|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Máikal

|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 1:32 pm Assunto: Escolha de um novo vaso |
|
|
Oi pessoal, venho pedir ajuda na escolha de um novo vaso para o meu bonsai de jurema.
 |
|
|
 |
Máikal

|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 9:24 pm Assunto: vaso izumi |
|
|
Será que um vaso redondo como esse ficaria bem nesse bonsai?
ou ficaria melhor um vaso nesse formato?
mas o que eu mais gostei foi esse vaso sami
 |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 9:51 pm Assunto: |
|
|
Olá Máikal ! tambem sou principiante ,mas se fosse minha esta planta eu optaria por um redondo ou oval com borda baixa, parabéns pelo seu belo exemplar ,muito bem encaminhada sua planta.....
abraço.......  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
Máikal

|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 10:19 pm Assunto: |
|
|
Valeu Becker pela opinião, também gostei bastante desse último vaso redondo, só tenho medo de transplantar e no final não combinar. Isso por falta de experiência. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 8:55 am Assunto: |
|
|
Sua planta está bonita, e tem um tronco mais fino e delicado.
Não sei a dimensão exata deste vaso, mas me parece um pouco fundo...
eu pensaria num mais raso, com altura próximo a espessura do tronco, mais delicado.
Imagina como estão as raízes da sua planta?
Mas também sou principiante..
Veja esta caliandra, parecida com a sua
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Máikal

|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 11:30 am Assunto: Valeu pela dica Nikkei 100 |
|
|
Vou procurar um vaso raso e redondo para ela. Acho que vai ficar legal. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 12:35 pm Assunto: |
|
|
Pense também que se mantiver num vaso um pouco maior do que um vaso definitivo pode permitir que melhore o sistema radicular e a copa também. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 1:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
Uma das maiores dificuldades que nós, bonsaistas, enfrentamos é conseguir ajustar o crescimento e desenvolvimento de nossas plantas a espaços cada vez menores, até obtermos o condicionamento ideal. Acredito que o nobre colega, com sua planta, atingiu esse ponto. O importante, agora, mais que colocar num vaso qualquer, é manter essa condição.
Eu costumo responder aos leigos que perguntam sobre como é possível cultivar uma arvore dentro de um vaso diminuto, que o vaso é na verdade um delimitador de crescimento, impedindo, com suas medidas diminutas, que as raízes da planta se expandam por demais, ocasionando com isso um desenvolvimento não pretendido na planta.
Ao considerarmos o vaso de bonsai sob esse aspecto, devemos ter em mente que, para reenvasarmos um bonsai, o vaso deve ser criteriosamente escolhido dentro das mesmas condições e especificações do recipiente anterior, ou, então, para menos ou para mais, dependendo do que iremos pretender para o nosso bonsai.
No caso da sua planta, considero que ela apresenta-se saudável, bem proporcionada e estabilizada o bastante para continuar onde está, ou então, ser reenvasada em um recipiente mais adequado ao aumento no volume de suas raízes capilares, com o fito de, dessa forma, melhorar o aspecto visual e estético atual, aprimorando a densificação, que dessa forma poderá ser melhorada significativamente.
Por isso, como sugestão, acredito que o melhor tipo de recipiente para sua planta não seja um vaso redondo, mas sim um vaso retangular, como o modelo abaixo:
Ou, então, um vaso oval, com caracteristicas semelhantes ao retangular, quanto à altura e espaço interno:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Máikal

|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 2:22 pm Assunto: Obrigado |
|
|
Valeu nickyfury pela explicação e dicas, assim que encontrar um vaso que eu goste eu posto aqui pra galera. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|