|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 5:37 pm Assunto: Mega avelã? |
|
|
Meus pais acharam esse fruto e me trouxeram. Parece muito com a avelã, mas é bem maior:
Semente:
Semente vista de cima :
Fruto:
Fruto aberto:
Na minha mão pra ter parâmetro:
 _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
Carlos Guilherme 1.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 33 Mensagens: 136 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 7:22 pm Assunto: |
|
|
Olá Helio, essa semente é do castanheiro portugues.
Dizem q é muito gostosa quando cozida ou assada.
Não é uma espécie muito indicada para bonsai por não diminuir as folhas.
 |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 8:08 pm Assunto: |
|
|
Poxa, que legal!
Mas apesar de tudo, o fruto é muito bonito! =D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 11:46 am Assunto: |
|
|
Bem, vou dar uma olhada pra ver se eu acho como quebra a dormência da semente e vou plantar no meu quintal. Valeu pela id.
Abraço _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 12:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Apesar do tamanho das folhas não ser um atrativo, pela dificuldade em reduzir seu tamanho, pode-se tentar obter uma muda, via alproque de um galho que esteja produzindo, com o fito de converte-la oportunamente em um bonsai. No Japão, há muitas nativas que eles aproveitam para cultivar como bonsai, apenas pelo atrativo das flores e frutos, desconsiderando o tamanho das folhas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 6:31 pm Assunto: |
|
|
Caro Helio, o amigo Nicky disse tudo, vc não precisa apenas cultivar plantas para transformá-las em um bonsai com tudo proporcional.
Se vc tiver um pedaço de terra eu sugiro vc até plantar essa semente, essa planta cresce rápido, dai uns anos vai poder colher muitas castanhas com o intuito de usá-las na culinária.
Nós bonsaistas (não sei até q ponto posso me incluir nessa palavra, já q não passo de um principiante) gostamos de cultivar muitas plantas, que por vezes nem pensamos em transformar em bonsai, simplesmente pelo prazer de tê-la. Eu, por exemplo, gosto muitas das suculentas, as flores das adenium são muito lindas, mas eu sei q essas plantas "não servem" para bonsai por não se enquadrarem no próprio conceito do que é um bonsai.
É isso, não vou mais ficar escrevendo abóbrinha. Vamos ao q interessa.
Nesse site, q por sinal é um fórum tb, algumas pessoas conseguiram germinar a semente, é super fácil, só parece demorar um pouco.
http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=41&t=241&st=0&sk=t&sd=a&sid=9fef934d62c3c8f602ab589e64ed6c9c
Abraço. |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 8:23 pm Assunto: |
|
|
Meu intuito inicial era trabalhar a espécie como bonsai, mas agora quero plantar algumas pra ter no quintal do meu pai e num terreno que a gente tem. Achei interessante a árvore.
Obrigado a todos vocês pela identificação e ao Carlos Henrique pelo link
Abraço _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 27, 2011 6:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Helio, esqueci de te dar umas informações. O castanheiro não se autopoliniza, então é necessario plantar mais de uma árvore no mesmo local para haver produção de castanhas. O castanheiro é bastante frondoso, então é bom plantá-lo num local bem amplo.
Abraço. _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)
"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|