Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
amazonida
|
Enviada: Dom Fev 07, 2010 8:27 pm Assunto: osmocote para bonsai |
|
|
Boa noite, gostaria de saber qual o perigo de usar osmocote para bonsai, nao vi nenhuma discussao nesse sentido por aqui. se houver, favor indicar pois gostaria de saber se é perigoso usar esse tipo de adubo ou se devemos usar apenas o organico.
Grato |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Seg Fev 08, 2010 7:38 am Assunto: |
|
|
Amazonida, em 90% das minhas plantas eu uso osmocote, nos 10% restante só não uso porque é mais caro.
A unica questão a ser abordada seria o fator da quantidade de nutrientes elevados em determinados tipos de osmocote, mas em geral sem problema. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
amazonida
|
Enviada: Seg Fev 08, 2010 7:56 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela resposta Rodrigo. voce usa o 10-10-10? cava um buraco e depois tampa ou joga pela superficie do vaso? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 08, 2010 8:35 am Assunto: |
|
|
tenho usado o 15-9-12 com micro nutrientes e o 14-14-14,
cavo um buraco e coloco em media uma colher de cha nos shohins _________________ Rodrigo Dias
 |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Fev 08, 2010 8:40 am Assunto: |
|
|
Amazonida, uma coisa importante é a quantidade de osmocote por vaso. Se colocado em quantidade excessiva, sendo um adubo químico, o excesso pode causar queimaduras nas raízes. Tive este problema por aqui.
Eu uso a seguinte medida:
- vasos pequenos - 1 colherinha (rasa) de cafezinho
- vasos médios - 1 colherinha (rasa) de chá
- vasos grandes - 1 a 2 colheres (rasa) de sopa
- vasos muito grandes - 3 colheres (rasa) de sopa
Tenho colocado em saquinhos sobre o substrato e regularmente os mudo de lugar pois tende a criar um "bolo" de raízes ali. Tenho um amigo que está enterrando ao longo das bordas do vaso para evitar isto.
Sugiro você fazer um teste. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
amazonida
|
Enviada: Seg Fev 08, 2010 8:57 am Assunto: |
|
|
Bom dia, Ricardo e Rodrigo,
Como estou gostando das explicacoes, ai vao mais perguntas entao"
Eu sei que o osmocote é fertilizante de liberacao lenta, mas cavar buracos, colocar nao irá matar a planta por excesso de comida concentrada num so lugar?
Outra, Ricardo, Fazer bolhinos de raize fina na superficie do vaso é bom ou é ruim pra bonsai considerando que as raizes nao podem vir muito pra cima por questao de estética. deveriamos colocar pra baixo os bolinhos?
o osmocote 15-9-12 com micronutrientes é melhor do que o 10-10-10? ou o 14-14-14?
Eu so tenho conseguido comprar 10-10-10. sera que so terei folhas verdes? |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Fev 08, 2010 1:52 pm Assunto: |
|
|
Amazonida, o 10-10-10 vai lhedar flores e frutos também. Quanto as outras concentrações não sei te dizer.
Quanto as raízes, além de feias mesmo e desequilibram o sistema radicular que ficará mais desenvolvido apenas de um lado.
Para enterrar, você deve espalhar ao longo da borda de todo o vaso e vai liberar o adubo da mesma forma que se nos pacotinhos.
No caso dos pacotinhos, ainda os uso para desenvolver determinada área das raízes e até melhorar o nebari fazendo com que uma raiz engrosse mais do que as outras, equilibrando o nebari.
Como eu disse, faça teste antes de aplicar em todas as plantas. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 08, 2010 6:05 pm Assunto: |
|
|
Completando as palavras do Ricardo:
Pergunta:Eu sei que o osmocote é fertilizante de liberacao lenta, mas cavar buracos, colocar nao irá matar a planta por excesso de comida concentrada num so lugar?
Resposta: Como o Ricardo ja disse, isso apenas ira direcionar as raizes para o outro local
Pergunta:Fazer bolhinos de raize fina na superficie do vaso é bom ou é ruim pra bonsai considerando que as raizes nao podem vir muito pra cima por questao de estética. deveriamos colocar pra baixo os bolinhos?
Resposta:Na verdade isso faz diferença na estetica
Pergunta:o osmocote 15-9-12 com micronutrientes é melhor do que o 10-10-10? ou o 14-14-14?
Eu so tenho conseguido comprar 10-10-10. sera que so terei folhas verdes?
Resposta: Essa numeração são os macro nutrientes (NPK), aonde o:
N = Nitrogenio = Crescimento e aumento de folhas
P = Fosforo = Produção de flor e frutos
K = Potassio = Responsavel pelo metabolismo da planta,
Quanto maior a numeração de um desses itens maior sera a atuação na parte indicada, mais N acelera crescimento, mais P estimula a floração...
Os micro nutrientes são elementos que a planta absorve em menor quantidade, mas são tão importante quanto os outros! Muitos micronutrientes ajudam na absorvição dos Macro.
Resumindo, o 15-9-12 + Micro é indicado para plantas em crescimento, se vc usar um osmocote sem micro nutriente precisara usar micro nutriente de outra maneira, o 10-10-10 é um osmocote bem balanceado e muito usado, pode continuar usando ele. _________________ Rodrigo Dias
 |
|
|
 |
amazonida
|
Enviada: Seg Fev 08, 2010 11:15 pm Assunto: |
|
|
Excelente explicacao Rodrigo. Acho que vou para campo testar. Assunto encerrado. Assim que tiver resultados volto a postar, Ä propósito, Voce conhece uma planta chamada ceiba petranda? uma painera de tronco gordo que é boa para bonsai. Um Sr. Chamado Chaddad me deu umas esperancas, so que terei de esperar uns 60 dias por estacas.. buááá
help |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Fev 10, 2010 12:43 pm Assunto: |
|
|
Alem de conhecer sobre adubos .. podas .. desfolhas .. metabolismo .. terá que conhecer a santa paciencia dos bonsaistas ....  |
|
|
 |
amazonida
|
Enviada: Qui Fev 11, 2010 12:40 am Assunto: |
|
|
prometo me esforçar,ok? |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 11, 2010 8:59 am Assunto: |
|
|
Amazonida, entra em contato com o Rogerio Dias, é um amigão daqui do RJ que voltou a morar em Belem _________________ Rodrigo Dias
 |
|
|
 |
amazonida
|
Enviada: Qui Fev 11, 2010 1:03 pm Assunto: |
|
|
ele é bonsaista rodrigo? pode mandar o contato dele entao! voce conseguiu ver as fotos? |
|
|
 |

|
|
|
 |
|