tópico com a nova tentativa.
O Ficus pegou mesmo, vou deixar crescer bem, depois posto novas fotos.
Agora, ainda não obtive resposta quanto ao adubo orgânico que o nickyfurry mencionou, como aplicá-lo?
Alguém poderia ajudar? |
|
|
 |
G-R
|
Enviada: Qua Jan 19, 2011 8:07 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, estão todos de férias!? ... Hehehe...
Alguém poderia me ajudar com o adubo orgânico que o nickyfurry mencionou acima? Não sei exatamente o que seria, nem como fazê-lo... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 7:55 pm Assunto: bonsai |
|
|
O adubo organico mais indicado para crescimento e desenvolvimento é feito com torta de mamona e farinha de osso. Após misturar bem, numa proporção de duas partes de farinha por oito de torta, acrescente então agua contendo adubo liquido diluido. Pode usar o biofert plus ou similar, ou, se encontrar, use Fosway.
Faça uma massa que fique nem muito mole nem muito seca, prepare então bolotas e deposite no solo de suas plantas, proximas da borda do vaso. Plantas maiores pedem mais bolotas, plantas menores, pedem menos. Num vaso de 30cm, por exemplo, pode colocar umas seis bolotas.
Se não encontrar torta de mamona, procure então torta de cacau, tambem serve. No lugar da farinha de osso, pode usar farinha de peixe ou de ostra, tanto faz.
Esse adubo, importante frisar, exala um tremendo mau cheiro depois que começa a fermentar. Muitos cultivadores costumam fazer as bolotas ou bolachas e depositar em local afastado da residência, até que ocorra a fermentação. Nessa fase, o adubo seca bem, ficando com uma leve camada esbranquiçada sobre ele. Sem cheiro, então, é hora de colocar nos vasos/recipientes conforme indiquei acima.
Mantenha o adubo, em fermentação ou seco, longe de animais domésticos e crianças. Cachorros, por exemplo, adoram comer. É altamente tóxico, então cuidado no manuseio. use luvas descartaveis e mascara, além de óculos de proteção.
Se tiver poucas plantas, compre embalagens de 1Kg. Se tiver muitas, mas muitas mesmo, faça como eu e compre sacos de 50 kg para torta e 25kg para farinha de osso. Rende mais. Eu costumo adubar parte do meu viveiro com esse preparado a cada 45 dias. Outras plantas, já formadas, eu uso osmocote em pequenas quantidades.
Se vc tiver poucas plantas, no maximo umas 10, então o melhor é usar adubo tipo osmocote. É mais caro, mas rende mais, pois vc só precisa usar a cada 6 meses, dependendo do tipo de osmocote comprado.
Para floriferas e frutiferas, use apenas o adubo liquido FOSWAY, fabricado e vendido pela empresa Tecnutri:
http://www.forthjardim.com.br/html/produtos/fosway.php _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|