FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acerola - Paulo Maia
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2011 3:28 pm    Assunto: Acerola - Paulo Maia Responder com citação

Pessoal,
após alguns meses só lendo bastante material do fórum, vou começar a pedir a opinião e ajuda de vocês. Lembrem-se que sou um candidato a iniciante. Toda crítica será muito bem recebida. Aqui vai o primeiro projeto.
Vocês acham que devo fazer uma poda drática abaixo da forquilha ou dá para aproveitar alguma coisa?

Ela tem 1 ano e meio e foi para o escorredor a 2 meses.

Editado pela última vez por pmaia em Ter Mar 01, 2011 12:17 pm; num total de 19 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2011 10:56 am    Assunto: Comentem, por favor... Responder com citação

Pessoal, me ajudem. Comentem, por favor...
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2011 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

Pmaia, não tah dando para ver as imagens! Sapos!
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2011 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Mas mesmo assim, acho que ele poderia retirar aquela aresta ali do fundo e podar a pata direita da frente, o que você acha..? Rolling Eyes

... Razz Só pra descontrair um pouco... Laughing

Mas falando sério... pmaia, o Imageshak está meio fora do ar. Você pode tentar postar as fotos no Flickr ou no Facebook, por exemplo.

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2011 9:01 pm    Assunto: Acerola Responder com citação

Guilherme. Quanto a aresta no fundo (se você se refere aquele galho perdido) já retirei. Quanta a pata direita não entendi o que significa. Pode me explicar melhor?
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2011 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe a confusão, estava brincando com a imagem do sapo congelado... Razz
Olha, boas sugestões de locais onde você pode postar fotos são o Facebook, Orkut, Picasa (eu acho), Flickr... Porque, no momento, imagens postadas no Imageshak não estão aparecendo. Eles devem estar com problemas nos servidores...

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2011 8:29 pm    Assunto: Responder com citação

a gente tem q ficar direto (pelo menos uma vez por semana) fazendo login no site do imageshack senao ele nos "bloqueia"

Provérbio Árabe
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2011 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

não sei se é prciso podar abaixo da forquilha, depende do q vc pretende.

o bom é q acerola brota e crsce rapidinho rs

Provérbio Árabe
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2011 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

pmaia, você deve por essa acerola com o escorredor sobre outro recipiente com terra, deixe ela se desenvolver mais.
EX.:

pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2011 10:18 pm    Assunto: Obrigado pelas respostas Responder com citação

FW Maciel, na verdade não tenho nenhum projeto em mente, mas sugestões serão muito bem vindas.

Andre Luiz, não mostei nas fotos, mas ela já está na mamadeira há uma semana. Obrigado pela atenção.
Faugustobr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2011 10:52 am    Assunto: Responder com citação

Se fosse minha, eu deixaria ela se desenvolver por no mínimo mais 2 anos adubando a cada 45 dias, antes de pensar em poda drástica e estilo.

Abraços,

Fábio
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2011 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Faugustobr. Vou seguir seu conselho.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2011 12:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Pmaia, minha sugestão é que vc corte o tronco da direita, uns dois cm acima da forquilha. Com isso, a planta ganha um pouco de movimento e maior conicidade. A conicidade é buscada no bonsai por caracterizar uma posição que indica uma arvore mais velha, como vemos na natureza. Geralmente, a forma conica, base larga que se afunila gradativamente em direção ao topo, deve ser explorada ainda na fase inicial, permitindo uma correção adequada e o desenvolvimento da planta dentro dessa construção. Very Happy

Após cortar, sugiro ainda que o nobre colega coloque um arame grosso, firmemente preso nos orificios no fundo do escorredor, e arame todo o tronco, dando a ele um leve movimento sinuoso, em forma de um "S" alongado. Ao fazer isso, endireite um pouco o tronco, deixando-o numa posição mais ereta, ainda que com o movimento sugerido de sinuosidade leve. Very Happy

Com isso, sua planta ganha estabilidade visual, ficando com uma posição e um movimento de tronco mais interessantes, enquanto cresce e engrossa o tronco. Essa espécie é ótima para cultivo visando formação de um bonsai. Dentro em pouco, voce poderá observar que as raízes capilares começam a sair pelos orificios existentes no fundo do escorredor. Será então momento de fazer uso de uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral cotendo um bom substrato drenante misturado com esterco curtido bovino, no que se usou chamar de "mamadeira". Very Happy

A finalidade desse recurso não é outro senão permitir um correto desenvolvimento da planta, com o engrossamento rapido do tronco, além de facilitar o cultivo. Enquanto essa fase não chega, porém, adiante o expediente adubando bem sua planta. Faça adubação periódica, isto é, repetindo-a a cada 30 dias, com aporte de material orgânico, que pode ser desde esterco curtido até a famosa dobradinha "torta de mamona+farinha de osso". Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2011 2:03 pm    Assunto: Responder com citação

nicky

a galinaça substitui o esterco bovino na mamadeira?

Provérbio Árabe
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2011 2:57 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

FW Maciel, o ideal é usar o esterco bovino, bem curtido. Na falta, pode-se até usar esterco proveniente de galinaceos, mas deve-se cuidar de misturar com terra antes, estando o esterco bem curtido e seco. A proporção da mistura com a terra deve ser de 30% esterco e 70% terra. Esse tipo de adubo é muito forte, ainda que curtido corretamente, podendo prejudicar mais que ajudar no cultivo. Shocked

Agricultores costumam utiliza-lo misturado com palha de arroz queimada ou não, além da terra, para diluir bem. Creio que o preferível, além do bovino, seria o de equinos ou caprinos, sempre mais "leves". Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: