Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
danielrapatrick

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 9 Localização: Nova Lima-MG
|
Enviada: Ter Set 27, 2011 6:09 pm Assunto: Ficus Boni, o que fazer? |
|
|
Pessoal peguei esse Ficus Boni na casa da minha mãe e ao que me parece esle sugere um bom bonsai.
Em primeiro lugar gostaria de saber se começo transplantando ou se já faço alguma poda. A transplante me parece mais necessário pois esta planta está no vaso há um bom tempo (com certeza mais que 2 anos).
Bem, depois de transplantada, gostaria de saber quanto tempo terei que esperar para fazer a aramagem e as podas necessárias.
Gostaria de receber sugestão de como proceder no estilo. A princípio pensei em dois estilos 1 - Cascata: Viraria a planta em um vaso, deixaria o ápice e iria moldando-o de acordo com o estilo.
2- Faria o estilo Shakan, cortaria o ápice e iria moldando os galos 1.1 e 1.2.
OBS: Se precisarem de mais fotos posso tirar, mas penso que este vista é a mais bonita planta então dei mais atenção à lea. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Set 27, 2011 6:29 pm Assunto: |
|
|
Tive a seguinte visão: (desculpa a projeção tosca mas é que estou com pressa...)
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
danielrapatrick

|
Enviada: Qua Set 28, 2011 10:06 am Assunto: |
|
|
boa a idéia, acho que vou fazer uma alporquia neste galho maior para aproveitá-lo! |
|
|
 |
Raoni Moraes 2.o PASSO

Registrado: 26/11/09 Idade: 38 Mensagens: 239 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Qua Set 28, 2011 1:12 pm Assunto: |
|
|
ótima projeção... vai ficar muito bacana! |
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Qui Set 29, 2011 2:55 pm Assunto: |
|
|
Olá Daniel!
Respeitando a projeção do nosso respeitoso nikkei, fiz uma outra projeção de sua planta.
Não sei se a estética é natural, más a vi desta maneira.
Não repare é apenas uma humilde projeção de um iniciante na arte.
Abraços! [url][/url] |
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Qui Set 29, 2011 2:57 pm Assunto: |
|
|
Desculpe-me, esqueci de dizer que também fiz uma projeção de seu nebari. |
|
|
 |
danielrapatrick

|
Enviada: Ter Out 04, 2011 5:40 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pessoal! |
|
|
 |
danielrapatrick

|
Enviada: Seg Nov 12, 2012 3:22 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, como fiquei sem tempo, acabei não mexendo nessa planta. Ela continua da mesma forma. Gostei da projeção do nikkei, mas gostaria de ter mais sugestões no que fazer com ela. |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Nov 12, 2012 7:27 pm Assunto: |
|
|
Bom Daniel, ja fiquei feliz pois vejo que minha visao esta evoluindo, pois antes de ver a projeçao do Nikkei 100 tive esta mesma visao e que creio que seja a melhor a seguir, no entanto como pediu mais uma ideia tentei desenvolver uma que te dará trabalho mas que tambem pode ficar legal, bom espero que goste nao sou bom em desenhos mas foi o que deu pra fazer , Abraços Irmao!
 _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
danielrapatrick

|
Enviada: Seg Nov 12, 2012 7:33 pm Assunto: |
|
|
Observando bem a proposta do Nikkei, vi que seria necessário eu entortar mais o tronco dessa planta, para que o mesmo fique direito dentro do vaso, ou estou errado?
Se for entortar, não corre o risco de quebrar? Já vi diversas pessoas falando que essa espécie de Ficus quebra muito fácil! |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Nov 12, 2012 10:23 pm Assunto: |
|
|
Acho que está planta precisa de sossego, um bom programa de adubação e esperar por brotações, tendo as brotações fica mais fácil projetar.
A posição do tronco atual me agrada, uma copa rala e larga com estas curvas ficaria bonito. Tipos as árvores africanas...  _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
danielrapatrick

|
Enviada: Ter Nov 13, 2012 1:41 pm Assunto: |
|
|
O que é melhor fazer no momento?
1- adubo mantendo no vaso e vou podando ramos. transplante na próxima primavera?
2- faço o transplate e espero o outono para adubar e inverno pra fazer uma poda estrutural ? |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Nov 13, 2012 8:32 pm Assunto: |
|
|
Olá Daniel!
Qual os adubos que vç dispõe?
Vç falou que ela está à uns dois anos neste vaso com a mesma terra...?
Eu não faria o transplante dela este ano, pelo fato dela não apresentar um vigor em sua folhagem, isso poderia comprometer o trabalho.
No seu lugar faria algumas adubações periódicas até ao longo do outono, fazendo pequenos intervalos durante o ciclo. De acordo com o vigor que a planta apresentar, poderá fazer a poda de retirada de algum galho visando a redução da altura da planta, aproveitando as brotações novas para continuar o trabalho. Acho que o moyogi é o estilo mais natural para está planta, seguido do hokidashi! até mais _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
danielrapatrick

|
Enviada: Ter Nov 13, 2012 8:51 pm Assunto: |
|
|
Olá, está sim há um bom tempo nesse vaso, provavelmente 2 anos ou um pouco mais, com a mesma terra e sei que minha mãe não o adubou.
Acho então que não vou mexer nele, Vou fazer a adubação.
Pensei em usar farinha de osso, torta de mamona e talvez algum adubo químico. 10-10-10, lógico, fazendo um intervalo entre as adubações e variando, cada hora um tipo de adubo.
Outra coisa, posso fazer uma alporquia nesse ápice atual, enquanto eu faço a adubação? Qual a melhor época para isso.
Desculpe o tanto de pergunta, mas sou iniciante. |
|
|
 |
|