FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Transplante
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jclima



Registrado: 08/09/10
Mensagens: 54
Localização: São José dos Campos-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 11:14 am    Assunto: Transplante Responder com citação

Pessoal, sei que não devemos transplantar nessa época.Mas minha esposa comprou uma tuia Pássaro azul apenas para fazer um enfeite, ela não quer fazer um Bonsai dela, então está me precionando para transplantar para um vaso menor e mais enfeitado.
Gostaria de saber se posso transplantá-la agora sem podar as raízes, apenas mudar de vaso.Ou ela pode morrer mesmo assim?
Quais os riscos que vou correr se fizer nesta época?

Grato.
_________________
"Toda arrogância é odiosa, mas a arrogância do talento e da eloqüência é uma das mais desagradáveis."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Jclima.
As chances de ela morrer são de 99% pelo o que li aqui no fórum. Pede pra ela esperar mais uns meses, até o inverno. Senão a planta corre risco de morte.
abraço
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/10/10
Idade: 40
Mensagens: 583
Localização: Sao Leopoldo-RS

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 11:55 am    Assunto: Responder com citação

caro amigo as tuias em geral ja sao especies dificeis de se trabalhar exigem muito cuidado e precisao...
creio que se vc transplantar ela agora e bem provavel que ela nao sobreviva
mais as tuias demoram para parecer mortas se o tempo que vc for usar ela nao for muito da pra fazer sim...
_________________

www.espacobonsai.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
jclima



Registrado: 08/09/10
Mensagens: 54
Localização: São José dos Campos-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 12:15 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado galera!!
_________________
"Toda arrogância é odiosa, mas a arrogância do talento e da eloqüência é uma das mais desagradáveis."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 03/01/11
Idade: 35
Mensagens: 189
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

mas e se ele tirar o torrão inteiro e simplesmente "enterrá-lo" no meio do substrato do vaso novo, não há problemas...certo? Shocked
_________________
Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.

Provérbio Árabe
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 10:11 pm    Assunto: Responder com citação

eu acho q nao,pois se vc nao mexer no torrão,sera um falso transplante,nao comprometendo a planta
_________________
"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 03/01/11
Idade: 35
Mensagens: 189
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

ou seja, podemos fazer isso com os "mausai", ja q seus substratos em geral sao muito estranhos...
_________________
Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.

Provérbio Árabe
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

embora com mausais eu tiro o torrao e lavo as raizes,ai vai pro escorredor com substrato drenante
_________________
"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 8:09 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Os nobres colegas devem levar em consideração o seguinte: "mausai" são vendidos como material descartável, que fatalmente irão definhar, secar e morrer, que para o "otário" que os compra, enganados que são pela lábia do vendedor pilantra, achar que a plantinha morreu por que ele não soube lidar com ela, de uma forma ou de outra. Sad

Então, quando esse indigitado cidadão retorna ao local onde o vendedor pilantra o aguarda de braços abertos, o que faz? Compra outra plantinha, dessa vez, talvez, diferente da anterior. Ou não, se for um "otário" daqueles bem teimosos ou a lábia do vendedor for daquelas bem espertas!!!

O que eu quero dizer com isso: qualquer intervenção realizada nesse tipo de planta está fadada ao fracasso, se for realizada agora. Como se trata de uma espécie de conífera, o melhor momento para efetuar um transplante, com vistas a ter algum tipo de sucesso, que eu duvido, é realmente no inverno, e não agora. Então, nada de arriscar falsos transplantes, pois a planta irá definhar e secar de qualquer maneira. Rolling Eyes

Por outro lado, aguardando até o inverno, pode ser que a planta tenha alguma chance de se recuperar. Claro, eu tambem duvido, mas nesse terra, como dizem os filosófos de carteirinha, "existe mais mistério entre o céu e a terra....blá,blá e bláblá.... Evil or Very Mad
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/10/10
Idade: 40
Mensagens: 583
Localização: Sao Leopoldo-RS

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 11:39 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Os nobres colegas devem levar em consideração o seguinte: "mausai" são vendidos como material descartável, que fatalmente irão definhar, secar e morrer, que para o "otário" que os compra, enganados que são pela lábia do vendedor pilantra, achar que a plantinha morreu por que ele não soube lidar com ela, de uma forma ou de outra. Sad

Então, quando esse indigitado cidadão retorna ao local onde o vendedor pilantra o aguarda de braços abertos, o que faz? Compra outra plantinha, dessa vez, talvez, diferente da anterior. Ou não, se for um "otário" daqueles bem teimosos ou a lábia do vendedor for daquelas bem espertas!!!

O que eu quero dizer com isso: qualquer intervenção realizada nesse tipo de planta está fadada ao fracasso, se for realizada agora. Como se trata de uma espécie de conífera, o melhor momento para efetuar um transplante, com vistas a ter algum tipo de sucesso, que eu duvido, é realmente no inverno, e não agora. Então, nada de arriscar falsos transplantes, pois a planta irá definhar e secar de qualquer maneira. Rolling Eyes

Por outro lado, aguardando até o inverno, pode ser que a planta tenha alguma chance de se recuperar. Claro, eu tambem duvido, mas nesse terra, como dizem os filosófos de carteirinha, "existe mais mistério entre o céu e a terra....blá,blá e bláblá.... Evil or Very Mad



Ola nicky, desculpe a abordagem direta a vc mais acho que o Sr esta fugindo do topico aberto pelo nosso amigo jclima pois ele nao perguntou opiniao sobre quem compra "mausais" nem a idoniedade dos que os vendem e sim de como proceder com os mesmos ...
Acho que o Sr como um dos bonsaistas mais experientes do forum deve auxiliar os novos que aqui chegam e que sim começam com os tais "mausais" como te referes assim como e começei e ainda continuo muitas vzs comprando "mausais" que por sinal ate hoje nao perdi nenhum deles e que hoje encontran se muito bem encaminhados por sinal... e nem por isso me considero um "otario" como vc se referiu ...
Acho que cada um e livre para falar oque quizer mais devemos arcar com a responsabilidade doque falamos e principalmente em um forum aberto devemos ser coniventes e educados pois aqui nao a so homens ,mais tbm mulheres e crianças ,coisas que muitas vzs neste forum ja vi o SR nao ser
entao pesso ao Sr que tenha mais paciencias com os iniciantes e com aqueles que nao tem a mesme experiencia como Sr nickyfury...
desde ja fico aberto a sua replica...
atenciosamente
nei luis pedro
27 anos
_________________

www.espacobonsai.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 2:18 pm    Assunto: Responder com citação

eu tbm tenho q discordar em partes do sr nick,embora sejam os debates quem mais alimenta o conhecimento,

o que eu quero dizer é o seguinte,sobre a parte em que o sr diz q qualquer mudança realizada num mausai esteja fadada ao fracasso,eu tenho q discordar,pois são essas mudanças,se bem feitas,que irão salvar a planta,ou mausai como preferir.eu tenho uma tuia ''mausai'' ha 4 meses,e está muito sáudavel,

embora talvez vc tenha agido assim apenas para ser claro,para o iniciante q comprou sua planta para ingressar na arte,é como um tapa na cara.

Vlw.Hudson Arpini
_________________
"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 11:09 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Neiluis, creio que o nobre colega não leu com a devida atenção o que eu escrevi. Por isso, vou retornar:

Ao escrever a palavra "otário" eu a coloquei entre aspas, não para ofender os iniciantes, tenham eles comprado ou não mausais, mas para realçar o aspecto de que os vendedores que comercializam plantas que sabem que irão morrer mais cedo ou mais tarde, assim consideram os compradores.

Esses comerciantes são pessoas desonestas, pois "fabricam" os tais "mausais", pegando uma muda qualquer, não retirando a terra em que estão plantados, compactando e formatando o bolo de raizes de qualquer maneira, colocando num vaso plastico ou ceramico e dispondo sobre o solo umas pedrinhas brancas, para chamar ainda mais a atenção para seu produto barato.

Se um iniciante e interessado em aprender fazer bonsai compra os "mausai" e os apresenta aqui no forum, eu sempre faço questão de ajudar e prestar todos os esclarecimentos necessários para que o iniciante possa recuperar a planta, permitindo que ela venha a sobreviver e, com os devidos cuidados e técnicas que explico com minucias, detalhamento e exemplo visual, se tornar algo mais proveitoso, digno de ser chamado de pré bonsai no inicio, e até mesmo um bonsai ao final.

Não chamei ninguem aqui de otário. Mesmo porque, o simples fato de estarem participando em um forum de bonsai sério e responsável como o nosso já permite identificar tratar-se de pessoa esclarecida e inteligente o bastante para entender as mensagens que postamos, eu e os demais foristas, sejam experientes ou iniciantes com mais tempo de casa.

Se vc não perdeu nenhum dos seus "mausais" adquiridos desses vendedores inescrupulosos, que vivem de enganar as pessoas, então vc é uma pessoa de sorte, pois a maioria acaba por perder uma planta ou outra.

Repito: quem considera os compradores de "mausai" como "otários" não sou eu, mas sim os vendedores pilantras. Leia com calma, para que voce possa entender o que eu escrevi. Não sou de ofender a ninguem, e sempre que acesso o forum é no sentido de auxiliar, instruir, fornecer informações e subsidios, indicando com imagens e sites onde todos possam encontrar maiores informações que as que eu tenho.

Não sou mestre de nada, nem professor, nem "Senhor" em nada. Como não me canso de escrever e afirmar aqui no forum, sou um mero aprendiz, como cada um dos foristas. Se domino um pouco alguma coisa, foi por que cheguei antes, mas não me importo de maneira alguma em repassar o pouco que sei, sem cobrar nada por isso, como fazem outros por aí afora.

E sobre o que escrevo, sempre o faço com responsabilidade e conhecimento, com educação e respeito, sem desmerecer ou desconsiderar a ninguem, iniciante ou não. Trato a todos, exceto aqueles que me destratam, com a mesma cortesia, gentileza e apreço, como se fossem meus amigos, e não pessoas desconhecidas. Por que acredito que no forum fazemos, mais que bonsai, amigos em todos os circulos, em todas as cidades, estados, países, pois muitos foristas são oriundos dos mais diversos locais, e por isso, merecem todo o nosso respeito e consideração, ao participarem conosco desse magnifico forum.

