FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com estilização de junipero jacare 40 anos!! HELP!!!!!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 23, 2011 11:32 pm    Assunto: Ajuda com estilização de junipero jacare 40 anos!! HELP!!!!! Responder com citação

Ola , amigos!

Ja venho acompanhando o fórum já algum tempo.,já conheço os trabalhos de varias pessoas ,experiências e já ousado as mesmas com sucesso ! tenho aprendido muito pelo fórum.
Agora com o meu viveiro “organizado “ - o que uma coisa difícil de manter e o que esta acontecendo . Hahaha!! E de 2 anos intensos de mudas, pré bonsais , yamadores e abusos de técnicas sem medo de não ser feliz... vou postar varias fotos de trabalhos e plantas para troca,venda etc.

Hoje pessoa ajudas a vocês para estilizar este junipero , pois estou sem idéia para ele já que estava fixo na minha cabeça fazer uma henkai mas aponta dele quebrou , e não sei mais o que fazer, tudo que penso não fica legal pra mim !!

Soltem a imaginação e técnica .. e postem projetos dos mais variados !! vamos fazer tipo um leilão!! uma idéia e depois quem da maissss !!! .. haha.
Enxertos , shari,podas e aramação radical ..e tudo mais.
Mandem ver!!

Em breve fotos de uma boughanville de 70cm de tronco( sem galhada .so tronco mesmo!!) e 1,20cm de altura Já deixo meu agradecimentos a todos e mãos a obra!!

Gustavo Ribeiro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 23, 2011 11:45 pm    Assunto: Responder com citação

impolgante seu post brother!

VOU DAR MEU LANCE INTAUM!

rs

que tal replanta-la em outro angulo que possibilite um kengay, chapa rafia no tronco isola com fita isolante de alta fusão e traciona usando o proprio tronco pra puxar um pouco mais pra baixo o tronco principal... com o 1º galho que passara a ser o apce idem, rafia, fita isolante de alta fusaõ e arames de grosso calibre pra puxar trazer levar e assim fazer um apice retorcido e interessante!

qq coisa posso fazer um rabisco aqui, mas aviso logo que sou pessimo com feramentas de manipulaçao de imagens!

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 24, 2011 8:17 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Gustavo, a idéia do Filipe é interessante e colocar ela em prática não tem dificuldade nenhuma. O arame ideal para essa espécie é o de cobre, por ser mais duro e permitir mais movimentação sinuosa no tronco e nos galhos, podendo ser mantido no lugar por mais tempo, uns dois anos no minimo, para a planta ficar bem educada mesmo. Very Happy

Como salientou o nobre colega Filipe, antes de aramar, porém, é preciso proteger a casca da planta, aplicando nela uma fita de alta pressão, tipo fita isolante, de cor preta. Isso se na tua cidade ou em outro lugar, não tiver o que chamamos de ráfia, que é uma palha fina, que deve ser usada bem molhada em agua gelada e aplicada diretamente sobre a madeira, cobrindo bem e apertando firme, para fixar e poder colocar o arame sobre ela. Esse tipo de material impede que a casca se solte depois de aramada, quando forçar movimento sinuoso no galho ou tronco. Very Happy

O arame de cobre deve ser de fio grosso para o tronco e mais fino nos galhos. Se não for novo, se for fio usado, é melhor fazer uma fogueira no quintal e queimar a quantidade que irá usar antes. Deixe o fogo ficar bem forte, ponha o arame nele até ver sairem chamas verdes e roxas. Retire o arame e mergulhe em agua fria, para temperar. Pronto para o uso, é só fixar na planta, que deverá já estar bem rafiada. Wink

Veja nas imagens abaixo o que pode ser feito com o tronco e galhos, em termos de aramação e modelagem, com uma boa movimentação, bem sinuosa, o que acaba por melhorar tecnicamente a planta como um todo:

Na imagem abaixo, alguns galhos foram convertidos em jin, mas apenas depois que receberam aramação e movimentação bem sinuosa:

Nessa outra foto, observe que foi cravado um prego no tronco, para fixar e amarrar bem o arame, de maneira a manter o galho devidamente no lugar pretendido pelo cultivador:

Esse junipero chines foi estilizado como um han kengai. A finalidade da aramação é fixar novas brotações mais próximas da base do tronco, preenchendo-a de maneira a densificar o resultado final, isto é, mais folhagem em maior quantidade:

Veja o alcance pretendido pelo cultivador que estilizou essa planta na projeção realizada por ele:

No trabalho abaixo, realizado pelo bonsaista mineiro Rock Junior, do Terra Bonsai, ele usou primeiro ráfia, depois uma fita plastica, para só em seguida aplicar o arame de cobre:

[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2010/10/3189_1042394307821_1464483607_30106365_5085425_n.jpg?w=350&h=350[/img]

A título de exemplificação e modelo, veja o lindo junipero procubens (jacaré) estilizado por ele:

http://aidobonsai.wordpress.com/tag/brasil-bonsai/

Nessa outra pagina, um lindo junipero estilizado pelo bonsaista português Mario Eusébio, mostrado no site do forum Luso Bonsai:

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=2834

Veja que há outras possibilidades de trabalho de formação de uma planta, como a sua, além do han kengai ou kengai. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 24, 2011 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Felipe e Nick..

olha ai que esta o problrma maiso o tronco principal nao torce, so se for com um tracionador e mesmo assima acho que vai interronper a seiva.

oque da pra fazer e corte e tracionar com os arames e o parafusos. pra nao haver escapes!
e quanto a os galhos finos, aramalos bem sinuosos como Nick sujerio acho que e a melhor, pois esperara brotação compaquitar .e duro ,alem de sinuoso fica um aspecto muito mas interessante ..

mais ideias!?? Laughing hahah. vamos mexer mais .
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 30, 2011 7:00 pm    Assunto: Responder com citação

e ai pessoal !
nem mais uma ideia ?? fora o henkai!!!? vou bater o martelo !! hahah.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: