|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
felipe novachinski
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 10:33 pm Assunto: Bonsai com "Chorãozinho" |
|
|
Minha mãe me deu essa ideia esses dias e eu fiquei pensando.... Será que rola um bosai com chorãozinho?
Moderação, eu errei a sala. Era pra mim fazer esse tópico na sala ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI. Movam por favor. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 10:37 pm Assunto: |
|
|
Estou com a mesma dúvida... Quais espécies se viram bem com o estilo "chorão" ? Estou me coçando de vontade de fazer uma planta assim...
E também, aquele tal de Salgueiro Chorão, dá para fazer bonsai com ele? Se der, seria "fácil" ou ele tem muitos obstáculos?
Ah! E também, se der para fazer bonsai com o Salgueiro Chorão, será que ele pega bem por estaquia???
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Sex Jan 21, 2011 8:45 am Assunto: |
|
|
Pedro, eu já vi um estilo "chorão" com o fícus pumila, ou o famoso unha-de-gato, aquela trepadeira de muros e paredes.
Ficou bem legal!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 21, 2011 9:15 am Assunto: bonsai |
|
|
Os japoneses chamam o estilo chorão de SHIDARE. O estilo Shidare, que significa ramos pendentes, é muito interessante e em algumas variedades de plantas fica bem natural. O nobre amigo Sergivaldo Costa, da Associação Nordestina de Bonsai, cultiva uma Caliandra spinosa nesse estilo. Vejam a planta dele, toda florida:
Algumas espécies não ficam tão bem nesse estilo, como pinheiro e junipero, mas outras ficam. Eu tive certa vez uma serissa, formatada como chorão/shidare, que vendi há alguns anos. O salgueiro, embora cresça normalmente assim, não é muito fácil de ser convertido em bonsai, ainda que muitos tenham tentado isso.
Á planta ideal, na minha modesta opinião, é a que tem folhas pequenas, miudas, como serissa, piracanta, caliandra, ulmus, leucena, mini cereja, etc. As de folhas médias para grandes, porém, ainda que se possa ser tentado formatar esse estilo com elas, não fica muito interessante. O melhor ficus não é o pumila, mas sim o nerifolia, que tem as folhas longas e finas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 21, 2011 2:06 pm Assunto: |
|
|
Eu já vi muitos trabalhos realizados com caliandra, principalmente a vermelha e a branca, acho que porque seus brotos tentem a crescer bastante para os lados, ficando bem compridos, aí então é só aramar para baixo.
Vou tentar realizar uma estaquia de salgueiro chorão, só para brincar.
Mas também vou correr atrás das caliandras, preferencialmente aquelas que não foram podadas.
|
|
 |
felipe novachinski
|
Enviada: Sex Jan 21, 2011 6:17 pm Assunto: |
|
|
rsrsrsrsrs Eu nem sabia que existia um estilo chamado "chorão" rsrsrsrsrsrs
Eu quis dizer aquela árvore que se chama Chorão. Acho que o nome científico dela é Salix babylonica. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 8:44 am Assunto: bonsai |
|
|
A variedade Salix Babylonica é muito cultivada justamente por ser um shidare natural, ou como diz o nobre colega, um Chorão:
As folhas e galhos dessa espécie caem naturalmente, sem precisar de intervenções via aramação, inclusive:
Outra variedade, porém, apresenta as folhas retorcidas, e um tronco mais bonito, por causa da formação na casca:
Um bonsai dessa espécie, porém, precisa ter uma boa altura, algo entre 80cm a 1m, para poder ficar o mais natural possível, vez que seus galhos pendentes costumam alongar-se muito:
Nesse caso, então, é preciso usar aramação, com vistas a formar uma estrutura bem definida, antes de se preencher os galhos com folhas:
Uma boa sequencia de trabalho de formação pode ser visualizada nas imagens abaixo:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
felipe novachinski
|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 12:49 pm Assunto: |
|
|
Aê
Esse mesmo!
E ele pega por estacas? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 2:01 pm Assunto: bonsai |
|
|
Pega super bem por estacas. Faça apenas um corte em "V" nas estacas, para facilitar a area de contato e obter um enraizamento otimizado. As melhores estacas devem ter, no máximo, a grossura de uma caneta bic. Deixe as estacas com a ponta a ser plantada imersas em uma solução liquida contendo hormonio enraizante por uns 20 minutos e depois plante, usando apenas areia grossa de rio, sem peneirar. A melhor época é na primavera.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 2:30 pm Assunto: |
|
|
Aeee! Tá pra mim então! Na primavera irei procurar por estacas dessa espécie e, se possível, tentar fazer um experimento com estacs mais grossas.
|
|
 |
felipe novachinski
|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 10:29 pm Assunto: |
|
|
Pedro, aqui em casa tem duas arvores dessas. Se quiser estacas é só mandar uma mp pra negociarmos uma troca  |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 10:58 pm Assunto: |
|
|
Na sua também? Aqui tem um monte! Acho que é uma planta bem popular pois é muito bonita e não exige podas constantes, o que ajuda bastante no trabalho da prefeitura.
Eu agradeço sua oferta Filipe, mas ainda estou tendo que arrumar espaço aqui na minha estante para receber algumas plantas que já pretendo adquirir, então fica meio complicado...
Abraços!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 8:32 am Assunto: bonsai |
|
|
Antes de sair à procura de estacas, é bom frisar que há uma outra variedade, muito parecida com essa, mas que não vai tão bem quanto ela, quando cultivada. As folhas exalam um odor bem forte quando maceradas, o que atrai muitos insetos ávidos pela seiva cheirosa. Isso acaba por prejudicar outras plantas próximas, pois fica dificil combater as pragas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 11:00 pm Assunto: |
|
|
Pelo pouco que sei necessitam de abundância de água, de preferência uma vasilha de água em baixo do vaso, para ela "mamar", mas sem encharcar o solo. Qualquer descuido com a água, ela perde galhos. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 11:17 pm Assunto: |
|
|
Uuu... bom saber disso! Valeu João!
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|