FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mudança de vaso e poda. Me ajudem!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lenio Nascimento

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 6:38 pm    Assunto: Mudança de vaso e poda. Me ajudem! Responder com citação

Mestres e amigos na arte!

Bom dia!

Segue foto de uma ficus que ganhei porém não está bem cuidado.
Imagino que necessita de poda e troca de vaso.
O que vc´s me aconselham.

Opinem a vontade!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lenio Nascimento

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 6:43 pm    Assunto: Poda e estilização Responder com citação

Ai me esuecendo das demais fotos.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 10:52 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Lenio, pegue um palito fino, de bambu ou madeira, e escave as raizes, sempre no sentido da base para fora, de maneira a soltar as raízes. Comece pelo fundo, e vá subindo até chegar na parte superior, junto da base do tronco. Very Happy

Vc pode fazer um Rakê, que é uma ferramenta usada para isso, a partir de uma chave do tipo phillips (ao invés de chave de fenda), dobrando ela quase na ponta. Ficará parecendo um garfo de um só dente. Com ela assim, fica facil puxar as raizes tambem. Veja as imagens abaixo como é um Rakê:

Dobrando a chave phillips com sugeri, vc pode conseguir fazer algo assim:

Veja na imagem abaixo, o modo correto de soltar as raizes com essa ferramenta:

Alguns rake vêm com duas pontas:

Usando um palito feito com bambu, que os japoneses chamam de Hashi (pronuncia-se Ráchi), fica fácil soltar as raizes tambem:

A vantagem do Rakê, porém, é que ele é mais resistente e não se quebra facilmente, pois algumas raizes enoveladas causam isso com o hashi. Veja esse rake:

Na imagem, o bonsaista usa um rake de duas pontas para "pentear" as raizes, soltando-as:

Comece sempre pelo fundo, para soltar as raizes primeiro:

Rake de tres pontas, muito bom. Ferramenta japonesa:

Gancho simples, bom de se usar tambem:

Se vc conseguir um daqueles ganchos usados em açougues, poderá fazer um desses facilmente. E com uma vantagem: aqueles ganchos são de aço inox, não enferrujam. E são bem duros, dificilmente quebram ou entortam.

Veja abaixo, raizes compactadas, antes de serem soltas:

Depois de "penteadas", ficam soltas, graças ao rake:

Depois que vc soltar as raizes desses ficus, ficará mais fácil distribui-las radialmente, isto é, em toda a volta do tronco, criando um nebari radial. Ao replantar, disponha as raizes dessa maneira, o que irá facilitar futuramente, quando envasar em local definitivo. Very Happy

Sugiro que, para o replantio, escolha um recipiente de bordas baixas, algo com no máximo uns 5cm de altura. Dessa maneira, vc condiciona as raizes a se desenvolverem em local reduzido quanto à altura. O espaço deverá ser maior que o volume atual de raizes demonstra. Use um vaso de treinamento tipo bandeja retangular, se tiver, ou redonda, se preferir. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Lenio Nascimento

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 3:25 pm    Assunto: Mudança de vaso e poda. Me ajudem! Responder com citação

Nick,

Obrigado pela aula.
Vou fazer todo procedimento conforme orientação.

O gancho de açougue que vc citou eu tenho aqui em casa, já na minha cidade eu não consigo recipiente para bonsais. Consigo somente aqueles baldes redondos de plantas nas lojas de 1,99.

Inclusive tenho um amigo que possue vários bonsais todos naqueles baldes. Ele corta eles na primeira linha de baixo para cima e planta os bonsais nsses baldes, não fica lá essas coisas, mais ele planta assim mesmo.

O que vc me aconselha, para essa planta que ti mostrei? melhor relação custo x benefício.

Desde já obrigado pelo apoio.
Se puder, comentar a outra planta que também abrir discursão nesse tópico.

Abraços,

LENIO NASCIMENTO
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 4:04 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Lenio, o grande amigo bonsaista/forista Bergson comercializa umas formas metálicas ótimas para fazer vasos de bonsai em cimento. Elas são bem práticas, e vc usa uma mistura de cimento e areia peneirada, tipo 1x1, resultando em vasos ótimos para cultivo, para treinamento, até ter condições de comprar um vaso em ceramica. Very Happy

Para voce ter uma idéia de como é prático o uso dessa forma, veja só: eu levei a peça a um serralheiro e encomendei a ele uma réplica maior, para fazer vasos maiores, para algumas plantas tamanho familia que tenho. Com a nova forma, fiz esses vasinhos que estão próximos do meu sobrinho:

Os vasos tem orificios de drenagem bem grandes, para não reter agua nenhuma no fundo. Para diferenciar, ainda fiz alguns como esse do meio, que ficou com as bordas bem baixas. Ele serve para estilizar plantas como esse seu ficus ou então compor alguma floresta bonsai:

Na foto abaixo, veja um "vasinho" desses com uma das minhas "plantinhas" dentro dele, um ligustro de 45 anos, retirado de uma cerca viva de um amigo aqui do DF:

Este outro ligustro estava num caixote de madeira. Mas a madeira, com o tempo e a rega diária, acaba apodrecendo, dificultando o cultivo:

Veja como ficou bem mais bonito dentro do vasinho de cimento:

Entre em contato com o Bergson, caso queira comprar a fôrma que ele fabrica, via email ou MP, tenho certeza que ele faz um bom preço para voce. Very Happy

Outra maneira prática de obter vasos de cimento, redondos ou retangulares, é usar formas plasticas, ou de outro material qualquer, para enformar massa de cimento. No site do Atelier, na parte referente a dicas, vc encontra ótimas idéias postadas pelos colegas foristas sobre como confeccionar os tais vasos. Very Happy

Dessa maneira, fica mais fácil voce cultivar suas plantas. Claro que, quando tiver finalmente um bonsai pronto, poderá então comprar um bom vaso de ceramica para acondicionar adequadamente sua planta. Enquanto isso, o melhor é ir usando esses de cimento, como eu faço sem nenhum problema. Very Happy

Em relação a essa sua planta, eu acho que vc está indo bem como ela. Continue adubando bem, regando uma vez ao dia, de preferencia ao final da tarde, enquanto aguarda novas brotações. Com o reenvase, as raízes terão um bom local para se desenvolverem melhor, o que irá redundar em novas e vigorosas brotações, proporcionando material para aramar e podar, dando uma forma mais adequada para a estruturação aerea dela. Por enquanto, é só o que vc poderá fazer. Paciência, sempre. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Lenio Nascimento

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 4:20 pm    Assunto: Poda e estilização Responder com citação

Caríssimo,

Tks! que ótimas dicas.
Vou fazer da forma que vc me falou.

Que bom que vc é aqui do DF. Vou ai sempre, moro á 200km do D.F
Se puder visitar e aprender algp com vc qndo for ai ficarei imensamente agradecido.

È só passar o seum endereço, para que possamos nos conhecer.

Abraço,

LENIO
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 5:00 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Lenio, quando estiver vindo para essas bandas, envie seu numero de celular para mim, via MP, que entro em contato, ok? Abraços.

Lenio Nascimento

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 2:28 pm    Assunto: cel Responder com citação

Mando sim!

Abraços,

LENIO NASCIMENTO.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: