FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira em COMA PROFUNDO
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Amir Horikini

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2011 11:30 pm    Assunto: Jabuticabeira em COMA PROFUNDO Responder com citação

Olá pessoal, mais uma planta doida do Amir...
Olha´só retirei essa muda lá do quintal do meu avô não cortei nenhuma raiz, o Substrato está com boa drenagem e com matéria orgânica rego direto, não deixei no sol após perder as folhas, mais ela está viva, está com o troco bem verdinho!!!
por favor me ajudem....
faz uns 3 meses isso!!!!
é coma mesmo

Segue a foto da minha paciente!

Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 7:40 am    Assunto: Responder com citação

Infelizmente devo pedir mais um teste, pegue uma faquinha e faça um corte mais profundo no tronco e veja se tem seiva viva nos galhos mais grossos.
A especie mesmo morta depois de 6 meses se raspar os galhos somente na casca fina, vai apresentar coloração verde...
Eu fiquei 1 ano raspando uma pitangueira que fiz a burrice de lavar as raizes, e sempre apresentou cor verde, quando cortei mais profundo percebi que a planta estava seca por dentro..
Faça o teste e poste os resultados...........
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 11:09 am    Assunto: Responder com citação

E, após realizar o procedimento do Diego, se ela estiver realmente viva, por que não tenta colocá-la diretamente no sol?

Certa vez, aqui no fórum, vi que a planta só brota onde bate realmente o sol. Fiz isso com uma Ixora bem fraquinha que vivia na sombra e logo ela começou a brotar.

Boa sorte com essa aí! Smile

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 5:21 pm    Assunto: Responder com citação

Diego... você comentou que "fez a burrice de lavar as raízes"...

Eu lavei as raízes de um fícus do viveiro que eu sempre vou, mas, uma boa parte de terra ficou entre as raízes...

Então aí vai a dúvida: se eu lavar as raízes e o torrão ficar entre as raízes não tem problema? Ou não pode MESMO lavar as raízes...?

Abraços!
Amir Horikini

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 11:15 pm    Assunto: ta viva Responder com citação

diegosanta049 escreveu:
Infelizmente devo pedir mais um teste, pegue uma faquinha e faça um corte mais profundo no tronco e veja se tem seiva viva nos galhos mais grossos.
A especie mesmo morta depois de 6 meses se raspar os galhos somente na casca fina, vai apresentar coloração verde...
Eu fiquei 1 ano raspando uma pitangueira que fiz a burrice de lavar as raizes, e sempre apresentou cor verde, quando cortei mais profundo percebi que a planta estava seca por dentro..
Faça o teste e poste os resultados...........

rapaz... tá verdinhooooo por dentroooo
viva entao.....
o que faço....agora? metesol nela ou deixo emuma sombrite...? abraços
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2011 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

tem que por ao sol aos poucos
se voce deixa-la ja no primeiro dia exposta a inumeras horas de sol, ela vai sentir

começa um dia só com o sol d amanha, até as 10h, por exemplo
no segundo dia a mesma coisa e sol depois das 14h

e por ae vai, ela tem q ir se acostumando
ela nao tinha sol e de repente sol o dia inteiro logo de cara, ela nao aguenta

Provérbio Árabe
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 7:09 am    Assunto: Responder com citação

Eu colocaria no sol pleno já.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 8:00 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Concordo plenamento com o Tiago: sol direto e pleno desde já, nada de ficar regrando. Planta não é gente, e a sua passou da hora de ir para o sol pleno, que é o lugar ideal para uma nativa ficar. De quebra, aproveite para retirar esse mato e essas cascas que cobrem o solo no vaso, pois só servem para atrasar a recuperação da planta. Shocked

Mantenha uma rega equilibrada, não faça nenhum tipo de adubação, seja organico, liquido ou quimico. Só regue, por exemplo, quando observar que abaixo da linha da superfície o solo começa a secar. O ideal é manter umido, mas sem encharcar. Very Happy

Por ultimo: faça um corte em todos os galhos, reduzindo seu comprimento. Aplique um bom selador nos cortes, não importa o tamanho deles. Se não tiver uma boa pasta cicatrizante japonesa, use cola branca para madeira ou, como infomou o nobre colega Elio Luis, use asfalto frio nos cortes. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 3:26 pm    Assunto: Responder com citação

e nos mantenha informados!rs

Provérbio Árabe
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 8:05 pm    Assunto: Responder com citação

Boa sorte! Very Happy

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 11:08 pm    Assunto: Responder com citação

Amir, eu já tive uma Jabu que ficou 01 ano sem brotar.
Atualmente tenho uma Pitanga que transplantei em agosto/2010 e ainda não rebrotou.
Até hoje ninguém me explicou cientificamente porque isso ocorre e, normalmente com as mirtáceas.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

Acredito que a pouca incidência de luz solar faça com que a planta "julgue" desnecessário a formação de folhas por simples motivos:
1 - a luz solar incidente, no momento, é insuficiente para gerar energia para as reações de fotossíntese.
2 - tendo luz solar incidente insuficiente, produzir novas folhas também faria com que a planta perdesse parte se sua água por evapotranspiração. Ou seja, ela realmente "transpira" água, e essa água evapora.

É por isso que, quando se coloca uma árvore (nativa, imagino - varia de acordo com a espécie), em luz direta do sol, ela começa a brotar, porque está recebendo a intensidade ideal de luz solar para realizar suas reações de fotossíntese.

Bom, é o que posso dizer de acordo com tudo o que sei. ^_^

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 9:02 pm    Assunto: Responder com citação

Guilherme, teoricamente poderia ser, mas na prática não é pois, as plantas que tive nessa situação, inclusive a Pitangueira que tenho nessa situação, estiveram e está em pleno sol.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 8:17 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Concordo com o grande Elio: a pitangueira é uma nativa complexa. Realizei a retirada de seis plantas adultas, com troncos grossos e movimentos interessantes, que estavam crescendo no solo há mais de seis anos. Dessas, apenas tres sobreviveram, tendo as outras tres não emitido nenhuma brotação nova, nem folhas nem nada. Estacionaram num ponto em que, apesar do cerne estar esverdeado por sob a fina casca, não progrediram como as outras, que emitiram forte brotação de galhos e folhagem. Shocked

Em conversa com o bonsaista Paulo Ventura, mais experiente nessa questão, ele explicou que isso acontece bastante com essa nativa, mais que qualquer outra. Adiantou que agi corretamente, expondo as plantas recuperadas, devidamente enterradas em areia grossa de rio, diretamente ao sol, para adequa-las e permitir uma melhor evolução. Mas que de fato a resposta das pitangueiras é sempre assim: por alguma razão, mesmo que a planta esteja excelente no cultivo solo, ao ser retirada e envasada, ela aos poucos fenece e morre seca, de dentro para fora, e sempre de cima para baixo.

E não há tiamina, biofert plus nem superthrive que dê jeito ou solução a isso. Simplesmente a planta definha e seca, sem salvação. Tanto faz por ao sol pleno, que é o mais indicado no caso de qualquer nativa, quanto em local de sombra, contra indicado, mas que, na vez de tudo tentar, ainda se poderia pensar que salvaria alguma, mas é debalde.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 10:38 am    Assunto: Responder com citação

Entendo...
Então a Pitangueira deve estabelecer um complexo sistema de adaptação ao ambiente.
Imagino que seja algo interno à planta, e ao mesmo tempo externo a ela.
Podemos partir um pouco para a teoria do caos, também:
- Imaginando que se tenha um quintal completamente constituído por solo pobre e drenante, se você separar ele em duas áreas, o solo de um lado não será exatamente igual ao solo do outro, mesmo tendo as mesmas caracterísiticas.
Isso porque é preciso avaliar os microorganismos presentes, a abundância de nutrientes (e que nutrientes existem em maior quantidade que outros), como se dá o fluxo de aeração e drenagem, bem como a granulometria média e a insolação que o solo sofre.
Acreito que sejam poucas das muitas variáveis mas, como o Elio comentou, é realmente necessária uma explicação científica de fato. Por enquanto, só estou fazendo especulações...

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: