|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Dez 23, 2012 10:49 pm Assunto: Coleção de jacarés - só limpeza |
|
|
Olá amigos...
Passando em um viveiro vi meio num canto, uma série de jacarés, em vasos de mausai, muito judiados, alguns mais secos do que vivos. Maltratados pela falta de sol, amontoados, e pla falta de água. Pedi um desconto e levei 5 para casa. É que vi que por baixo deste mundo de coisa morta existia coisa razoável.
Vejam o estado em que estavam:
Após a limpeza deu para ver que temos bom material para trabalho, vejam como ficou depois de umas dus horas selecionando o que saia e o que ficava, ou melhor, o que estava vivo e o que estava morto:
Bom, a idéia é recuperar estas brotações mais curtas a fim de poder fazer uma estilização mais compacata no futuro, sem a necessidade de muito guro-guro... mas também se der na vontade e tiver tempo, alguma coisa poderá ser feita logo. outra hipótese é fazedr uma aramação forte e de muita torção e colocar estas plantas no chão para crescer e engordar tronco, estilizando bem mais adiante.. bom ainda não decidi o que fazer, e vai depender de meu tempo disponível. Tenho mais 3 destes aí que já havia pego em outra ocasião e que já estão com a bortação interna se recuperando...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 23, 2012 11:08 pm Assunto: |
|
|
Realmente são plantas bem legais, com potencial para lindos exemplares!
Gostaria só de uma informação:
- No caso de restabelecimento vital da planta, quais são os procedimentos?
(peço para considerar, também, a região que eu moro, que no caso, é o Nordeste)
Fico grato pela atenção desde já!
Abraços |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Dez 23, 2012 11:30 pm Assunto: |
|
|
Aguiar, basicamente os jacarés chegam a este ponto por falta de incidência de sol na folhagem. E claro, por desidratação também. Então para recuperar estas plantas tem que ser colocadas a pleno sol para que a luminosidade penetre em todas as partes da planta, revitalizando assim. Lógico que uma adubação vai bem e acelera o processo, bem como a rega na medida certa. Também não pdoe ficar enchardado. Mas em todas as coníferas tem que se ter cuidado mesmo é com a insolação, muita luz para que a folhagem fique sadia. A parte que ficar na sombra morre sempre...
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 23, 2012 11:42 pm Assunto: |
|
|
Mesmo na região Nordeste, ela suporta o "nosso Sol" ?
Tenho essas dúvidas porque acredito que tenha diferenças que surtam efeitos substanciais na vida do vegetal. Eu tinha algumas jabuticabas e deixei elas no sol pleno, mas elas não suportaram e morreram. Havia a rega normal, adubação normal, etc., da mesma forma que fazia outras plantas, e infelizmente perdi, o que pude constatar é que poderia ser o sol...
peço desculpas por tirar essas dúvidas em seu post, mas acredito que possa ajudar outros amigos que também estejam iniciando como eu!
agradeço mais uma vez a atenção. |
|
|
 |
croconow
Registrado: 26/07/10 Idade: 26 Mensagens: 86 Localização: Itabuna-BA
|
Enviada: Seg Dez 24, 2012 2:29 am Assunto: |
|
|
Parabéns, que bom que as plantas foram para mãos corretas
E também sou do nordeste, e gostaria de saber se borrifando as folhas das plantas eu estarei ajudando, sempre tive esta duvida...
Aguiar, sinceramente eu nunca deixei a planta em pleno sol, eu regulo elas (não tenho muitos exemplares, então fica facil), dou um banho de sol e depois troco de lugar, mas nem sempre vai ter tempo para isso, então o melhor é tentar readaptar a planta. |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Dez 24, 2012 2:57 pm Assunto: |
|
|
Elio , bom trabalho , eu particularmente não gosto muito destas tuias , elas apodrecem muito no interior dos galhos onde não pegam sol, mas vale o desafio , Parabens.
abraços e Feliz Natal
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Dez 24, 2012 3:46 pm Assunto: |
|
|
Creio que eles deveriam ter vergonha de vende-las, eles deveriam lhe doar pois certamente morreriam se voce nao as comprasse, mas enfim parece que irao se recuperar bem, talvez um vaso maior e um falso transplante daqui a algum tempo melhore essa recuperaçao, mas como disse o Irmao estao agora em boas maos, sucesso Irmao Elio Luis.... Abraços!!! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 31, 2012 10:18 am Assunto: |
|
|
Amigos, como disse acima o grande lance destas plantas se manterem saudáveis é o pleno sol. Mesmo no nordeste elas devem ficar num local em que bate sol o dia todo. Isso não significa que não possa ser usado um sombrite. Creio que para o caso seria um sombrite abaixo de 50%, ou seja que passe no mínimo ou mais de 50% de claridade. Mas no sul, o negócio é sol pleno mesmo. Joel, de fato se tiver parte da planta em que não entrar sol elas acabam secando por dentro tomando um aspecto feio. Por isso tem que se fazer uma estilização com os ramos distribuídos de forma que pegue sol em TODA a planta. Wellington, de fato na maioria das vezes o problema é que mesmo o pessoal do ramo de floricultura tem dificuldade em saber lidar com certos tipos de plantas e como não conseguem ficar regando o tempo todo, colocam num local sombreado a fim de "proteger" a planta dda falta de água. Resultado: acabam matando por falta de sol!!!!
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Dez 31, 2012 6:42 pm Assunto: |
|
|
Complementando o que meu xará disse, no caso das coníferas em geral, elas apreciam muito o sol, mas não o calor. São plantas que precisam de períodos de frio. Essa é a razão pela qual as coníferas não se dão bem no nordeste.
O sombrite é uma solução paliativa.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 10:44 am Assunto: |
|
|
É irmao Elio luis eu ja desconfiava disso, é como um jardineiro que tem lá no trabalho eu achava que ele sabia muito afinal é um jardineiro, mas depois de um tempo conversando com o ele notei que o pouco que ele sabia nao batia muito com a verdade, resumindo resolvi buscar informação em outras fontes...Abraço! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|