FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tuia de 22 anos, esta piorando ajudem por favor, urgente!!!
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 2:23 pm    Assunto: Tuia de 22 anos, esta piorando ajudem por favor, urgente!!! Responder com citação

Rescentemente adquiri uma tuia jacaré de 22 anos muito bonita, depois posto fotos, o que acontece é que ela acabou perdendo a silhueta, neste ultimo mês passado pois as folhas da ponta dos galhos
cresceram muito pela brotação do verão.

1º Posso fazer uma poda de manutenção agora?? antes do outono?? pensei fazer ela agora pra acertar a silhueta e pra estimular a brotação atrás pois os ramos estão ficando cheios nas pontas devido esse crescimento novo e como as folhas de tras estão queimadas do verão, a minha idéia é tirar as queimadas e podar um pouco os brotos novos ficando apenas poucas folhas na ponta dos ramos.

2º Como se poda esse tipo de folha, com tesoura né?

Qual a sua opnião!!!!


Editado pela última vez por gustavomartins em Seg Jul 11, 2011 2:04 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/08/10
Idade: 41
Mensagens: 209
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 3:32 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo, vamos aguardar as fotos pra te ajudar melhor Wink
_________________
De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 4:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Gustavo!

Sugiro, como vc disse, tirar todas as folhas queimadas. Para incentivar brotação anterior, pode todas as ponteiras. A época já está quase passando mas, como ainda deve fazer calor, creio que ainda dá.
Pode cortar com tesoura.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 1:33 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Olá Gustavo!

Sugiro, como vc disse, tirar todas as folhas queimadas. Para incentivar brotação anterior, pode todas as ponteiras. A época já está quase passando mas, como ainda deve fazer calor, creio que ainda dá.
Pode cortar com tesoura.

abraço



Obrigado!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2011 7:18 pm    Assunto: Estou tendo problemas Responder com citação

Pessoal a poda foi feita no fim do verão, acabei podando bem mais do que imaginava, inclusive podei um galho grosso, usei tesoura e tive as pontas das agulhas amareladas.

Até ai tudo bem, entramos no outuno e a massa foliar praticamente não aumentou, e um lado da arvore recebia sol direto, este lado percebi que estava amarelando um pouco entao entramos agora no inverno e vejo que as folhas amarelas vem aumentando, o local onde ela esta é o mesmo e agora praticamente nao pega sol direto, o solo esta com a drenagem bem deficiente e estou muito preocupado.

No momento tenho muitas duvidas, dizem que a tuia procumbens precisa de muito sol e no meu caso eu percebi q a parte que estava com sol direto amarelava mais, estava pensando em esperar o fim do inverno e fazer uma troca de vaso, sem poda de raiz para nao mecher no bolo mas depois que percebi o quanto a drenagem esta ruim ja estou mundando de ideai, agora o que será que esta fazendo as folhas amarelarem???? será que neste estado a troca de vaso com poda de raizes pode matar a arvore de vez???? o solo com pouca drenagem pode esta amarelando as folhas? devo colocar no sol direto??? o que devo fazer??? Shocked Shocked
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2011 8:13 pm    Assunto: fotos Responder com citação

Pessoal segue fotos Sad





depois de alguns meses








Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2011 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo, pelo pouco que percebi, o problema está no substrato. Compactado e, talvez, muito úmido já que vc mesmo disse que a drenagem não é boa.
Como todo Junípero, o jacaré precisa de excelente drenagem.
Como a planta está debilitada, já tem até ramo morto, sugiro fazer uma falso transplante.
Retire deste vaso sem mexer nas raízes e plante num vaso maior, com pedregulho no fundo, depois areia grossa, coloque a planta e mais areia ao redor.
Pouca rega e o máximo de sol que puder.
Não adube.


abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2011 8:37 am    Assunto: ajuda Responder com citação

Então pelo que entendi o solo úmido demais pode acarretar o amarelamento das folhas, eu achava que só o sol poderia fazer isso, a minha região é de clima seco e quente, ainda não consegui achar o ponto ideal, já perdi bonsais regando bastante no verão e já perdi tb no inverno mesmo com pouca rega, não posso perder esse tb, se tiver mais alguma sugestão pode me passar.

Vou colocar ela em uma bacia o mais rápido possível e tirar o osmocote e o pouco de adubo que coloquei outro dia no canto, ( 4-14-8 ) eu acho q ela piorou depois que coloquei este adubo a uns 15 dias, o mais difícil é colocar no sol pois moro em apartamento e nesta época do ano o sol não pega em nenhum lugar, estou pensando em levar na casa de meus pais mas é ruim fiar longe da arvore quando ela precisa de cuidados e acompanhamento constante. logo posto fotos de como ficou na bacia.
obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2011 9:23 am    Assunto: Responder com citação

Olá Gustavo,

Assim cm mencionou o amigo Élio, o substrato drenante é de suma importância p/ sua planta e cm vc mencionou que perdeu plantas por regas inadequadas, ou seja, regas demasiadas em um solo que se enxarca mata a planta sim, pois espécies cm juniperos e pinheiros são coniferas e morrem de de baixo p/ cima e de dentro p/ fora, assim qdo vc menos espera a planta está morta, mesmo apresentando bom aspecto externo ela já pode estar morta há algum tempo e vc só perceberá qdo os sinais de dentro começarem a se apresentar na parte externa.

Se o substrato estiver adequado, ou seja, bem drenante os problemas de rega em excesso ñ acontecerão, pois toda a água da rega em excesso irá escorrer pelos furos do fundo do vaso e só ficará a umidade que o solo relamente precisa e consegue segurar, assim sendo ñ ficará nem demais, nem de menos, porém na época do verão principalmente a rega deve ser mais constante, pois um solo mais drenante tende a secar mais rápido.

Elimine sim o adubo e só volte a adubar qdo perceber que a planta está saudável. É difícil ficar longe da planta, mas no seu caso é o único remédio se ñ pega sol em sua residência.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2011 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal tenho alguns substratos e uma bacia grande, no caso da bacia pretendo fazer vários furos no fundo com um soldador de estanho, sobre o substrato qual vcs indicam??? ou qual mistura????
Segue fotos da bacia que é de plástico e dos tipos de substrato.
Aguardo opniões

Caco de telha triturado/////////Terra Grossa/////////Cascalho de Rio Médio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2011 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo, põe 1/3 de cada e manda bala!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2011 3:29 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui só para desejar boa sote!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2011 3:55 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado!!!! em outro fórum sugeriram que pode ser ácaro, alguém acha que é possível??? eu borrifei rescentemente com óleo mineral para matar algumas conchonilhas brancas que hávia na árvore, notei que no mesmo dia, as folhas verde ficaram mais verdes e as amarelas mais amarelas.
Acabei com a praga.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2011 8:25 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo, para saber se é ácaro, coloque uma folha de papel branco embaixo do galho e bata levemente com a mão. Se aparecer na folhas minúsculos bichinhos se mexendo...............é o mardito!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 8:42 am    Assunto: Responder com citação

Vou fazer o teste hoje!!!
Segue fotos agora depois do "repote"

Estou procurando um lugar com sol pelo menos da manhã, pretendo tirar uma foto por dia e enviar a evolução no fórum constantemente.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil