FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Transplante
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 8:08 am    Assunto: bonsai Responder com citação

André, veja que no tópico que discorri sobre a compra de um "mausai" eu esclareci que o comprador deveria seguir as orientações de outro forista, Pedro Catarin, para que tivesse sucesso em sua aquisição, desde que a muda adquirida fosse uma outra planta qualquer que não uma "tuia", é claro.

Um "mausai" de jabu, por exemplo, não é uma aquisição tão ruim, e ao seguir as excelentes dicas do Pedro, o comprador poderia vir a ter algum sucesso, conseguindo exito em converter o "mausai" num pré bonsai, sendo que o pré bonsai requer certas características para ser considerado isso, como um tronco com algum movimento, alguma grossura e um raizame já acondicionado a recipientes pequenos. Very Happy

Ressalto, porém, que nem todas as espécies irão servir ou atender a esse propósito: estão fora então as tais "tuias", mini romanzeiras e cedros de qualquer variedade. As mais indicadas seriam: ficus, jabu, pitangueira, ligustro, pingo de ouro. Qualquer outra espécie irá requerer maior conhecimento por parte do adquirente, ainda que consiga, no forum, dicas de cultivo e de condução adequadas. Rolling Eyes

Na qualidade de um pré bonsai eu indico a compra de um "mausai", mas apenas dentro das espécies consideradas adequadas e com alguma chance de exito em seu cultivo, descartando, de pronto, todas as demais. Isso foi o que procurei esclarecer ao prestar a informação no tópico mencionado por voce.

Hudson, eu me coloco na posição de aprendiz e mantenho, pois assim me considero. Há outros foristas que, vez ou outra, expõe materias que desconheço, sugerem informações sobre tópicos e artigos que nunca vi, li ou estudei, de maneira que sempre posso estar aprendendo alguma coisa. Posso ser da turma do 50.0, mas ainda tenho alguns neuronios para queimar nas etapas que, aos poucos, vou "queimando" para aprender sempre mais um kadikim. Very Happy

Recentemente mesmo o nobre amigo forista Elio Luis discorreu sobre uma excelente matéria sobre um selante para aplicar em grandes cortes, visando impermeabilizar e evitar, com isso, o acesso a agentes patogenos e umidade excessiva: asfalto frio. Ele mostrou com imagens, além de excelente texto explicativo, como isso funciona, apresentando incluso o nome do produto que utiliza. Eu, com todo o conhecimento que tenho, ignorava completamente essa possibilidade. Analisei o assunto a fundo, e acrescentei, apenas para somar, que algumas espécies, como por exemplo o acer tridente (burgerianum), não se prestava ao uso desse selante, relatando minha experiência com a espécie.

Mas o mais importante é justamente o fato de que eu desconhecia o uso desse material e achei muito interessante sua aplicabilidade na arte bonsai, enaltecendo o trabalho do Elio Luis, bem como agradecendo por compartilhar conosco essa preciosa informação. Vê? ao final, somos todos meros aprendizes. Uns, dominam um pouco mais, outros um pouco menos, mas todos nós podemos compartilhar nossas informações e permitir que, aos poucos, nos igualemos e sejamos aprendizes mais capazes, com um dominio maior que se continuassemos sozinhos em nosso mundinho. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/08/10
Idade: 40
Mensagens: 398
Localização: Aracruz-ES

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 6:14 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Nick.Tudo de bom pra você.
_________________
“A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil