|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Danilo Muto

|
Enviada: Qui Fev 03, 2011 7:36 am Assunto: Shimpaku debilitado. |
|
|
Pessoal, comprei esse pré em setembro do ano passado, nas ultimas semanas tenho notado que as agulhas estao ficando marrom e caindo.
Sei que as coniferas morrem de baixo para cima e de dentro para fora, que demoram dar sinais que não estão bem e que geralmente quando isso acontece é tarde de mais.
Não utilizei nenhuma adubação.
Nao troquei o substrato.
Está no sol pleno, sendo que do meio dia as 4 horas fica protegido em um sombrite 50% ( Moro em goias)
gostaria de saber dos mais experientes e pessoas que ja tiveram o mesmo problema que eu, se existe alguma coisa a ser feita ou se perdi a minha planta.
Obrigado.
 |
|
|
 |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Qui Fev 03, 2011 9:48 am Assunto: |
|
|
Manteve a rega adequada?
Goiais é bem quente e a planta precisa de água...
Os mais experientes certamente lhe ajudaram mais do que minha pergunta de curioso hehehe  |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Fev 03, 2011 12:03 pm Assunto: |
|
|
Olá Jonathan...
Posso estar errado mas me parece que seu shimpaku está morrendo ou já morreu... perdi uma nana e a morte dela foi igual. Esta espécie geralmente morre de fora para dentro. Mas se ela vir a falecer, adquira mais plantas e de trato mais fácil, como por exemplo calliandra, pingo de ouro, ficus, carmona entre outros. Pelo menos com elas a morte é mais difícil e vc pode errar tb que elas aceitam
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Fev 03, 2011 7:03 pm Assunto: |
|
|
Pode ser ácaro. Bata as folhas em cima de uma folha branca de papel e veja se há pequeninos pontos vivos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Fev 04, 2011 4:22 pm Assunto: |
|
|
Os danados são assim mesmo .. sentimentais .
Comprei um shimpaku ano passado do Sr. Ricardo de Campo Mourão -PR. Lindo , verdinho ... saudavel .. trouxe para casa e coloquei junto com as outras plantas com : sol, rega, adubo , todos os cuidados foram tomados , afinal eu já havia perdido outros pinheiros de varias especies ..
30 dias normais, tudo certo , apenas cuidando , olhando , cuidando do meu precioso.
Sem mais nem menos começou a ficar marron , igualzinho ao seu ... e morreu totalmente dias depois .
Acredito que foi de saudades do Sr. Ricardo .  |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Fev 04, 2011 8:36 pm Assunto: |
|
|
amigo,
não tenho muita experiencia,
estou recuperando um jacaré gigante de um amigo,
estou me basiando no que vejo na natureza,
e noto que os pinheiros em geral vivem em encostas, morros e aqui no RS tem bastante no litoral na areia pura e em lugares de terra seca ou em meio a pedras,
acredito que sempre que adquirirmos essas espécies de pinheiro em geral devemos tomar cuidado para os furos do vaso que devem ser bem generosos e tbm para o substrato que deve ser bem drenante,
acredito que a rega e o sol sejam muito importante,
mas o cuidado com acumulo de agua nas raizes não deve ser esquecido...
abraço irmão, espero não ter falado besteiras pois como falei estou aprendendo tbm... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|