FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori de Jabuticabeira Híbrida
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Flavio Francisco
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2010 10:35 am    Assunto: Yamadori de Jabuticabeira Híbrida Responder com citação

Comprei esta jabuticabeira, que estava plantada num barril, e anteriormente foi retirada da terra. Não tive que cortar a raíz pivodante desta vez. Só as laterais, e por não ter cortado muitas raízes decidi colocar neste vaso. Lavei as raízes, retirando quase que completamente o solo anterior, que estava compactado.
O problema desta planta é que 1 dia após a retirada, o caule descascou demais próximo à base, onde antes havia terra. Isso nunca aconteceu com outras jabus. Seria desidratação? Ou é algo normal?
Também estou na dúvida se devo cortar ou não aquele tronco mais curto do meio e deixar apenas 1 ápice com a bifurcação e assim melhorar a conicidade.
O musgo na superfície ajuda ou atrapalha neste momento de recuperação?
Mas a preocupação agora é em manter a planta viva. Vou manter na sombra até iniciar brotação, e regar com vitamina 1 vez por semana.

Medidas:
Altura: 38 cm
Base: 8 cm
Vaso 32 cm

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
André dos Santos Guimarãe
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2010 10:42 am    Assunto: Responder com citação

Muita sombra não. Da só uma olhada nesse post do NickFuri http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16770 Fala bem dessa espécie e sobre essa questão do sol.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2010 12:19 pm    Assunto: Responder com citação

Nosso experiente Nick recomenda deixar no sol e sem precisar adicionar tiamina nas regas futuras. O musgo em geral não tem problema, só que ele diminui a passagem da água ao regar a planta.
Agora eu deixaria como está, aguarde as brotações e depois escolhe os galhos que permanecerão. Very Happy
Flavio Francisco
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2010 2:05 pm    Assunto: Responder com citação

Então devo colocar a planta ao sol, certo.
Mesmo neste caso, que foi trocada toda a terra anterior?
Tenho 2 opcoes aqui. Ou no parapeito com sol até as 10h, mas com muitos ventos, ou dentro do ap, perto da janela, com sol depois das 16 h.
Nesta última opção, o vaso de ceramica esquenta bastante, nao prejudicaria as raízes?
Gustavo Gonçalves
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2010 12:53 am    Assunto: Responder com citação

flavio, muito bacana as medidas da jabu..e ela ser hibrida.

Se minha retiraria um pouco do musgo para deixar a terra ''respirar'' melhor Very Happy

As duas opçoes sao validas, porem me agrada a primeira, de deixar no sol até as 10.Laughing

E a respeito do descascar da base acho que é normal, as minhas tambem estao descascando agora.

(me corrijam se falei besteira) Embarassed

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 01, 2011 10:24 am    Assunto: Responder com citação

Exemplar muito bom você tem. Para brotações e começar a ramificar não seria a bom colocar agora no vaso pois o processo demora mais.
Flavio Francisco
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 1:31 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que vou colocar ao sol, da manhã, mesmo com muito vento aqui.
Ainda não coloquei porque foi retirado todo o solo anterior, achei que seria um risco pra planta, tomar sol, chuva e ventos fortes.
Sempre ouvi dizer que jabuticabeira não suporta ventos fortes, pior ainda após um transplante... não sei.
E pra piorar, este período de chuvas, dentro de casa, pelo menos, tenho como controlar a quantidade de água.
Mas estou na dúvida e acho que vou colocar pra fora mesmo antes das brotações e ver o que acontece.
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 4:03 pm    Assunto: Responder com citação

Põe no sol. Por conta do vento no parapeito da janela vc vai ter que cuidar mais na rega mas não é nada demais...

Quanto a descamação do tronco, não esquenta, isso é normal em toda jabuticaba. Quando elas crescem e engrossam elas soltam a casca, não se preocupe.

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 7:12 pm    Assunto: Responder com citação

Mas essa coisa de expor ao sol vale para todas as plantas ou isso é uma particularidade das jabuticabeiras? vlw
Flavio Francisco
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 20, 2011 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

A recuperação desta planta está sendo fantástica. Melhor do que os outros 5 yamadores que já fiz até hoje e que deixei na sombra por um longo período após ser podada. Esta não, assim que iniciou os primeiros brotos, já coloquei ao sol. Folhas pequenas, e resistindo bem ao sol das 8 as 14 horas.
Creio que o melhor a fazer, como disse o NickFuri, é colocar ao sol assim que for envasada.
Mas estou tendo problemas sérios com queimadura nas folhas dos yamadores que ficaram por muito tempo na sombra e que tem folhas grandes. Não sei como solucionar. Talvez na desfolha isto melhore. Retirei estas do sol, e coloquei no sombrite por medo de perder as plantas.

Como deve ser feita a próxima poda neste jabu?
Podar no primeiro ou segundo par de folhas de todos os galhos?
Ou podar ja com a triangulação, deixando os galhos de baixo maiores?
Qual o tempo ideal para recuperação. Lembrando que nao foi feita a poda na raíz pivodante, só nas laterais, mais grossas.

Uploaded with ImageShack.us
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2011 12:24 am    Assunto: Responder com citação

deixa estes brotos fortalecerem e engrossarem mais... daqui uns 8 meses vc procede com uma desfolha nela
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: