|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
thiago
|
Enviada: Seg Nov 08, 2004 1:16 am Assunto: menos um????(lingutrinho rachado) |
|
|
bem, minha primeira postagem aqui!!!
vamos la, tenho um lingustro de 3 cm d diâmetro e 40 d altura num vaso de 20 cm e a cerca de um mês e meio reolvi rachar o tronco dele, bem eu rachei( passei a chama d uma vela e depois própoles na ferida... a única coisa natural e antimicrobiana q tinha em casa... ) o tronco e no dia, ao menos 40 % de suas folhas cairam com a chaqualhada q ela teve q tomar e depois disso ,com o passar dos dias, as folhas foram caindo... caindo... caindo até ela ficar pelada, tem uns 20 dias q ela está sem nenhuma folha ou broto!
será q isso foi apenas o estresse ou ela sentiu mesmo e está morrendo(ou já morta )??????????
ouvi falar q dá até pra se passar cola de madeira nas ferias pra proteje-las... funciona??
obrigado,
Thiago _________________ sou paisagista, se vc quiser um belo jardim em qualquer estilo(inclusive japonês, chinês...) é só entrar em contato!!!! |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Seg Nov 08, 2004 1:04 pm Assunto: |
|
|
Olá Thiago, como vai?
Qual o procedimento que você usou para fazer esse trabalho?
Você transplantou para outro vaso?
Podou raízes tb?
Consegue colocar uma foto, acho que pela foto os colegas podem ajudar com mais segurança...
Minha experiência com essa espécie é muito pequena. No momento só me restou 1 vivo. Acho que eles não gostam do clima seco daqui...
Abraços _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
thiago
|
Enviada: Seg Nov 08, 2004 4:52 pm Assunto: |
|
|
o racho q fiz, destacando pro lando um tronco de tamanho razoável, para a planta,foi feito, inicialmente, com uma faca(s/ dentes) e bem afiada e depois, com uma chve d fenda, fiz uma alavanca! o racho vai do início das divisões dos galhos da copa até uns 2 cm do início das raízes... no dia fiz uma podinha de leve na copa, mas nas raízes não foram trabalhadas... infelizmente não não tenho máq. digital, então não dá pra por fotos... _________________ sou paisagista, se vc quiser um belo jardim em qualquer estilo(inclusive japonês, chinês...) é só entrar em contato!!!! |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Seg Nov 08, 2004 6:48 pm Assunto: |
|
|
Olá Thiago, como vai?
Pois é, a planta deve ter sentido bastante...
As que eu tinha eram muito sensíveis... uma pequena mudança de local ou de temperatura e elas não colocavam um broto sequer...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Nov 09, 2004 7:00 am Assunto: Re: menos um????(lingutrinho rachado) |
|
|
Oi Thiago, tudo bem?
Voce não replantou nem podou raízes.... Talvez voce tenha feito muita força de cima para baixo com a faca e afetado as raízes...é uma hipótese...
O ligustrum é um planta bem resistente, aguenta bem podas de raízes e replantios. Mas para perder todas as folhas como voce relata, voce deve ter "forçado a barra" da bichinha !!!
Por que voce passou chama de vela nela? Desinfetar?... Eu nunca ouvi falar deste procedimento e nunca fiz isso. Voce nao exagerou na vela né?
Dependendo do própolis, é preciso cuidado porque as soluções de própolis são em base alcoólica, talvez em concentração alta para as plantas.
Por fim, cola de madeira eu não indicaria...não faria isso...
Eu deixaria a planta sossegada algum tempo, em local de insolação suave (não sombra), sem adubar por 40 dias.
O ligustrum, depois de desfolhado demora mesmo as vezes mais de um mes para novas brotações.
Além disso ele tem um enraizamento vigoroso e, caso voce tenha afetado raízes, logo elas se recuperam.
Quanto a vela que voce usou, acende um pouco prá ajudar a plantinha !!! mas não encosta nela!!!... (brincadeira!!!)
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Nov 09, 2004 6:36 pm Assunto: |
|
|
Olá Thiago ,
Citação:
"a cerca de um mês e meio resolvi rachar o tronco dele, bem eu rachei"
Não conseguimos visualizar a extensão do corte "seria interessante"
A meu ver penso que o problema se deve ao facto de ser uma tarefa demasiado profunda, não se trata de um "Shari" ou mesmo um "Jin", foi um corte em dois e se calhar com estas duas tarefas incluidas.
Normalmente quando vemos esse tipo de intervenção um dos cuidados que se tem, é o envolvimento do ramos com rafia, para poder aramar e trabalhar mais á vontade,
Quando se tapa uma ferida numa árvore não é para sarar própriamente dito, dado que a arvore não reaje a uma ferida como nós.
Ela não tem capacidade de reparar tecidos danificados, pacientemente limita-se a criar uma nova camada, todos os anos até a ferida estar totalmente coberta.
O tempo deste processo depende do tamanho e natureza da ferida e da grossura relativada a cada novo anel anual.
O motivo pela qual se tapa a ferida é para evitar uma entrada de acesso a pragas e conservar o mais importante a "humidade" que ela necessita, tanto para a sua sobrevivência como para ajudar a evitar a contração dos tecidos envolventes.
Citação:
"( passei a chama de uma vela e depois própoles na ferida... a única coisa natural e antimicrobiana q tinha em casa... )"
Charles, pelo que já li em várias revistas da especialidade, o passar com a chama da vela, ou até mesmo de um pequeno maçarico é para dar uma impressão de envelheçimento.
Quanto á propoles, desconheço do que se trata , mas se for como refere o Charles, penso que terá ajudado a agravar o problema.
Uma coisa "antimicrobiana" que tem em casa mais á mão, á partida será pasta dos dentes.
Ou se possivel, use o vulgar barro sintetico moldavél para crianças, misturado com um pouco de azeite para impedir que enrijeça.
As melhoras e se puder coloque umas fotos.
Cptos,
Castro |
|
|
 |
thiago
|
Enviada: Qua Nov 10, 2004 12:28 am Assunto: |
|
|
obrigado a todos pela a atenção!
vou tentar explicar pq eu fiz as coisas q fiz ( parece desculpas d bandido... )
meu espírito empreendedor e "inovador" de faer experiências vem da minha formação, biólogo!
bem, o fogo eu passei para matar e secar a região exposta, se a área está morta e seca nenhum funguinho ou bactéria vai querer saber daquilo! o própolis de abelha é uma substância é um tipo de cera q as abelhas produzem e passam nos casulos das colméias pra evitar q as larvas se contaminem, é charles, o solvente q usam no própolis é o álcool, mas não acho q o álcool tenha causado grandes problemas pq eu passei só um pouquinho e ele deve ter evaporado rapidinho...
mas fico com vc, charles, no lance das raízes... tive mesmo q dar umas marteladinhas pra começar o racho... as raízes podem ter sentido, já q a parte mais importante e sensível das plantas são os pelos responsáveis pela absorção da água & cia...
bem, a terra tá úmida e ele está numa área externa sem sol direto... tomara q ele brote... achei q o resultado foi interessante...
a cola de madeira q eu falei eu ouvi da boca de um famoso mestre bonsaista q eu nunca ouvi falar, ouvi isso dele na exposição de bonsai q teve aqui no jardim botânico de são paulo, ele era um dos japoneses q ficam fazendo uns bonsais e tirando dúvidas do pessoal... um d barba...
já falei d mais!
tchau pessoal!!! _________________ sou paisagista, se vc quiser um belo jardim em qualquer estilo(inclusive japonês, chinês...) é só entrar em contato!!!! |
|
|
 |
thiago
|
Enviada: Qua Nov 10, 2004 12:38 am Assunto: |
|
|
a, e se alguém leu aí em baixo.... o paisagista vem do curso d paisagismo q faço no senac... com bonsai eu sou autodidata mesmo... tentativa e erros(muitos)... foi no botânico q vi pela primeira vez um japonês(tinha q ser) podando as raizes, pondo no vaso, podando e aramando um bonsai, ou futuro bonsai... tenho um amigo q já tentou manter uns bonsais q diz q a coisa mais importante pra se ter êxito, é ter olho puxado... hehehe alguém aí tem? _________________ sou paisagista, se vc quiser um belo jardim em qualquer estilo(inclusive japonês, chinês...) é só entrar em contato!!!! |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Nov 10, 2004 8:38 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal... tudo bem?
Castro, de fato usar vela ou maçarico para "envelhecer" jins é uma prática usual.
Apenas nunca vi antes sua aplicação como bactericida ou finalidades ligadas à fitossanidade (palavra muito usada em Portugal !! )
E pelo fato do Thiago ter feito um corte vertical abrindo o tronco em 2, pensei que o uso da chama afetaria também outras partes da planta além do local exposto, podendo prejudicá-la.
Mudando um pouco de assunto... via as fotos da exposição de bonsai em Leiria.... muito muito bonito.... Parabéns aos colegas Portugueses...
Thiago....
Voce esteve no J.Botanico no ultimo final de semana?
De fato, "olhos puxados" é o que não faltava, todos muito competentes e atenciosos....
Mas tinha também um punhado de feras "olhos redondos", mostrando que bonsai é uma arte cada vez mais globalizada...
Enfim... "olhos puxados" era uma unanimidade nos primóridos do bonsai. Hoje, felizmente, esta arte vai bem também no Ocidente...
Sorte nossa né????
Abraços,
Charles |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|