FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Morangos.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
tiogabra
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 12, 2005 8:47 am    Assunto: Morangos. Responder com citação

Pessoal.
enquanto espero minhas plantas se desenvolvendo plantei uns morangos,ja tem alguns bem legais.

"Que a Paz esteja com vocês"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
tiogabra
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 16, 2005 12:14 pm    Assunto: Re: Morangos/ajuda com Jabuti Responder com citação

tiogabra escreveu:
Pessoal.
enquanto espero minhas plantas se desenvolvendo plantei uns morangos,ja tem alguns bem legais.

Pessoal.
Foi brindadeira os morangos, observem ao lado tem uma Jabuticaba ( tem um tipo de abelha ou vespa, que corta pedaços de folhas e leva embora.Podem me ajudar? Question

Ivo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 07, 2005 6:43 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Tiogabra,
Também tenho eventualmente problemas com estas vespas que cortam pedaços redondos das folhas para fazer suas casas de papel. Acabaram com a folhagem de um Acer saccharinum, de um Quercus coccinea e de um Quercus robur. Danificaram um pouco menos outras espécies. Não sei de onde elas vêm, pois o ninho não é tão próximo. Acho que a solução definitiva seria destruir o ninho, mas, por outro lado, acho isso também bastante antiecológico. Mas acho que, sem querer, encontrei a solução: todo começo de dezembro, eu cubro minhas árvores de clima mais temperado com um sombrite que corta 30% do sol, que fica durante todo o período mais quente do verão, só retirando em março, para aproveitar o sol de outono que causa aquelas cores bonitas. Pois bem, ao cobrir as plantas, os ataques acabaram. Não sei se destruiram o vespeiro em outro lugar ou se foi a cobertura de sombrite que as inibiu, pois em outros anos o ataque, embora reduzido, não parou por completo após o sombrite. Mas vale a pena tentar. Caso o ataque seja muito intenso, pode valer a pena fazer um viveiro com tela plástica de malha maior ao redor de toda a coleção.
Um abraço,
Ivo
tiogabra
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 07, 2005 11:43 am    Assunto: Responder com citação

Ivo escreveu:
Amigo Tiogabra,
Também tenho eventualmente problemas com estas vespas que cortam pedaços redondos das folhas para fazer suas casas de papel. Acabaram com a folhagem de um Acer saccharinum, de um Quercus coccinea e de um Quercus robur. Danificaram um pouco menos outras espécies. Não sei de onde elas vêm, pois o ninho não é tão próximo. Acho que a solução definitiva seria destruir o ninho, mas, por outro lado, acho isso também bastante antiecológico. Mas acho que, sem querer, encontrei a solução: todo começo de dezembro, eu cubro minhas árvores de clima mais temperado com um sombrite que corta 30% do sol, que fica durante todo o período mais quente do verão, só retirando em março, para aproveitar o sol de outono que causa aquelas cores bonitas. Pois bem, ao cobrir as plantas, os ataques acabaram. Não sei se destruiram o vespeiro em outro lugar ou se foi a cobertura de sombrite que as inibiu, pois em outros anos o ataque, embora reduzido, não parou por completo após o sombrite. Mas vale a pena tentar. Caso o ataque seja muito intenso, pode valer a pena fazer um viveiro com tela plástica de malha maior ao redor de toda a coleção.
Um abraço,
Ivo

Ivo.

|Vou ver se faço esta proteção, parece que e o unico jeito.Vamos a luta, ate gosto de abelhas, mas desta vez elas vão ter que procurar folhas em outra parte.
Abraço.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: