|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
tiogabra 1.o PASSO

Registrado: 08/10/05 Mensagens: 153 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2005 8:47 am Assunto: Morangos. |
|
|
Pessoal.
enquanto espero minhas plantas se desenvolvendo plantei uns morangos,ja tem alguns bem legais.
 _________________ A vida e um constante aprendizado, nunca e tarde para aprender mais.
"Que a Paz esteja com vocês" |
|
|
 |
tiogabra 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 16, 2005 12:14 pm Assunto: Re: Morangos/ajuda com Jabuti |
|
|
tiogabra escreveu: | Pessoal.
enquanto espero minhas plantas se desenvolvendo plantei uns morangos,ja tem alguns bem legais.
 |
Pessoal.
Foi brindadeira os morangos, observem ao lado tem uma Jabuticaba ( tem um tipo de abelha ou vespa, que corta pedaços de folhas e leva embora.Podem me ajudar?  _________________ A vida e um constante aprendizado, nunca e tarde para aprender mais.
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Qua Dez 07, 2005 6:43 am Assunto: |
|
|
Amigo Tiogabra,
Também tenho eventualmente problemas com estas vespas que cortam pedaços redondos das folhas para fazer suas casas de papel. Acabaram com a folhagem de um Acer saccharinum, de um Quercus coccinea e de um Quercus robur. Danificaram um pouco menos outras espécies. Não sei de onde elas vêm, pois o ninho não é tão próximo. Acho que a solução definitiva seria destruir o ninho, mas, por outro lado, acho isso também bastante antiecológico. Mas acho que, sem querer, encontrei a solução: todo começo de dezembro, eu cubro minhas árvores de clima mais temperado com um sombrite que corta 30% do sol, que fica durante todo o período mais quente do verão, só retirando em março, para aproveitar o sol de outono que causa aquelas cores bonitas. Pois bem, ao cobrir as plantas, os ataques acabaram. Não sei se destruiram o vespeiro em outro lugar ou se foi a cobertura de sombrite que as inibiu, pois em outros anos o ataque, embora reduzido, não parou por completo após o sombrite. Mas vale a pena tentar. Caso o ataque seja muito intenso, pode valer a pena fazer um viveiro com tela plástica de malha maior ao redor de toda a coleção.
Um abraço,
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
tiogabra 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 07, 2005 11:43 am Assunto: |
|
|
Ivo escreveu: | Amigo Tiogabra,
Também tenho eventualmente problemas com estas vespas que cortam pedaços redondos das folhas para fazer suas casas de papel. Acabaram com a folhagem de um Acer saccharinum, de um Quercus coccinea e de um Quercus robur. Danificaram um pouco menos outras espécies. Não sei de onde elas vêm, pois o ninho não é tão próximo. Acho que a solução definitiva seria destruir o ninho, mas, por outro lado, acho isso também bastante antiecológico. Mas acho que, sem querer, encontrei a solução: todo começo de dezembro, eu cubro minhas árvores de clima mais temperado com um sombrite que corta 30% do sol, que fica durante todo o período mais quente do verão, só retirando em março, para aproveitar o sol de outono que causa aquelas cores bonitas. Pois bem, ao cobrir as plantas, os ataques acabaram. Não sei se destruiram o vespeiro em outro lugar ou se foi a cobertura de sombrite que as inibiu, pois em outros anos o ataque, embora reduzido, não parou por completo após o sombrite. Mas vale a pena tentar. Caso o ataque seja muito intenso, pode valer a pena fazer um viveiro com tela plástica de malha maior ao redor de toda a coleção.
Um abraço,
Ivo |
Ivo.
|Vou ver se faço esta proteção, parece que e o unico jeito.Vamos a luta, ate gosto de abelhas, mas desta vez elas vão ter que procurar folhas em outra parte.
Abraço. _________________ A vida e um constante aprendizado, nunca e tarde para aprender mais.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|