FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ajuda com pitangueira
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Anderson Murilo



Registrado: 04/02/11
Idade: 42
Mensagens: 70
Localização: Campos Novos-SC

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 7:01 pm    Assunto: ajuda com pitangueira Responder com citação

Estou necessitando de ajuda com essa pitangueira que ganhei, não tenho experiência com bonsai, e gostaria de uma dica de por onde começar, qual os periodos que pode ser feita a desfolha e poda da pitanga, dicas sugestões e opiniões serão muito bem vindas, se alguém que sabe fazer aquelas projetos com a foto seria muito bom tb , obrigado desde já !

ja percebi que ela tem uma deficiência de galhos em um lado, na 1º foto frente , na 2º lado esquerdo, acho que vou tentar direcionar alguns galhos para aquela direção com aramação.




Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Anderson Murilo



Registrado: 04/02/11
Idade: 42
Mensagens: 70
Localização: Campos Novos-SC

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 11:52 pm    Assunto: Responder com citação

será que postei no lugar errado ???
ninguém responde, rsss
_________________
QUEM PRESERVA A NATUREZA, CONVERSA COM DEUS!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 45
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 8:23 am    Assunto: Responder com citação

Anderson, as vezes a resposta demora mas vem...

Eu gostei da 2ª foto como frente, girando ela um pouco no sentido anti horário, de maneira que o galho que sai a direita fique do lado do tronco principal.
Eu gostei da estrutura dela e acho que vai dar um belo hokidachi.

Abraços.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 10:58 pm    Assunto: Responder com citação

concordo,hokidashi com certeza
_________________
"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 8:27 am    Assunto: Responder com citação

Olá Anderson, bem vindo à arte! Very Happy
Vejo dois caminhos a serem seguidos inicialmente, depende do que você quer: (1)um bonsai pequeno (shohin) com a espessura do tronco como está, então pensaria num hokidachi, podando logo acima do primeiro galho e aguardando novas brotações para sua formação. Ou (2) colocaria em mamadeira ou no chão para engrossar e aumentar o calibre do tronco, formando um bonsai médio. Neste caso pode fazer um hokidachi utilizando a maioria dos galhos q tem ou outro estilo como moyogi por exemplo.
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 5:27 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Anderson, bem vindo ao nosso forum. Em relação a sua pitangueira, sugiro que o nobre colega proceda a uma retirada total das folhas, usando para isso uma tesoura de pontas finas, cortando o pecíolo (talinho) rente ao galho, sem arrancar as rolhas. Com isso, fica um trabalho mais demorado, porém melhor.

Com a planta nua, ficará mais facil analisar a estrutura aerea e opinar com maior propriedade. De antemão, contudo, sugiro deixar sua planta em local onde receba luz e calor solar o dia inteiro, regando apenas ao final da tarde, sem encharcar, apenas para manter uma umidade relativa no substrato.

Com o cultivo a pleno sol, inclusive, sua planta responderá com uma rápida brotação por todos os galhos, adquirindo uma tonalidade mais atraente que a atual, melhorando significativamente.

Após desfolhar, sugiro o nobre colega marcar quatro lados no vaso atual, fotografando a planta por cada um desses lados, de maneira a termos uma visão mais aclarada da planta. Limpe um pouco o solo próximo da base, para verifcar se há algum nebari interessante. Corte fora, tambem, a borda desse vaso, deixando-a rente ao solo da planta. Com isso, evita-se o acumulo de agua tanto da rega diária quanto de chuvas ocasionais. Very Happy

Depois de fotografar novamente sua planta, poste no mesmo tópico atual, para analisarmos e respondermos quanto a melhor estilização para ela.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Anderson Murilo



Registrado: 04/02/11
Idade: 42
Mensagens: 70
Localização: Campos Novos-SC

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 12:56 am    Assunto: Responder com citação

obrigado pessoal pelas dicas e sugestões, bom o estilo tem tudo pra ser mesmo um hokidachi como os amigos sugerirão. Quanto a uma poda radical como o amigo Nikkei 100, sugeriu logo acima do primeiro galho, bom para um principiante como eu da um medão fazer uma poda radical, rsssss, acho que por enquanto vou deixar assim mesmo.

Bom meu mestre nickyfury, estou lendo muito este fórum em busca de conhecimento,e tenho acompanhado muitos dos seus depoimentos e por isso tomo a liberdade de lhe chamar de mestre, sem sombra de dúvida você é uma pessoa detentora de muitos conhecimentos dessa arte, e tão logo vi sua resposta ao meu tópico, fiu logo fazendo o que me indicou e ai estão as fotos, antes de mais nada meu muito obrigado pela atenção! vamos lá:

todos os lados do vaso foram numerados:

lado 1:


lado 2 :
(só deixei um galho com folhas quero que ele de uma engrossada)


lado 3 :
fiz uma aramação modesta em alguns galhos da direita para direcionamento


lado 4:


nebari:




Quanto a borda do vaso, não achei uma feramenta adequada pra fazer o serviço sem estragar o vaso, mas vou providênciar alguns furinhos ali para evitar acumulo de água, porém não tenho a intenção de deixar por muito tempo nesse vaso, quando dei uma cavocada pra achar o nebari como me indicou, percebi que o composto esta bem compactado, e pelo visto ja faz um tempão que a coitada não sabe o que é um adubo, tenho idéia de mais daqui um tempo colocar num vaso de cerâmica.
em relação ao sol ela ja estava a pleno sol e vai continuar( embora ja faz duas semanas que não sabemos o que é sol aqui no sul, ta um aguaceiro danado), e a rega no final da tarde como indicou.
bom por hora é isso aguardo a análize do amigo para saber qual o próximo passo.
um abraço
_________________
QUEM PRESERVA A NATUREZA, CONVERSA COM DEUS!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 2:13 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Anderson, apesar de ficar satisfeito com sua acolhida às minhas sugestões, gostaria de lembrar ao nobre colega que não sou mestre em nada, muito menos ainda em bonsai. Como voce, sou um mero aprendiz, que teve a sorte de ter começado antes e aprendido um pouco mais em razão disso. Shocked

Por isso, data vênia, peço encarecidamente ao nobre colega que não se refira a mim como mestre, professor. Não sou nada disso. Sou, como voce, alguem que gosta de fazer bonsai, gosta de aprender como fazer bonsai cada vez melhor. Apenas isso. Prefiro ser tratado pelo nobre colega como um amigo disposto a ajudar outro amigo. Apenas isso, ok? Nada de títulos para mim, obrigado.

Bem, isso posto, voltemos à sua planta:

Examinando-a pelos quatro lados, acredito que a frente mais bem proposta seria a mostrada pela primeira foto. Claro que a planta sendo sua, e voce podendo analisa-la melhor que eu, ao vivo e a cores, talvez se sinta inclinado a discordar. Há pontos interessantes na escolha que fiz, mas isso não é tão importante quanto a vontade do cultivador, sempre realço isso. Rolling Eyes

O tronco apresenta um bom movimento e com alguns cortes vc poderá proporcionar para a planta um aumento na conicidade (base larga que se estreita até o ápice), além de uma adequação melhor. Apesar da sugestão do hokidachi, eu prefiro trabalhar visando um moyogi, principalmente por que o tronco, da metade para cima, apresenta um movimento que é contrário ao estilo hokidachi.

Nessa espécie é de praxe não reiniciar o tronco apenas para formar um determinado estilo, como ocorre com um ulmus por exemplo, que responde com forte brotação, quando reduzimos o tronco visando estilizar um hokidachi. Na pitangueira, qualquer corte radical no tronco implica necessariamente em uma possível perda da planta inteira. Melhor então descartar isso.

Um moyogi, por outro lado, pede uma planta que apresente um tronco com algum movimento. Não precisa ser um movimento inicial, isto é, que esteja ocorrendo no primeiro terço do tronco. Pode ser um movimento construido a partir do meio do tronco para cima. Além do mais, para fazer um bonsai ficar bonito, devemos ressaltar a necessidade de manter o minimo de galhos necessários, cortando desde já o excedente, que, além de não servirem para nada ainda podem criar obstaculos visuais. Rolling Eyes

Sou péssimo em projeções, pois desenho muitissimo mal. Melhor para isso é o Alexandre, sempre ótimo em seus trabalhos visionários aqui em nosso forum. Mas, apenas a titulo de esclarecimento orientador quanto ao que cortar e o que manter, posso salientar que o mais importante, de momento, é reduzir o comprimento da maioria dos galhos, deixando-os mais curtos.

Por que encurtar os galhos? Principalmente para favorecer novas brotações, sejam elas secundarias, terciarias e a partir delas, ramificações finas. Com isso, abrimos espaço planejado e planificado, vez que um galho qualquer fica muito mais bonito quando devidamente ramificado, isto é, em formato que lembra uma mão com os dedos abertos, afastados. Nesse ponto, teremos então uma densificação, que nada mais é que a quantidade maior de folhagem no galho.

Visualize então uma planta que tenha galhos ramificados e densa folhagem, mais próximas do tronco. Terá em mãos um lindo espécime, um bonsai primoroso, altamente técnico, sem duvida nenhuma. Para consegui-lo, porém, é preciso, desde já, reduzir o comprimento dos galhos. Como fazer isso? Bem, para começar, e considerando que vc resolva deixar de lado o hokidachi e priorizar o moyogi (que não precisa ser o classico japones, mas algo mais natural, vez que se trata de uma nativa), sugiro cortar onde marquei com linha vermelha:





Lembre-se apenas de aplicar uma boa pasta cicatrizante sobre os cortes. A aramação que voce fez, lamento dizer, não tem nenhuma serventia. melhor retirar. Bem, boa sorte com a planta e não esqueça de postar novamente, para acompanharmos a evolução. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil