FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Macieira - folhas secas na ponta e estagnação do crescimento
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 27, 2011 3:41 pm    Assunto: Macieira - folhas secas na ponta e estagnação do crescimento Responder com citação

Olá, pessoal, uma macieira minha que está em escorredor + mamadeira já está, há um certo tempo, com algumas folhas meio queimadas na ponta... Mas duas delas, as do ápice, não.

Além disso, ela parou de crescer, no momento. Isso é normal da espécie para a época em que estamos?

Segue uma foto:

Desculpem-me a qualidade... ^_^"

Obrigado desde já! Smile

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 28, 2011 7:46 am    Assunto: Responder com citação

Guilherme primeiro vamos falar de substrato..
Os pedriscos sao muito grandes para uma muda de semente.
Pela foto nao parece ter nenhum solo, apenas pedriscos, e isso nao é nada legal
Como se trata de uma mudinha deveria estar em substrato organico, tipo PLANTMAX...
Nao sei porque do escorredor, ja que é uma muda e seu desenvolvimento nao vai ser acelerado antes da formaçao de um bom nebari, somente despois devera ir para o escorredor...........
As folhas estao secando por estarem apenas nos pedrisco que absorvem toda agua e sua mudinha nao consegue se manter "hidratada".
Evite sol direto em mudas em desevolvimento devem ficar em baixo de algum tipo de sombrite......
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 28, 2011 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

^^" Esqueci de citar...
Ela está em terra, sim, mas rodeada de pedriscos.
E há uma micro mamadeira por baixo. ^_^

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2011 1:54 pm    Assunto: Responder com citação

Alguém..? Confused

Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2011 2:20 pm    Assunto: Responder com citação

Não sei se vai te ajudar, mais tenho uma maça anã e ela secou as folhas após uma aplicação de calda sulfo para o combate de pulgões, mais hoje ela já tem brotações bem vigorosas. Meu substrato é bem drenante e uso Fosway + osmocote na adubação.

Abraço Wink
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2011 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

Ajudou. Todo comentário é bem vindo! ^_^
Então, agora estou pensando em trocar o substrato. Suponho ser algo relativo a ele...
E vou passá-la para a sombra também.

Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2011 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Guilherme, pode ser substrato sim, mais quanto a sombra não sei, a minha fica direto no sol. Shocked
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2011 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

Tudo bem. ^_^
Talvez eu execute algum procedimento nessa semana.

Valeu, Lutz!
Abraços!

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 9:29 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Guilherme, esse tipo de folha é comum na macieira, principalmente se considerarmos que no seu estado de residencia é uma planta exótica. Aconselho o cultivo em local protegido, longe da exposição direta ao sol. Troque o substrato por outro, mais adequado para cultivo de azalea: bioplant, casca de pinheiro, fibra de coco, carvão, fibra de xaxim, etc. Um solo mais acidificado permite um retorno melhor no cultivo dessa espécie. Very Happy

Não use caco ceramico nem pedrisco, ok? O substrato deve ficar bem leve, ainda que drenante. Deve permanecer umido a maior parte do dia, mas nada de encharcar. E sombra. As folhas costumam ser atacadas por oídio, acaros, aracnideos, cochonilas e pulgões. Por isso, sempre fique atento, aplicando uma desfolha completa, e algum tipo de óleo mineral, seguido por um bom veneno, danoso a esse tipo de ataque mas inócuo para a planta. Rolling Eyes

Tenha em mente que cultivar determinadas espécies é algo complicado. É preciso estar constantemente atento a esse detalhe, se quiser investir nessa área. Por outro lado, para que o tronco possa engrossar, passe a planta para um vaso mais profundo, nada de escorredor ou bacia plastica. E faça aporte regular de adubo organico, rico em nitrogenio e fosforo, mas com baixo potássio. Adubo liquido, ocasionalmente, tambem ajuda. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 11:57 am    Assunto: Responder com citação

Ah, OK, nicky.
Então, só recapitulando, ela deve ir para um vaso profundo, com substrato rico e um pouco ácido. Com isso, deve ficar na sombra, manter o solo úmido, certo?

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 10:40 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Guilherme, vc sintetizou bem, garoto. Fazendo isso, vc até pode não colher maçãs, mas irá ter nas mãos um ótimo bonsai. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu! ^_^
Ela foi para um "vaso" mais profundo e fértil ontem, mas precisarei comprar um pouco mais de adubo, que ainda falta, o que não demorará muito.

Bom... e ainda tenho esperanças de que, no futuro, venham os frutos! xD

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: