|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
lorencini

Registrado: 09/03/11 Idade: 37 Mensagens: 58 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 5:32 pm Assunto: NOVATO PRECISANDO DE AJUDA COM ACER PALMATUM |
|
|
Resumindo, não faço a minima idéia de como plantar, semear, cultivar e cuidar dessa fabulosa planta.
Mas, acabei não resistindo e deixei me levar por sua beleza e comprei sementes de Acer Palmatum vermelho, pela net semana passada, logo devem estar chegando.
Um pacote com 11 sementes. quantas preciso usar para plantar?
Portanto, necessido muito de ajuda para tudo.
Claro que procurei na net, e encontrei várias dicas e truques de como cuidar e tal do bonsai.
Mas, creio que nada melhor do que aprender com quem já sabe e prática essa arte.
Então, venho pedir a ajuda de vocês a respeito de tudo rsrs
alguém tem algum guia com o passo-a-passo desde o momento de plantar com dicas sobre os melhores solos e tamanhos de vasos, época para podas, replantagem, aquela parada também de passar o arame pela planta...
essas coisas todas que são indispensáveis pra o bom cultivo e boa qualidade de vida da planta!!
resumindo: to perdido! rs
conto com a ajuda de vocês!
valeu galera,
abraços |
|
|
 |
Carlos Guilherme 1.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 33 Mensagens: 136 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 7:27 pm Assunto: |
|
|
Olá lorencini.
Eu tb já comprei sementes de acer pela net, e vou te escrever como foi minha experiência!
Eu estava bem contente quando comprei, mas isso passou quando as sementes chegaram. Eram sementes mínimas, provavelmente guardadas por muito tempo.
Tentei não desanimar e procedi estratificação. A estratificação é o seguinte: deixar de molho por 48 horas em água a uns 38 graus, eu usei uma garrafa térmica e esquentei 2 vezes por dia a água. Dai tem que ter paciência e deixar na geladeira por uns 3 meses. Arraja um pote que tenha tampa, umedeça o papel toalha e coloque no pote junto com as sementes. Vc pode olhar a cada 20 dias, se ver que alguma germinou deixe a raíz crescer uns 2 centimetros e retire, pode plantar, o substrato tem que ser drenante(Areia grossa e terra vegetal) é um bom substrato para mudas jovens. As outras deixe na geladeira, se não germinarem tente plantar. Se germinar primeiramente plante num vazinho(para ter um maior controle, pra não deixar na chuva ou pegando muito sol enquanto são novas) e depois q estiverem maiores e mais fortes plante no chão ou num escorredor.
Das minhas nenhuma germinou! Eram sementes de péssima qualidade! Eu comprei pelo mercado livre, se vc quiser eu te mando uma mensagem privada com o link do vendedor.
Eu não escrevi pra vc ficar chateado, eu espero verdadeiramente que vc consiga germinar as sementes.
Meu conselho é que vc já compre uma planta maiorzinha, vai economizar alguns anos.
Eis um bom site para consultas tb
http://bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/AcerPalm.htm
Abraço _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)
"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre) |
|
|
 |
lorencini

Registrado: 09/03/11 Idade: 37 Mensagens: 58 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 8:38 pm Assunto: |
|
|
Carlos Guilherme escreveu: | Olá lorencini.
Eu tb já comprei sementes de acer pela net, e vou te escrever como foi minha experiência!
Eu estava bem contente quando comprei, mas isso passou quando as sementes chegaram. Eram sementes mínimas, provavelmente guardadas por muito tempo.
Tentei não desanimar e procedi estratificação. A estratificação é o seguinte: deixar de molho por 48 horas em água a uns 38 graus, eu usei uma garrafa térmica e esquentei 2 vezes por dia a água. Dai tem que ter paciência e deixar na geladeira por uns 3 meses. Arraja um pote que tenha tampa, umedeça o papel toalha e coloque no pote junto com as sementes. Vc pode olhar a cada 20 dias, se ver que alguma germinou deixe a raíz crescer uns 2 centimetros e retire, pode plantar, o substrato tem que ser drenante(Areia grossa e terra vegetal) é um bom substrato para mudas jovens. As outras deixe na geladeira, se não germinarem tente plantar. Se germinar primeiramente plante num vazinho(para ter um maior controle, pra não deixar na chuva ou pegando muito sol enquanto são novas) e depois q estiverem maiores e mais fortes plante no chão ou num escorredor.
Das minhas nenhuma germinou! Eram sementes de péssima qualidade! Eu comprei pelo mercado livre, se vc quiser eu te mando uma mensagem privada com o link do vendedor.
Eu não escrevi pra vc ficar chateado, eu espero verdadeiramente que vc consiga germinar as sementes.
Meu conselho é que vc já compre uma planta maiorzinha, vai economizar alguns anos.
Eis um bom site para consultas tb
http://bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/AcerPalm.htm
Abraço |
Olá Carlos,
agora vc me desanimou um pouco com essas sementes rsrs
enfim, vou seguir seu conselho e comprar uma maiorzinha também,não imaginei que elas demoravam tantos anos assim pra crescer um pouco! rs
vc sabe onde posso encontrar plantas boas com um preço bom também?
vou procurar aqui pelo forum onde posso encontrar sementes de qualidade também... vc sabe onde consigo?
tambem descobri a poucos dias que o bonsai tb pode ser feito de jabuticaba,
voce sabe onde posso encontrar um guia para tal?
no sitio da minha familia tem 3 ou 4 jabuticabeiras com 20 anos ou mais, cada uma com cerca de 5 metros pelo menos.
vou procurar um topico especifico
me manda aí o link de quem vc comprou no mercado livre, pois foi lá que comprei também
agradeço pelas dicas,
abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 10:39 pm Assunto: |
|
|
Me desculpe por ter te dasanimado. Mas comprar sementes de acer pela net é meio complicado mesmo.
Aqui em Curitiba tem a loja Obonsai, lá eles tem plantas de qualidade por preços razoáveis.
http://obonsai.com.br/loja/
No canto esquerdo do site tem os departamentos, clique em caducifólia, tanto em bonsai quanto em pré bonsai, vc vai encontrar plantas mais velhas e mudas bem novinhas tb. Eles possuem o acer tridente, acer palmatum deshojo, o acer myasama e o acer palmatum atropurpureum (esse é o que fica com as folhas permanentemente vermelhas se esposto ao sol constantemente). Para climas mais quentes eu recomendo o acer tridente.
Olha, depois da minha primeira tentativa frustrada de compra de sementes de acer eu nunca mais comprei. Tem esse site, eles possuem uma razoável variedade de espécies. Não deixe de tirar suas dúvidas com eles sobre a qualidade das sementes se vc for comprar.
http://ilhabonsai.com.br/index.php?cPath=58&osCsid=e81003383d4e8453d3b101879797701b
Eu acredito q com o clima de onde vc mora as folhas não ficam vermelhas no outono né?! Então se vc quiser ver a cor vermelha nas folhas o mais recomendado é o atropurpureum, q por sinal não é a variedade q eu goste de recomendar, pois ele não aceita tão bem as técnicas de bonsai como as outras. O acer palmatum deshojo quando as folhas nascem são de um vermelho bem bonito e ficam verdes quando maduras.
Aqui no fórum tem uma lugar para espécies, no site da bonsaikai tb tem várias espécies.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewforum.php?f=25
http://bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados.htm
Muita gente posta aqui no fórum sobre jabuticabas, dê uma lida nos tópicos, vc vai encontrar muito material. A melhor época para fazer o yamadori (retirar uma muda da natureza) é na final da inverno começo da primavera. Jabuticabeiras quando bem trabalhas dão bonsai lindos, veja algumas fotos no google.
Vou mandar o link dos vendedores por mp
Abraço. _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)
"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 12:56 am Assunto: |
|
|
Lorencini..
Estou montando um blog para iniciantes...
Se quiser dar uma olhadinha.. acho que vai te ajudar bastante..
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
lorencini

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 8:56 am Assunto: |
|
|
rapaz, bacana esse site que me indicou "o bonsai", vou até comprar alguma coisa
então, eu comprei sementes desse IlhaBonsai mesmo!
vou ve se descubro mais sobre a jabuticabeira ainda essa semana,
falando de maneira bruta e resumida, oq ja sei a respeito é simplesmente cortar um galho com cerca de 40cm, colocar 15cm pra dentro da terra e esperar os brotos crescerem rsrsrs
não sei como ficam a coloração das folhas por aqui, esse mês tem chuvido chuvido bastante, quase não apareceu o sol ainda. mas, fora a época de chuva e o inverno, aqui parece ser verão o resto do ano kkkkkk |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 12:03 pm Assunto: |
|
|
Então, eu tb sou principiante, comecei no inicio do ano passado. Eu tinha muitas dúvidas, e procurei saná-las lendo muito! É o que eu sugiro a vc!
LEIA MUITO!!! Aqui no fórum tem muita coisa boa, veja muitos tópicos, volte muitas páginas, nas postagens mais antigas tem muita coisa boa tb. Vc vai ver q vai aprender muito. Antes de ter uma planta vc tem que saber pelo menos mantê-la viva, saber as necessidades básicas dela! E acredite, é uma dificuldade de muitos iniciantes.
O dono do fórum está vendendo um livro para iniciantes, eu aconselho vc a comprar tb, eu to louco pra comprar um tb.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16980
Abraço, precisando é só "chamar"! _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)
|
|
 |
lorencini

