FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

NOVA VISITA AO AMIGO EMANUEL
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 12:43 pm    Assunto: NOVA VISITA AO AMIGO EMANUEL Responder com citação

Caros amigos,

Ontem eu e o Ricardo fomos visitar o amigo Emanuel em Feira de Santana, eu estava ansioso para pegar duas umburanas que estavam por lá, uma eu havia comprado à 06 mêses atrás e ainda não tinha ido buscar e a outra me foi dada pelo Emanuel hà 03 anos atrás e estava plantada no chão este tempo todo, já o Ricardo estava querendo ver a famosas umburanas com mais calma para decidir se iria pegar alguma ou não(segundo ele dependeria do preço, :D ). Bom, chegando ao espaço do amigo infelizmente o mesmo não estava mas havia deixado ordens para que nos deixassem entrar, seguem as fotos:
Infelizmente o Emanuel tem estado muito ocupado e não tem dado manutenção no local, por isso está parecendo uma floresta, rsrsrsr.
Acreditem, quase tudo é umburana coletada e plantada no chão.

Já que vcs não acreditaram eu provo :D .

Aqui algumas fora do chão.

Aqui um Mulungú em trabalho de educação.

Esta parece com Pião Rôxo, não sei qual é.

Vou parar de comentar e deixar vcs avaliarem.

Esta eu achei horrível, rsrsrs, brincadeira, esta o Ricardo agarrou e não quis mais soltar, o Emanuel foi obrigado a vender para não ter problemas com ele :) :) .

Gostei muito do andamento deste flamboyant, com um pequeno trabalho de copa e um bom vaso ficará show de bola.

O tronco desta umburana tem um formato de um Alce, será que estou delirando ? :shock:

Um ficus no meio das Umburanas, rsrs.

Uma florestinha de barrigudas(Paineiras).

E aqui uma barriguda no telhado, acho que esta não está à venda, rsrsrs.

Um "varrido pelo vento" de Sibipuruna meio desajeitado, rsrsr.

Mais plantas de telhado:wink:

Outra Umburana enorme, já está enjoando de tanta umburana, rsrsrs.

Detalhe da base.

Só encontrei esta Cajazeira por lá, o problema é que a copa não está trabalhada, mas garanto que o tronco é muito bonito.

Uma Primavera de telhado, rsrsrs.

Bom senhores, como devem ter percebido pela forma que seguro esta criança, é pq ela é MINHA ! :) :) :) , estou louco para começar a trabalhar esta planta, ela me dá várias possibilidades com este tronco triplo :D :o .
Frente.

Fundo.

Estão vendo meu olhar de satisfação ? ESTA TAMBÉM É MINHA ! :) :) :)
Só não sei como vou retirar do chão(está plantada aí fazem 03 anos) e levar no carro do Ricardo, mas que vou levar isso vou :o .

Emanuel e Ricardo com sua nova aquisição, viram a cara de orgulho do Ricardo ao segurar sua umburana ? :D :D :D

Aqui todos felizes :D E vcs podem acreditar, Emanuel é uma figura ímpar, humilde, alegre e prestativo e sempre disposto a colaborar, em breve postarei uma matéria sobre Umburana com todas as dicas dadas por ele.

Ufa ! Acabou, até que emfim, dá um trabalho danado postar estas fotos, existem outras fotos, mas ficariam muito repetitivas, afinal só tem Umburanas mesmo, rsrsrsr. Mais tarde postarei a foto daquela grande já em minha casa e em uma bandeja de cimento :D :) :o .
Como todos devem ter percebido existe muito trabalho ainda a ser realizado com formação de copa, pois Emanuel é adepto de daixar crescer ao natural exatamente como ele encontra na região, por isso faicam com uma aparência fora do padrão, mas estes troncos merecem muito respeito, rsrsrs.
Abraços fraternos e espero que tenham gostado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 12:47 pm    Assunto: Responder com citação

Mais algumas fotos, :D :D :D .
Aqui um mame de umburana em estilo cascata, sei que ainda vai demorar um bocado para desenvolver uma boa folhagem, mas com certeza depois de pronta ficará bem razoável.

Vejam o detalhe do pequeno fruto, e para quem não conhece é bastante azedo :shock: :D ., agora imaginem esta pequena planta completamente carregada de frutos e em um bom vaso.

Bom, vcs lembram daquela Umburana plantada no chão onde eu estava agachado com um sorriso todo orgulhoso e sem saber se conseguiria levar para casa ? Pois bem, agora ela já está em minha casa, aqui a parte do fundo(ou frente?).

Detalhes dos uros naturais e que me dão muitas opções para trabalhar a madeira morta.

E aqui, o felizardo proprietário todo sorridente com sua aquisição. :) :) :) :) :)
Realmente o Emanuel precisa de um refinamento nas copas, mas segundo ele, gosta mais natural e que ele se inspira na natureza lá em seu Sítio, rsrsrs.

Bom, agora só falta postar as fotos que o Ricardo tirou, ou vcs já cansaram ? rsrsrs.
Abraços fraternos a todos.
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 1:53 pm    Assunto: Responder com citação

Glauco,

Sem dúvidas, o Emmanuel é o Rei das Umburanas Laughing Laughing Laughing e você, que não é bobo nem nada, escolheu logo aquela que, salvo engano, já é um estilo balsa natural (ikadabuki).

É muita matéria prima prá ser estudada e trabalhada com paciência e carinho.

A Umburana não enche a copa tão facilmente e por isto acredito que os melhores estilos para essa espécie sejam aqueles mais dramáticos, com muitos ramos e o menor número de folhas possível. Talvez por isto o Emmanuel prefira deixar a copa crescer livrememente.

Um grande abraço,

Sergivaldo
suhzks

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 3:13 pm    Assunto: Responder com citação

Gente!!!!!!!!!!!!!

Que maravilha estes bonsais, pena q fica muito, mas muito longe de onde moro, se não logo logo iria fazer uma visitinha.

Óbrigado Glauco, por nos comtemplar com essas imagens.
Abraços
Sueli
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 4:04 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo,

O mais interessante é que segundo ele, esta é só uma amostra e que ele tem muito mais em um sítio(que em breve irei conhecer, rsrs Twisted Evil ),realmente fechar uma copa de umburana dá muito trabalho, mas dá para fazer, pode não ficar perfeita mas fecha um bocado, estou fazendo podas e desfolhas em umas que tenho em casa e está começando a surtir efeito, mas que eu estou empolgado com as possibilidades em trabalhar esta madeira morta, isso estou Very Happy Very Happy , mas ainda acho que é uma espécie que pode ser melhor aproveitada e trabalhada, mas vamos para frente... Realmente o que me encantou na 1º planta(das minhas, claro) foi o formato de balsa natural, pois não é comum e dá um pouco de trabalho fazer, bom, seja como for estou bastante contente com minhas plantas, e também queria mostrar um pouco do trabalho que o Emanuel faz em Feira de Santana, sendo que simplesmente é isolado do meio e quase nimguém conhece.
Abraços fraternos.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 4:06 pm    Assunto: Responder com citação

Caro suhzks,

Vc iria ficar maluco, toda vez que vou lá me sinto como uma criança em uma fábrica de doces :lol: , é tanta planta com tamanhos e formatos diferentes que vc não sabe o que olhar e pegar primeiro, e nesta época estão com um diferencial, começaram a carregar de frutos, é um espetáculo a parte.
Abraços fraternos.
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Glauco

Belíssimo passeio pelas bandas de Feira. O viveiro do Emanuel é um verdadeiro oasis de imburanas. Parabéns pelas excelentes aquisições!

"Recife (PE)"
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2008 9:22 am    Assunto: Responder com citação

Ferreira,

Sei que terei ainda bastante trabalho com elas, mas vai ser um trabalho delicioso, Very Happy Very Happy Very Happy
Abraços fraternos.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2008 10:27 am    Assunto: Responder com citação

Êita quanta umburana Exclamation Exclamation Laughing Laughing Laughing

Glauco, obrigado pela partilha das fotos! Você adquiriu um material muito bom... agora é paciência para achar o melhor caminho na estilização!

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2008 10:56 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Alexandre,

Realmente irmão, é quase uma floresta de Umburanas :D :D , mas como esta espécie é pouco trabalhada eu ainda não tenho parâmetros para seguir de modêlo a não ser o trabalho do Emanuel, de qualquer forma eu já tenho algumas que venho tentando compactar um pouco mais a copa e estou começando a ter êxito aos poucos, creio que em breve já terei alguma coisa a mostrar.
Abraços fraternos.
Ps. Mas estou aceitando sugestões, :wink: :D :D .
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 12:42 am    Assunto: Responder com citação

Glauco,
vocês fizeram ótimas aquisições e o espaço com todas estas plantas bem cuidadas é realmente uma beleza... Não dá pra ir embora sem levar alguma coisa...
Abraços.
Edson.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2008 10:43 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Edson,

E o pior é que o Emanuiel não deixa vc sair sem uma planta na mão mesmo, ele facilita de todas as formas e vc termina não resistindo, Very Happy Very Happy Very Happy .
Abraços.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2008 6:14 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Glauco, vc realmente é um cara de sorte, por estar próximo e poder obter um material promissor como esse. Parabens pela aquisição e obrigado por partilhar conosco sua visita. Very Happy

Uma coisa que acho particularmente interessante, é que cada vez mais vemos as nativas sendo exploradas, em seu potencial, e carreadas para o cultivo, visando a formação delas em bonsai. Certamente, é algo gratificante, pois nos coloca a todos em um patamar equivalente aos dos outros países, em que tambem está deixando de ser tão valorado o espécime tradicional japonês, para adequarmos o rico e vasto material que a natureza sabiamente nos beneficiou, de forma a que, dessa forma, possamos realmente estar fazendo bonsai genuinamente brasileiro. Very Happy

Temos hoje, uma diversidade bem mais abrangente em termos de plantas nativas, que há cinco ou mais anos atrás. Quando iniciei, lembro que havia pálidas e escassas tentativas, por parte de bonsaistas mais empenhados, em apresentar esse material diferenciado, principalmente em eventos. Shocked

Claro que, então, não havia ainda divulgação quanto a esses "pioneiros" ocultos, como seu amigo Emmanuel, Glauco, ou outros, não tão divulgados ainda. Conheci, aqui em Brasilia, um bonsaista experiente, Beto, que trabalhava com afinco no sentido de formar um bonsai de uma nativa do planalto central, a Mirindiba. Poucos, então, à época, sabiam o que seria tal nativa. E a exceção desse "pioneiro", ninguem tentara ou quisera tentar cultivar essa espécie visando formar com ela um bonsai. Very Happy

Hoje, graças ao pioneirismo e a busca incessante de muitos bonsaistas abnegados, é que vemos que há muito material ainda a ser estudado, aprimorado e desenvolvido, visando sua estruturação e formação de cultivo constante, para finalizar em um bonsai. Cada vez mais, vemos e aprendemos uns com os outros, dando a conhecer nativas que nem sequer imaginavamos existir, quanto mais que poderíamos ter, de uma forma ou de outra, oportunidade de estar trabalhando com elas. Very Happy

Gosto de adquirir esse material inovador, para, eu tambem, tentar a "sorte", e formar meu bonsai de uma nativa, de uma planta genuinamente brasileira, em contraponto com as outras espécies, de origem oriental, que tanta dificuldade nos põe, ao tentarmos seu cultivo numa área totalmente oposta a da natureza onde geralmente vicejam. Shocked

Em meu viveiro, hoje, tenho branquilho, cambuim, guajuvira (RS), caliandra espinosa e depauperata (CE), pau mulato (PB), além das nativas do cerrado: mirindiba, araçá, gabiroba. Sei que ainda há muito a aprender, ainda há um longo caminho a percorrer, até que possamos dizer com segurança que dominamos plenamente o cultivo dessas espécies, conhecendo a fundo sua biologia de cultivo, suas possibilidades quanto à estruturaçã e educação como bonsai. Mas acredite, meu caro amigo Glauco, o caminho é esse mesmo. E, com certeza, chegaremos lá, colocando nossas plantas no patamar que elas merecem, principalmente no mesmo nível internacional que os demais bonsaistas têm alcançado ao apresentarem, tambem eles, as suas nativas. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 17, 2008 12:45 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,
Em primeiro lugar te informo que recebi a logomarca e como o site acabou de ser reinaugurado já vou colocar nele, valeu mesmo.
Quanto as Umburanas, realmente eu dei muita sorte em ter este farto material para trabalhar e com alguém super humilde e prestativo como o Emanuel, ele é um destes artistas anônimos que a internet está se imcubindo de apresentar ao mundo, rsrsrs. Como muito bem disse o Sergivaldo em resposta acima, é muito material para ser estudado e trabalhado, creio que estamos caminhando a passos largos para este tão desejado Bonsai Brasileiro, sonho em futuro não muito distante fazermos uma exposição a nível internacional apenas com nativas, seria muito utópico ?
Acredito também, que com esta explosão de clubes e associações por todo o Brasil a cultura do bonsai está cada vez mais se solidificando em nosso país, e que a união destes, com todas as suas espécies regionais, irá formar o o "bonsai genuinamente brasileiro".
Abraços fraternos.
Ps. O problema da divulgação da net, é que agora várias pessoas estão entrando em contato comigo para saber o endereço do Emanuel para encomendar plantas, ou seja, lá se vão minhas umburanas, rsrsrsrs.
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2011 5:27 pm    Assunto: maravilha Responder com citação

cara também sou da bahia de um lugar com muito material para yamadori
quando for de férias pretendo trazer algumas planta comigo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: