Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 5:10 pm Assunto: Época para radical em jabuticaba |
|
|
Olá a todos! Bom, eu tenho uma jabuticabinha fruto de um super mercado (hehehe), ela chegou bem feia, espremida naquele vaso que os mausai vem, aí, no mesmo dia que comprei ela, já troquei de vaso.
Coloquei ela num vaso bem maior, e na mistura de substrato, coloquei bastante terra (50% terra comum, 30% terra vegetal com húmus e 20% de areia peneirada). Desfolhei, não deixei nenhuma folha. Todo dia (durante uma semana) encharva bem o solo, deixando ela sempre na sombra.
Uma semana e meia depois ela começou a brotar vigorosamente, aí já comecei a coloca-la no sol.
Mas, não estou satisfeito com a forma que ela está, são duas plantas juntas, o que faz um duplo tronco bem formado até, mas a copa não está legal, sem aquelas famosas "áreas negativas" entre os troncos, e estou querendo cortar tudo, deixando apenas o toquinho, para começar tudo de novo.
Aí é que tá, eu posso fazer isso já?
OBS: Faz um mês que fiz o transplante e ela está ótima.
Abraços!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 10:00 pm Assunto: |
|
|
Pedro, deixe para fazer essa poda radical só no final do inverno.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 12, 2011 10:24 pm Assunto: |
|
|
Massa, farei isso então, valeu pela dica Elio!!!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Jan 13, 2011 11:12 am Assunto: |
|
|
E manda umas fotos dela também.  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 5:58 pm Assunto: |
|
|
Guilherme, a seu pedido aqui estão as fotos. Desculpe-me pela demora, estava sem a câmera e não tinha fotos dela no PC...
Ah! Esta é a jabuticaba que eu mencionei no seu tópico sobre os procedimentos que se devem ser tomados com um mausai.
Recem podada:
OBS: As fotos foram tiradas hoje, desculpe-me por não possuir fotos de quando ela chegou...
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 6:32 pm Assunto: |
|
|
^_^ Sem problemas, Pedro.
Nas suas mãos, terá um bom futuro!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 62 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 10:31 pm Assunto: |
|
|
Caro Pedro sua jabu está muito magrinha, planta por alguns anos numa bacia, para que ela engorde o tronco, depois vc poda as raízes e coloca num vaso raso.
Como essa pitanga, que ficou 10 anos na bacia para chegar nesse ponto.
Agora ela esta assim.
Veja mais detalhes:
http://bonsaiesalq.wordpress.com/eugenia-uniflora/
Um abraço |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 10:45 pm Assunto: |
|
|
Uow! Você a deixou crescer totalmente livre ou de vez em quando podava?
Ela está magrinha assim pois é um mausai... então eles vem assim mesmo. Até troquei ela de vaso para dar uma fortalecida.
Não sei se é muito viável eu planta-la em uma bacia aqui no meu quarto... mas tem uma turma de um viveiro aqui da cidade que acho que deixariam eu fazer isso lá... quem sabe... eu ajudo eles e eles me ajudam
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jan 30, 2011 9:21 am Assunto: bonsai |
|
|
Além do ótimo exemplo do nobre amigo Chaddad, veja outro exemplar, cultivado pelo nobre colega Edson, em Umuarama/PR:
Inicialmente ele plantou em um escorredor e, mais tarde, quando as raízes saiam pelos furos no fundo, depositou o escorredor sobre substrato composto por matéria organica (esterco curtido) e substrato drenante, numa bacia plastica maior que o escorredor. O conjunto é conhecido vulgarmente por "mamadeira" e visa estimular o crescimento e engrossamento do tronco, um recurso que permite ao cultivador manter um controle maior sobre o desenvolvimento da planta.
Com o uso dessa técnica, Hidaka sensei, nosso grande mestre de bonsai, conseguiu formar lindas jabu, como essa adquirida pelo bonsaista Rock Junior, de Nova Lima/MG, proprietario do Terra Bonsai:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 30, 2011 4:32 pm Assunto: |
|
|
Show!!! Acho que o jeito é esperar pela época certo do transplante e por na mamadeira mesmo... ou até mesmo na bacia (que acho que para mim seria mais fácil...).
|
|
 |
Anderson Murilo
Registrado: 04/02/11 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Campos Novos-SC
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 12:53 pm Assunto: |
|
|
olá amigo pedro, se a intenção for de eliminar um dos trocos com uma poda radical, sugiro um alporque no tronco mais fino, assim teria outra planta, ai sim colocaria no escorredor.
valeu um abraço e capriche ai nessa sua jabu, que dará uma ótima planta! _________________ QUEM PRESERVA A NATUREZA, CONVERSA COM DEUS!! |
|
|
 |
Anderson Murilo
Registrado: 04/02/11 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Campos Novos-SC
|
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 1:03 pm Assunto: |
|
|
Já vi seu tópico Anderson e, constrangido por já ter usado o termo "mausai", apoiei a campanha contra esse nome.
Obrigado pelas dicas!
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 3:19 pm Assunto: |
|
|
Também aderi à nova ideologia!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 3:34 pm Assunto: |
|
|
É isso aí homem neutron! kkkkkkkk xD _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
|