Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
tiogabra 1.o PASSO

Registrado: 08/10/05 Mensagens: 153 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2005 8:56 am Assunto: Pitanga |
|
|
Pessoal.
esta Pitanga, e uma muda que eu plantei, coloquei ela no escorredor, para desenvolver melhor, porem ela ta ficando com umas folhas bem grandes, que faço para diminuir estas folhas. Tem alguma tecnica para isto?
 _________________ A vida e um constante aprendizado, nunca e tarde para aprender mais.
"Que a Paz esteja com vocês" |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2005 12:44 pm Assunto: |
|
|
sua muda é nova não se importe com isso.
pois no momento o importante é crescer.
depois para diminuir a folha vc pode desfolhar,e cuidar o adubo. |
|
|
 |
newtonhissanaga
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2005 7:54 pm Assunto: |
|
|
Essa pitanga é assim mesmo....eu tenho 2 tipos de pitanga uma das folhas "gordas" e das folhas "magras"...essa especie sua tem a folha normalmente mais gordinha...a desfolha ajuda a diminuir, mas vai continuar maiores do que o tipo de folhas "magras".. |
|
|
 |
tiogabra 1.o PASSO

Registrado: 08/10/05 Mensagens: 153 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Dom Nov 13, 2005 9:08 am Assunto: |
|
|
newtonhissanaga escreveu: | Essa pitanga é assim mesmo....eu tenho 2 tipos de pitanga uma das folhas "gordas" e das folhas "magras"...essa especie sua tem a folha normalmente mais gordinha...a desfolha ajuda a diminuir, mas vai continuar maiores do que o tipo de folhas "magras".. |
Foto de outro angulo.
 _________________ A vida e um constante aprendizado, nunca e tarde para aprender mais.
"Que a Paz esteja com vocês" |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Nov 13, 2005 9:48 am Assunto: |
|
|
Oi Tiogabra !!!!!!
As plantas que têm condições de terem folhas menores o fato só acontece devido a desfolha e uma adubação adequada.
É trabalhoso pois desfolhamos e esperamos, aí desfolhamos novamente e desfolhamos.... isto acontecerá inúmeras vezes até conseguirmos o tamanho desejado.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Nov 13, 2005 9:10 pm Assunto: |
|
|
A Angela cantou a pedra...
Importante também é saber que mesmo uma muda jovem e em crescimento, pouca insolação e/ou rega em excesso, contribuem para o aumento de tamanho das folhas... principalmente a baixa insolação. Isso eu vejo por experiência própria. Certas plantas chegam aqui com as folhas bem pequenas, como o Ulmus, e logo na primeira troca de folhas elas já nascem bem maiores.
Já na rega em excesso, vide como exemplo o ficus pumila... em época de muita chuva, compare as folhas antigas com as novas.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Jefferson André Floss
|
Enviada: Qua Nov 16, 2005 1:19 am Assunto: Tamanho das folhas |
|
|
Oi Tiogabra!
Sua muda ainda é jovem. Elimine as folhas grandes demais. As folhas pequenas virão com os anos. Não penso ser o momento certo para você envasar esta planta. Se fosse minha, botava no chão, ou então num vaso bem maior.
Espero em breve mandar umas fotos para que você as comente.
Abraço.
Jefferson André Floss (Buga) _________________ Buga |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Qua Nov 16, 2005 9:45 am Assunto: |
|
|
Concordo (e muito) com o felipe! A quantidade de sol influi diretamente no tamanho das folhas.
É só usar a lógica: as plantas realizam fotossintese pelas folhas. Quanto menor a quantidade de sol, maior o tamanho das folhas.
Apesar de que, a biologia nao é uma ciencia exata... |
|
|
 |
|