 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ArnaldoVieira

Registrado: 16/11/10 Mensagens: 16 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 10:14 pm Assunto: shimpaku queimando |
|
|
aew galera, eu tava viajando nessas ferias,
ai eu tive qee deixar meu shimpaku na kza do meu primo, eu fui la ensinei para ele como cuidar e talz,
ai todo dia eu ligava para ele, para perguntar cee ele tinha regado o shimpaku.
mas aconteceu, qee ele nao deixou o shimpaku no sol
quando eu peguei o shimpaku ele tava todo queimado, meio estranho,
ai agora eu saio para a escola e deixo ele pegando sol, volto na hora do almoço e tiro ele do sol, depois umas 3 i poko eu volto ele para o sol de novo, mas ele melhora, depois piora de novo, e fica assim
oqee sera qee ta acontecendo???
ele tem 14 anos
tem 2 semanas e poko qee cheguei, e ele sóo fica nisso, melhora e depois piora,
cee alguem tiver alguma dica, eu ficaria GRATO.
muito obrigado pela atençao |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
ArnaldoVieira

Registrado: 16/11/10 Mensagens: 16 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Sex Fev 11, 2011 2:42 pm Assunto: |
|
|
me ensina a colocar foto entao??
por favor
obrigado |
|
Voltar ao topo |
|
 |
ArnaldoVieira

Registrado: 16/11/10 Mensagens: 16 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Sex Fev 11, 2011 2:42 pm Assunto: |
|
|
vlw desde jaa |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Fev 11, 2011 5:10 pm Assunto: bonsai |
|
|
O nobre colega vai desculpar, mas o erro é todo seu. Se o seu primo não colocou a planta ao sol, nada há a fazer. Contudo, ao retomar o cultivo, vc deve então deixar a planta em um local onde ela receba luz e calor solar o dia inteiro, e não ficar nesse tira e bota, que isso apenas prejudica ainda mais a planta.
Essa espécie resiste bem, quando cultivado a pleno sol, pois é uma conifera. A idade não tem nada a ver, o que interessa é o substrato, que deve ser bem drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão, terra granulada. Fora isso, regue ao menos uma vez ao dia, sempre ao final da tarde, molhando apenas o suficiente para o solo ficar ligeiramente umido, sem encharcar demais.
Com o tempo, sua planta poderá recuperar alguma coisa. Certamente, poderá tambem queimar e secar algumas acículas, ou parte de um galho. Se isso acontecer, deixe secar bem e passe as pontas dos dedos, retirando o material seco. Nada a fazer para impedir ou controlar isso, é próprio da espécie.
Converse tambem com seu primo e veja como ele fazia a rega. É comum, pessoas não habituadas a lidar com essa espécie, regarem com mangueira, sem esperar a agua retida no interior da mangueira escorrer bem antes de dirigir o jato de agua para a planta. Com isso, a agua que estava na mangueira, se a mangueira pegou sol, ficou um pouco quente, ocasionando então uma "queima" nas acículas da planta.
Se a rega não foi com mangueira, veja como é que ele procedia, então. Se usou regador, a agua deve ter sido coletada diretamente na torneira, antes de molhar a planta. Na torneira, no encanamento, ela tambem aquece, se tiver havido sol o bastante para isso. Então, ao passar da torneira para o regador, deve-se evitar o primeiro jato, aguardando um pouco antes de encher o regador e promover a aspersão.
Por ultimo: veja se seu primo irrigou as acículas ou molhou apenas o solo. É importante fazer corretamente a rega nas coníferas: molhamos apenas o solo, não precisa molhar a planta toda. Isso pode ter acarretado algum transtorno estressante para a planta. Aliado ao fato de que voce não a deixa no sol pleno diretamente, ficando nesse expoe e guarda, a planta não tem chance de recuperar-se adequadamente.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
ArnaldoVieira

Registrado: 16/11/10 Mensagens: 16 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Sáb Fev 12, 2011 1:05 am Assunto: |
|
|
vlw nick,
tipo, eu dei 1 regador para ele, e pedi para ele deixar a agua correr 1 pouco antes de colocar no regador, justamente por causa do calor,
ai vocee me aconcelha aá deixar ele no sol de meio dia???
ou fazer igual eu to fazendo??
obrigado desde jaa |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Fev 12, 2011 1:25 am Assunto: |
|
|
Isso mesmo Arnaldo.. o Nick aconselha a deixar o dia todo no sol. Elas precisam disso. Tenho uma e falo por experiência própria.
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Fev 12, 2011 7:49 am Assunto: bonsai |
|
|
Há muito tempo que cultivo minhas plantas sob bancadas de concreto apoiadas em pilares de tijolos, a pleno sol. Veja meus juniperos e pinheiros:
Apenas os mini bonsai e mame são cultivados em área mais protegida, sendo que os cubro com um sombrite retrátil apenas na parte da tarde, quando o sol está mais forte. Isso por que os vasinhos contém pouco substrato, secando muito rapidamente. Como minha rega é apenas uma vez ao dia, sempre ao final da tarde, esse tipo de cultivo ficaria muito prejudicado se os expusesse totalmente:
As plantas que requerem meia sombra, ficam em locais onde recebem apenas o sol fraco da manhã, como as minhas azaleas e rododendros. O resto, é sob o sol escaldante que temos aqui no planalto central.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Fev 13, 2011 10:37 am Assunto: |
|
|
Que show seu viveiro Nick....
Moro em apartamento e minhas plantas ficam no quintal da casa da minha mãe que não é muito grande. Daqui alguns anos estarei comprando uma pequena chácara e quem sabe montar um viveiro parecido. Hehehehe...
Parabéns e muito boa sorte.
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 12:19 pm Assunto: bonsai |
|
|
Mc, minha brita atualmente é para reduzir a quantidade de material, principalmente sobre as bancadas. No final do ano passado, consegui vender muitas mudas e plantar outras tantas, mas ainda falta muita coisa para alcançar uma boa proporção com que trabalhar mais folgadamente.
Se pudesse retroceder no tempo, teria aceito um ótimo conselho que recebi do grande amigo bonsaista Glauco Felix: escolher uma espécie somente com que trabalhar, e ficar apenas nela. Atualmente, tenho uma quantidade muito grande de diversas espécies, o que acaba por difultar meu trabalho de cultivo. Se tivesse escolhido, estaria cultivando apenas ACER TRIDENTE, ou burgerianum, que é o melhor na minha humilde opinião.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|