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 1:55 pm Assunto: |
|
|
rapaz, quando o livro virar filme eu assisto!!
não sou muito fã de leitura!! kkkkkk
vou comprar alguma coisa no site que me indicou!!
só to em duvida entre bonsai e pré-bonsai, e também entre espécies!!
qual vc acha melhor para começar?
valeu, abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 3:07 pm Assunto: |
|
|
Bom, vc pode perceber que em pré bonsai as plantas estão mais para mudas. Em bonsai estão mais para pré bonsai, são plantas com o básico de condução e vc teria um bom trabalho para transformá-las em bonsai, o q é ótimo! Pq comprar uma planta pronta é meio sem graça.
Eu não sei se vc já está decidido a começar com acer, mas o melhor para principiantes são caliandras, ulmos, ficus, pitangueiras, serissas...
São mais fáceis na condução, crescem rápido e são menos exigentes do que os aceres.
É um pouco desapontador que vc não goste de ler, muito conhecimento sobre essa arte se consegue assim. Então tente fazer algum curso, tente contatar o pessoal ai do ES pra ver se alguem cohece algum.
Abraço. _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)
|
|
 |
lorencini

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 3:52 pm Assunto: |
|
|
Carlos Guilherme escreveu: | Bom, vc pode perceber que em pré bonsai as plantas estão mais para mudas. Em bonsai estão mais para pré bonsai, são plantas com o básico de condução e vc teria um bom trabalho para transformá-las em bonsai, o q é ótimo! Pq comprar uma planta pronta é meio sem graça.
Eu não sei se vc já está decidido a começar com acer, mas o melhor para principiantes são caliandras, ulmos, ficus, pitangueiras, serissas...
São mais fáceis na condução, crescem rápido e são menos exigentes do que os aceres.
É um pouco desapontador que vc não goste de ler, muito conhecimento sobre essa arte se consegue assim. Então tente fazer algum curso, tente contatar o pessoal ai do ES pra ver se alguem cohece algum.
Abraço. |
não que eu não goste de ler, não tenho tempo mesmo, trabalho no comércio de segunda a sabado, e a noite e nos fds trabalho em casa com artesanato em MDF
já estou decidido para esse fds estar indo a roça, vou ve se consigo fazer uma estaquia com jabuticabeira e uma alporquia com caliandra!
analisando detalhadamente umas fotos de caliandra pude perceber que ela é aquela famosa "dormideira" que costumava ver muito na minha infância, ficaba colocando os dedos em suas folhas para elas fecharem rsrs
então lembrei que lá na roça tem aos montes, vou procurar e trazer esse fds tb junto da jabuticabeira
já o acer eu vou deixar para ver oq fazer quando aquelas sementes chegarem!!
vou procurar aqui na cidade se acho aquele enraizador Tiamina, pelo que vi ele é muito bom para essas duas práticas que pretendo fazer.
só não sei como aplica-lo... vc sabe? eu o espalho sob a terra ou no buraco onde irá a planta? rs |
|
|
 |
lorencini

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 4:06 pm Assunto: |
|
|
ou talvez não faça alporquia na caliandra, pelo que vi eu teria que retira-la da natureza, e não pretendo isso. será que ela pega por estaquia também? |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 5:15 pm Assunto: |
|
|
Lorencini..
Caliandra de estaquia pega fácil fácil.....
já tentei por aqui e pegam todas... é só fazer na areia grossa que dá certo..
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 6:51 pm Assunto: |
|
|
Como o amigo Mcdonald disse, pega fácil por estacas.
Mas por alporque tb, e vc pode fazer alporque em troncos mais grosso, demora em torno de uns 60 dias pra enraizar nessa época do ano, na primavera é mais rápido.
É muito difícil fazer uma estaca de jabuticaba enraizar, no alporque tb. Então é mais fácil comprar uma muda ou fazer um yamadori.
A dormideira e a caliandra são plantas diferentes, resumidamente, a dormideira fecha os foliolos (acredito ser esse o nome) assim que a gente toca nela, na caliandra não! A caliandra fecha as folhas se estiver em estresse (falta d'água, muito sol, essas coisas) e de noite.
Tiamina em qualquer farmacia tem, peça pelo Bernerva (cloridrato de tiamina) 300mg, vem 30 comprimidos na caixa, eu paguei 15 reais. Pra usar é só dissolver cada comprimido em 750 ml de água. Vc deixa a planta ou as estacas de molho por uns 20 minutos, e depois usa para regar o substrato onde vc for plantar as estacas.
(Johann Goethe)
|
|
 |
lorencini

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 11:38 pm Assunto: |
|
|
rapaz, oq eu não queria era tirar a onça do bolso, mas pelo visto não vai ter jeito...
se o tempo der uma melhorada vou a um horto sabado a tarde....
estou pensando em comprar esses dois, oq acha?
caliandra vermelha
Ulmus
mesmo assim ainda não desisti do jabuticabeiro! rsrsrs
valeu a força |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 10:57 am Assunto: |
|
|
Ulmus é uma planta muito boa de se trabalhar, mas este da foto está com o tronco muito reto e a copa muito alta. Se fosse para comprar eu não escolheria esta. Mas depende do valor. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|