FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Identificando o Ficus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mikes

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 10:47 am    Assunto: Identificando o Ficus Responder com citação

Pessoal, eu li por aqui que o Ficus é uma planta comum, que dá em parede, chão, frestas, etc...

Como eu sou novato na arte, queria pegar uns deles para ir treinando, como não vai ter custos de comprar a planta, já ajuda.
Mas como eu identifco que é um Ficus???
Eu ando olhando muito pro chão esses dias, mas não tenho a mínima idéia de como faço pra saber se é mesmo um Ficus, ou uma planta qualquer que não adianta eu levar pra casa.
Tem alguma dica? alguma coisa na folhagem?

Obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 11:01 am    Assunto: Responder com citação

pelo meu conhecimento o ficus antes de brotar as folhas tem forma de agulha, quando vc quebra qualquer galho sai uma resina braca e tbm ele solta bastante raizes aereas. espero ter ajudado. Very Happy
Faugustobr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

Receio que o amigo Gabriel esteja enganado, pois as folhas dos Ficus não tem forma de agulha, são ovaladas... Um dos exemplos mais próximos são as folhas de um limoeiro, só que mais claras ou mais escuras, claro não levando em consideração as variegatas.

Abraços,

Fábio
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 2:28 pm    Assunto: Responder com citação

faugusto vc nao entendeu muito bem minha explicação eu disse antes de brotar tem um formato de agulha como na foto abaixo Wink
felipe novachinski

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 6:40 pm    Assunto: Responder com citação

Nunca ouvi falar que Ficus cresce em frestas da parede... A vizinha da minha vó tem duas árvores grande dessas. Eu não acho que caberia numa fresta de parede rsrsrsrsrsrsrs
Só se eu estiver enganado sobre que planta é o Ficus...
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, os ficus fazem parte de uma família grande de plantas, tais como as figueiras (ficus carica) que produzem o fruto tão apreciado, a unha de gato (ficus pumiliia), que cresce em paredes como a hera, e outras espécies arbóreas (retusa, benjamina, triangularis), etc.
Podem ser encontrados em frestas, aqui em BH vemos inúmeros exemplares crescendo nas bordas de concreto que cercam o rio Arrudas... Ele brota e se desenvolve com tal força que é capaz de derrubar paredes!
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 7:35 pm    Assunto: Responder com citação

aqui por exemplo um ficus no camboja sobre uma antiga construção.

luizinho la vega

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

esses ficus do camboja se nao me engano sao do filme tomb rider a origem da vida rs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
felipe novachinski

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

Você quer uma muda?
Eu posso trocar por azaléias ou ipês. Como eu disse, a vizinha da minha avó tem duas arvores de Ficus. Se você tiver azaléias ou ipês ou outra planta que dá flores igual a essass... me mande uma MP.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 22, 2011 8:36 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos !!!!!!!
Os ficus adoram uma fresta de parede ou de telhado.
Principalmente nas Igrejas da minha cidade, costumam aparecer...lindos..mas também em pequenas frestas, como no térreo do meu prédio....são mini...é só tirar com cuidado, plantar na areia e esperar.
Ficus tem em todo lugar.....
Claro que você não vai achar um nerifólia, esse......é fantástico e não aparece assim.........
Angela Fernandes
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 22, 2011 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

Mikes, em São Paulo existem figueiras antiquissimas pelas ruas centrais. As que brotam nas frestas de paredes são geralmente da espécie Ficus microcarpa (retusa), que considero muito boa para trabalhos com bonsai, com folhas pequenas. A figueira branca, e o Ficus elastica, também são comuns pelas paredes, mas são de folhas grandes e de difícil controle, não aconselhando para a arte, principalmente para iniciantes.
Aqui tem uma evolução de uma que coletei da parede em uma casa em demolição:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13836&highlight=

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 23, 2011 8:18 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Uma das grandes postagens sobre ficus crescendo sobre telhados foi postada pelo nobre amigo Bergsom, há anos atrás. Ele e a turma dele lá em Maceió, tinham retirando um grandão, que crescia sobre o telhado de um armazem e replantado no solo, para recuperar bem a planta. Very Happy

Geralmente passaros e morcegos são os principais responsáveis por essa disseminação dos ficus nesses locais inusitados. Então, temos ficus crescendo não só sobre telhados, mas tambem em muros, frestas de páredes, de rochas, de templos, e similares, todos oriundos de sementes digeridas e que, com isso, ganham de pronto um bom adubo para iniciar sua germinação. Very Happy

Antigamente, era comum vermos ficus em calçadas, ao longo das ruas. Mas como descobriu-se, suas raízes são tremendamente invasivas e destruidoras, causando estragos tremendos em calçadas e vias, na sua busca incessante por agua. Por isso, é cada vez mais raro seu uso dentro de areas urbanas, ao longo das vias, como antes. Restrito a parques e jardins, deve ser constantemente podado, para evitar o alcance das raízes em edificações próximas. Rolling Eyes

Um dos ficus mais usados para cobrir paredes, sejam elas de muros ou de casas, é a variedade pumila, que muitos chamam de unha de gato:

Mas algumas outras variedades de ficus insistem em tomar o lugar do ficus pumila:

[img]http://arvoresdesaopaulo.files.wordpress.com/2008/07/arvore-figueira-na-parede-arvores-de-sao-paulo-foto-de-ricardo-cardim-todos-os-direitos-reservados.jpg?w=336&h=448[/img]

[img]http://arvoresdesaopaulo.files.wordpress.com/2009/03/ficus-benjamina-viaduto-final-brigadeiro.jpg?w=448&h=336[/img]

A maioria dos bonsaistas aprecia a excelencia das raízes dos ficus, seja num nebari otimizado, seja na construção com suas raízes em variados estilos, como kengai, han kengai ou moyogi. O atrativo das raízes, porém, pode se tornar um pesadelo, quando a arvore cresce sem controle, plantada em areas urbanas:

Nem o casario antigo escapa da sanha dos morcegos e passaros, quando se trata da disseminação de sementes de ficus:

http://www.flickr.com/photos/martinharegueira/2568121342

Em relação ao nobre colega que deseja adquirir um ficus, melhor que procurar peças na cidade, seria ir até uma floricultura e obter uma muda com que iniciar seus trabalhos. Sempre cuidando, é claro, de manter seu crescimento orientado apenas para a finalidade de conversão em um bonsai, atentando para as imagens acima, afim de evitar futuros prejuízos. Laughing Laughing Laughing Laughing [/img]

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: