|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro E M. P. Almeida
Registrado: 25/10/10 Idade: 42 Mensagens: 52 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 7:54 pm Assunto: Estaquia de Goiabeira - Ajuda |
|
|
Olá amigos do Atelier, sou novo no fórum e tenho uma dúvida com relação a uma estaquia que fiz de Goiabeira. Por hora não tenho fotos, mas vou tentar descrever o que eu fiz e amanhã tiro fotos da estaca pra postar aqui.
Bem, eu fiz a estaca usando a técnica do Geraldo Inôcencio da estufinha com garrafa pet... obtive o galho mais ou menos por volta do meio de outubro/2010, deixando o mesmo de um dia pro outro num recipiente com solução de tiamina, usei como substrato areia grossa de construção, e finalmente plantei a estaca nesse substrato na estufinha.
Mais ou menos um mês depois que eu fiz isso que descrevi, eu tive que replantá-la, pois ela apresentou principio de apodrecimento na base da estaca (acabei constatando que foi por excesso de regas). Observei nessa parte da estaca que eu retirei que havia uma série de protuberancias esbranquiçadas (O que acham, será que eram as raízem saindo?). Acabei por retirar essa parte apodrecida e replantei, refazendo todo o conjunto. Isso foi mais ou menos em meados de novembro. Desde então, ela apresentou algumas brotações, que permanecem verdes.
Desde esta última intervenção, passaram-se mais ou menos uns 40 dias. O que os amigos acham, será que ela soltou raízes? Ou será que essa brotação que ela soltou é só decorrente das reservas da estaca?
Bem, é isso.
Desde já agradeço qualquer ajuda.
Abraços, Pedro. |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 1:52 pm Assunto: |
|
|
Pedro, se elas estão no chão, reforça os cuidados com a rega neste verão.
Eu não faria mais nada até a primavera.
Se estão verdes e emitindo brotos não devem estar mortas, mas eu também não removeria elas do chão pra ver.
Estufa pet sempre funciona. Já vi estacas de camboim enraizarem com esta técnica.
Acho que agora é paciência... o que é mais difícil! Hehehe!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Pedro E M. P. Almeida
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 8:04 pm Assunto: |
|
|
Opa, Renato!
A estaca tá na garrafinha pet mesmo, não é no chão não. E sim, ela tá verdinha ainda, com folhas (aparentemente meio fraquinhas), e com vários novos brotinhos saindo.
Com relação a rega, por ela estar na estufinha não preciso regar tanto, o que vc acha? Fico com medo de apodrecer de novo. Por outro lado, aqui no Rio tá fazendo um calor de rachar, literalmente, rsrsrs, nos últimos dias chegou perto dos 40° Daí, acho que mesmo na estufa ela deve dar uma secadinha no substrato, o que acha?
Bom, vou seguir seu conselho, vou esperar mais tempo pra ver o que vai ser, ou seja, paciência! hehehe
Valeu mesmo a ajuda, abração! |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 8:34 am Assunto: |
|
|
Eu estou molhando as minhas estufas pet, vez sim, vez não, ou seja, no intervalo entre uma molhada e outra do meu viveiro.
Acho que é o bastante!
Concordo contigo quando diz que podem apodrecer com o excesso de água.
Quanto a esperar... esperaria bem mais mesmo. Sem medo...
Se morrerem, não será o primeiro nem o último. Hehehe! Nem esquenta que faz parte...
Eu perdi na primavera mais de 300 estacas de ulmus cortadas de uma árvore mãe que tenho plantada no chão. Tinha mais de 2 metros de comprimento e transformei tudo em estacas. Coloquei no enraizante por algumas horas, plantei num substrato com bastante areia e alguma terra preta. Sombra e água fresca.
Até agora não sei o que fiz de errado...
Abração. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
G-R
|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 12:28 pm Assunto: |
|
|
Vejam bem: não sou tão experiente, não verdade não tenho quase experiência nenhuma com a arte do bonsai, sou apenas mais um iniciando.
Contudo, resolvi fazer duas estaquias, um de Ficus e outra de Caliandra, e posso contar-lhes o que ocorreu:
Fiz exatamente o que o nobre colega Pedro fez, Tiamina + estufa. Só que fiquei regando as estaquias, pouco, exatamente igual também, tipo duas dias não para um sim. Resultado: o Ficus pegou, mas dizem que esse pega de toda forma, é uma planta mais fácil de pegar. Por outro lado, a Caliandra morreu quando eu tirei a estufa, as folhas secaram e os galhos forma secando também. Aguardei mais um tempo e percebi que não tinha mais jeito. Então retirei da areia e vi que a parte que estava coberta estava apodrecendo.
Acho o seguinte: em razão da estaquia se encontrar na estufa não há necessidade de rega, a estufa deve servir exatamente para isso, mesmo nos dias mais quentes a própria umidade da estufa resolve o problema. Quando vc fala em "protuberancias esbranquiçadas" acho que era a estaquia apodrecendo, por excesso de rega.
Então, acho que vc não deva mais regar tanto a estáquia, aguarda os novos brotos brotarem pra valer e vai observando se a areia encontra-se de fato muito seca.
DE QQ FORMA AGUARDA OS MAIS EXPERIENTES FALAREM ALGO.
Descupem o tamanho do texto, mas espero ter ajudado.
Criei um tórico com minhas estaquias: sou principiante - estaquias: ficus e caliandra.
Sim, vou tentar novamente a Caliandra, dessa vez com menos regas!!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 13, 2011 7:07 pm Assunto: bonsai |
|
|
Na verdade, o que compromente a estaca não é a rega em si, mas a retirada da planta do que chamam de estufa. Ao ser exposta ao tempo, a planta recebe uma carga muito grande de material a que não está habituada, vez que o cultivo em local fechado (como estufa, por menor ou mais simples que seja), é justamente para evitar que a planta sofra qualquer intervenção climatica, até que vingue.
Geralmente, é preciso fazer o que chamamos de aclimatação: retira-se a cobertura da estufa gradativamente, expondo a planta aos poucos. Da mesma forma, não se deve por exemplo comprar plantas em viveiros em que elas sejam cultivadas embaixo de sombrite e, ao chegar em casa, reenvasar, trocando o substrato e expondo a planta diretamente ao clima aberto.
Quanto a rega: ela deve ser gradativa e sempre para manter a umidade, mas sem exageros. Não se deve encharcar. Ao notar que o substrato está umido, usando para isso a ponta do dedo, não há necessidade de efetuar nova rega. Mas ao perceber que está seco, mesmo afundando o dedo até o meio do substrato, então é necessário regar, mas o mínimo, apenas umidificando o local. Afinal, não é a agua quem irá promover a brotação.
Como o hormonio usado, o substrato e a agua são componentes que, somados com as auxinas existentes na estaca, irão promover, gradativamente, sua brotação. Tudo isso porem deve ser em proporções razoáveis, sem exageros, pois qualquer alteração irá desencadear a perda do material.
Uma estaca germinada, com brotações novas, não implica necessariamente na retirada do local em que está vicejando com sua mudança para outro local diverso, inclusive mudando o substrato. É melhor aguardar por vezes um ano ou mais até, ante de efetuar qualquer alteração, pois somente depois de transcorrido esse prazo é que poderemos estar certos que a planta emitiu raizes suficientes para sua sobrevida, com nossas intervenções em curso.
Deve-se ter isso em mente. Eu faço estacas com uma infinidade de materiais, como caliandras, piracantas, acer burgerianum, celtis, junipero, ulmus, zelkova, serissa, resedá, etc, e sempre consegui retirar com sucesso esse material, justamente por que soube ter paciência e aguardar o momento certo para retirar e plantar individualmente a muda. E mesmo depois disso feito, ainda tive que aguardar mais um tanto, antes de expor a planta diretamente ao sol, a chuva e ao vento.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro E M. P. Almeida
|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 2:53 am Assunto: |
|
|
Renato: Pois é, rapaz, vou continuar com esse cuidado nas regas. E como o tempo por aqui deu uma mudada (a temperatura baixou e tem chovido, ou seja, umidade mais alta) vou dar um intervalo maior nas regas.
E vou fazer como vc sugeriu, vou deixar a estaca lá até a primavera, no minímo, ou talvez deixe ela por um ano, como o amigo nickfury observou.
É, eu já perdi estacas também... mais ou menos na mesma época que eu fiz essa estaca do tópico, eu fiz mais algumas, a partir de galhinhos verdes apicais, com dois nós apenas. Eu tinha lido num artigo que esse tipo de estacas pegariam muito mais facilmente que estacas já lignificadas (com consistencia de lenho), mas todas morreram, acho que não fiz na época certa, não sei... enfim, como vc disse, é assim mesmo, faz parte do processo.
G-R: Acho que vc tem razão ao dizer que pelo fato da estaca estar na estufinha ela quase não necessite de rega, mas ao mesmo tempo o fato de estar na estufa não impede que a água no seu interior evapore de algum jeito, afinal ela pode evaporar até pelos orifícios de drenagem... de qualquer forma, acho que o melhor é observar, e fazer como o nick disse, afundar o dedo na areia da estufa pra ver se está úmida ou não. As protuberancias que eu falei eu não tenho muita certeza do que eram, eu imaginei que fossem as raízes saindo, mas se for pensar talvez não, já que tinha muito pouco tempo de plantada a estaca. De qualquer forma, obrigado pela opinião.
E nickfury, obrigado por mais uma aula! Daqui em diante vou esperar bastante até retirar minhas estacas do substrato.
É isso, um abraço e obrigado a todos. |
|
|
 |
Pedro E M. P. Almeida
|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 10:48 am Assunto: |
|
|
Olá de novo, amigos. Aí vão algumas fotos da estaca... ela está com um pouco mais de brotações do que antes, apesar de algumas folhas estarem um pouco queimadas. Eu reparei que ela aparentemente passou a soltar mais brotações (e mais vigorosas) quando eu botei ela pra pegar um pouco do sol da manhã (isso a algumas semanas). Será que estou certo? Gostaria da opinião dos colegas.
Desde já agradeço.
Abraços, Pedro.
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|