Quanto a ter paciência, eu a tenho. E muita por sinal. Tanto é assim que nunca me limito a escrever uma ou duas linhas como fazem muitos, mas pelo contrário, procuro extrair ao máximo todos as possibilidades, para que todos possam estar compreendendo corretamente sobre o que estou escrevendo, de forma a garantir que o cultivador tenha sucesso com sua planta.


Voltando ao tópico postado: minha resposta foi sobre a espécie adquirida pelo nobre colega que a comprou. O vendedor, tenho certeza disso, agiu de má fé, pois se assim não fosse, poderia ter poupado o dinheiro do nobre colega, orientando-o a não comprar a planta, pois sabe que seu trato e cultivo são dificultosos. Ou, então, orientado a comprar outra espécie. É assim que age a pessoa honesta, que ganha a vida comercializando plantas que não secam e morrem, por mais cuidado que se tenha com elas.

Minha orientação final foi no sentido de que o nobre colega possuidor da planta aguarde até o inverno chegar, para promover o transplante da planta, que é uma conífera. Explicitei as razões e os motivos para isso.

Neiluis, acredito que o nobre colega não soube ler adequadamente o que eu escrevi. Lamento muito que sua interpretação tenha sido no sentido negativo e pejorativo, quando nada disso faz parte da minha índole de bonsaista e forista participante do forum. Não escrevo para denegrir, desmerecer ou desconsiderar a nenhum outro forista aqui no forum, mesmo porque tenho a todos, sem exceção, como amigos, então não há por que eu escrever algo que possa ir de encontro a essa linha de pensamento, ainda que vc e outros possam, erroneamente, interpretar o que escrevi da maneira como o fez.

Acredito que há pessoas lá fora vendendo plantas como se fossem bonsai. Há pessoas comprando essas plantas. Geralmente, compram acreditando tratar-se de bonsai mesmo, como se bonsai fosse algo tão simples e barato. Ou então, compram acreditando que, com algumas dicas e opiniões aqui no forum, possam um dia fazer bonsai com o que compraram.

Alguns, como voce, acabam tendo ótimos resultados com suas compras. Mas a maioria, repito, a maioria, perderá a planta em poucos dias ou meses. Por isso, esses vendedores eu os considero desonestos. Por isso, esses vendedores, e não eu, consideram os compradores como sendo "otários", que pagam o preço que eles pedem, sabendo que, sem informação nenhuma, irão voltar para comprar de novo, e de novo, e de novo, com eles ou em outro vendedor, tão pilantra quanto. O comércio deles funciona assim, infelizmente.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 3:14 pm    Assunto: Responder com citação

desculpe caro nick,mas tenho q discordar denovo

Citação:
Não sou mestre de nada, nem professor, nem "Senhor" em nada. Como não me canso de escrever e afirmar aqui no forum, sou um mero aprendiz


embora vc nao se considere,o forum te considera um bonsaísta de elevada experiencia e qualidade,e um mero aprendiz,como vc se descreve nao poderia passar para nós as múltiplas informações e conselho q vc nos passa.

agradeço por vc ter exclarecido e apresentado seu argumento,como esperado do sr,ou de vc como preferir,eliminando esse mal entendido,

agora q entendi sua afirmação,por minha parte está td bem.

td mundo,fica na paz aew

H.Arpini
_________________
"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 3:57 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, Gostaria de aqui deichar meus mais siceros parabéns aos foristas, pois mesmo com um pequeno desentendimento não perdem o foco, parabens ao Nei, por ter pedido suas explicações, pois se sentiu ofendido, e parabens tambem ao Nick, pois com a paciência esperada explicou e tirou todas as duvidas, tanto do sr. jclima, quanto dos demais foristas.
Atenciosamente.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/08/10
Idade: 40
Mensagens: 398
Localização: Aracruz-ES

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Não quero botar lenha na fogueira.Mas certa vez dei uma sugestão a um colega do fórum, a não comprar um "mausai" e preferir uma muda de viveiro/floricultura, e o colega Nick deu sua sugestão contraria a minha, "Então, minha orientação é no sentido de comprar o mausai"(palavras do Nick),hum... achei meio que contraditório.Segue o link http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16995&highlight=

Nick, não to contra você aqui não, admiro mesmo a paciência que você tem ao esclarecer algo, a qualquer colega.Talvez aja essas desavenças por você as vezes utilizar um vocabulário mais culto, não que isto seja ruim, mas muitos de nós podemos em certas linhas de suas dicas, interpretar algo que não seja a idéia passada.
Áh, e sobre o link do tópico que postei no inicio não é pra dar atrito não, é porque fiquei meio que boiando agora.
Abração, parabéns pela sua boa vontade de ajudar e fazer sempre presente e a disposição neste fórum, onde faço parte a poucos meses.[/b]
_________________
“A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil