FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

KAEDE
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2011 11:25 am    Assunto: KAEDE Responder com citação

ola a todos

gostaria da ajuda dos amigos foristas que entendem desta especie em particular , gostaria de saber melhor epoca para podas transplantes e etc..pois nao sei nada sobre ela... oq acham a estrutura dela e oq fazer para melhorar ....essa planta foi um presente do nobre amigo nicky ...

Idea

ela esta em uma bacia que ja esta bem antiga e esta apodrecida pelo tempo sera que posso passar ela pra um outra agora?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2011 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

Black, belo presente do amigo Nicky.
E a condução até aqui está de acordo. Esta planta tem bom futuro. Vou me abster de opinar sobre o que fazer devido a grande diferença climática daqui do sul, para Goiás. Vejo que ela está com nova brotação, enquanto por aqui os áceres estão amarelando e perdendo as folhas voltando a brotar somente em agosto/setembro. Então creio que o amigo Nicky que também é daí, terá as melhores instruções.

abraço
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 11:31 am    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Black, belo presente do amigo Nicky.
E a condução até aqui está de acordo. Esta planta tem bom futuro. Vou me abster de opinar sobre o que fazer devido a grande diferença climática daqui do sul, para Goiás. Vejo que ela está com nova brotação, enquanto por aqui os áceres estão amarelando e perdendo as folhas voltando a brotar somente em agosto/setembro. Então creio que o amigo Nicky que também é daí, terá as melhores instruções.

abraço

ola Elio

e verdade ela ja tem um tronco com um bom movimento...o estilo moyogi esta bem evidente...mas tenho duvidas quanto podas e tal...
vou ficar no aguardo por mais informaçoes... Wink
obrigado amigo
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 12:40 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhado seu tópico
eu também ganhei um mais foi do Marcio Celestino...
E to meio pedido também....
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 7:52 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Black, meu caro amigo, esqueci de informar esse pequeno detalhe: não devemos, nunca, reenvasar no outono ou inverno. Aguarde a primavera, época mais adequada para realizar o transplanta, sem risco de perda, ok? No inverno, ou mesmo um pouco antes, vc pode realizar uma desfollha completa, caso seja necessário, sempre lembrando que isso deve ser feito por etapas, nunca na planta inteira de uma vez só. Exceto, claro, em raros casos em que isso seja necessário.

Essa planta, como bem frisou o nobre amigo Elio, possui um encaminhamento no estilo Moyogi, mas nada obsta que vc, caso queira, resolva refazer todo o trabalho e lançar outro tipo de estilização, ou mesmo realizar uns dois ou tres alporques, reduzindo o material em tres plantas menores, para formar lindos shohin. Essa possibilidade, aliás, é a que eu estava planejando fazer nessa planta. Mas isso, tambem, só pode ser feito na primavera, nunca antes. Formar um bonsai com esse material, lamento dizer, é algo demorado. Voce terá que formar, primeiro, novas mudas, com os galhos finos que podar, para usá-los como galhos de enxerto.

Por isso a opção de formar tres novas plantas, via alporquia, me pareceu melhor, pois com a redução, fica mais fácil construir uma estrutura aerea razoável, além de ganhar um ótimo nebari. Sugiro que vc pense nessa possibilidade, ao invés de tentar trabalhar com a planta grande. Um abraço.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 10:07 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Black, meu caro amigo, esqueci de informar esse pequeno detalhe: não devemos, nunca, reenvasar no outono ou inverno. Aguarde a primavera, época mais adequada para realizar o transplanta, sem risco de perda, ok? No inverno, ou mesmo um pouco antes, vc pode realizar uma desfollha completa, caso seja necessário, sempre lembrando que isso deve ser feito por etapas, nunca na planta inteira de uma vez só. Exceto, claro, em raros casos em que isso seja necessário.

Essa planta, como bem frisou o nobre amigo Elio, possui um encaminhamento no estilo Moyogi, mas nada obsta que vc, caso queira, resolva refazer todo o trabalho e lançar outro tipo de estilização, ou mesmo realizar uns dois ou tres alporques, reduzindo o material em tres plantas menores, para formar lindos shohin. Essa possibilidade, aliás, é a que eu estava planejando fazer nessa planta. Mas isso, tambem, só pode ser feito na primavera, nunca antes. Formar um bonsai com esse material, lamento dizer, é algo demorado. Voce terá que formar, primeiro, novas mudas, com os galhos finos que podar, para usá-los como galhos de enxerto.

Por isso a opção de formar tres novas plantas, via alporquia, me pareceu melhor, pois com a redução, fica mais fácil construir uma estrutura aerea razoável, além de ganhar um ótimo nebari. Sugiro que vc pense nessa possibilidade, ao invés de tentar trabalhar com a planta grande. Um abraço.

VALEW POR TODAS AS DICAS MEU AMIGO LUIZ VOU SEGUI LAS AQUI E ESTUDAR MAIS SOBRE ESSA ESPECIE QUE E PRA MIM UMA DAS MAIS BONITAS NO MUNDO DO BONSAI....

ABRIGADO MEU BROTHER...
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Leandro Ferraz escreveu:
Acompanhado seu tópico
eu também ganhei um mais foi do Marcio Celestino...
E to meio pedido também....

AI VAMOS NAS DICAS DO AMIGO NICKY ...DEPOIS POSTA A SUA PLANTA AI CARA...
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2011 9:42 am    Assunto: Responder com citação

a minha é um BBzinho ainda.
eu sem saber fiz um falso transplante no final de março, ele estava em um vazo pequeno ai mudei para um escorredor pelo visto ele gostou pq as raizes ja estão saindo por baixo em menos de um mes.

Nickyfury... me tira algumas duvidas...
Qual é a melhor época para fazer estacas?
e se tem algum segredo para enraizar?

Desculpa usar seu topico BLACKNEEDLES para tirar minhas duvidas.
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: