|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Daniel Garcia

Registrado: 05/09/11 Idade: 43 Mensagens: 50 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Jan 23, 2012 10:49 am Assunto: 2 Pinheiro Negros ,1 Shimpaku e um iniciante...HELP! |
|
|
Olá galera, comprei 3 bonsai no ano passado e não estou sabendo muito bem como proceder com eles. No caso do Shimpaku, fiz o primeiro transplante em agosto de 2011, e li que as principais intervenções devem ser feitas no inverno, mas gostaria muito da ajuda dos mais experientes para realizar uma projeção de estilo, que galhos cortar, fazer ou não jim, que estilo e vaso usar, enfim essas velhas dúvidas de iniciante. Ja os 2 PN eu comprei em uma feira perto de casa por uma bagatela, realizei um falso transplante (tirei dequeles vasos de plástico de mausai) mas não sei nada sobre as etapas de podas e manutenção da espécie, e elas estão crescendo a toque de caixa.
Shimpaku de 15 anos
Uploaded with ImageShack.us
PN de 2 anos quando comprei ( Nov.2011)
Jan.2012
Segundo PN, com 4 anos
Acho meio esquisito, mas todos os galhos dessa muda saem de um ponto só...como corrigir isso, e, em qual época posso fazer?
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Ter Jan 24, 2012 11:18 am Assunto: |
|
|
belas plantas! |
|
|
 |
ROSIMEIRE E. G. 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 24, 2012 11:59 am Assunto: |
|
|
Acompanhando!!! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jan 24, 2012 12:04 pm Assunto: |
|
|
Oi Daniel
No shimpaku, se não pensas em algo mais radical, poderia seguir este belo exemplar na foto retirada da net:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Daniel Garcia

|
Enviada: Ter Jan 24, 2012 12:58 pm Assunto: |
|
|
Valeu Anderson! Alexandre, gostei muito da proposta que vc indicou para o Shimpaku. Provavelmente vou por esse caminho. Vc recomendaria fazer uma redução das folhas nesta época qeu estamos? Digo isso porque ela vive com folhas secas na parte interna dos pompons... A planta pega Sol o dia inteiro, com um sombrite de 50%,, e é adubada com osmocote. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jan 24, 2012 2:42 pm Assunto: |
|
|
Daniel, o estilo sugerido pelo amigo Alexandre fica muito bom para a tua planta.
A limpeza interna dos galhos é fundamental!
No inverno, ralear bem a folhagem, aramar e posicionar os galhos, tirando todas as folhas que ficam para baixo do galho.
O tronco e os galhos (madeira) devem ficar visíveis.
Tem uma boa planta. Vai ficar legal!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Daniel Garcia

|
Enviada: Ter Jan 24, 2012 7:26 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela dicas Elio... Vou esperar até o inverno pra trabalhar no Shimpaku . E quanto aos pinheiros? Você teria alguma dica pra mim sobre essas plantas, porque eu estou perdido no manejo dessa espécie... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jan 24, 2012 9:14 pm Assunto: |
|
|
Daniel Garcia escreveu: | Valeu pela dicas Elio... Vou esperar até o inverno pra trabalhar no Shimpaku . E quanto aos pinheiros? Você teria alguma dica pra mim sobre essas plantas, porque eu estou perdido no manejo dessa espécie... |
Daniel a limpeza interna já pode ser feita, no shimpaku.
Quanto aos PN, cara, precisa um trabalho radical!
No inverno, eliminar muitos desses galhos juntos.
Selecionar os poucos que comporão a planta.
Passar ráfia ou borracha no tronco e com um arame grosso dar uma sinuosidade bem drástica, em mais ou menos 120 graus.
Depois, estudar (aliás, já pode ir fazendo enquanto isso) como se faz as pinçagens de velas, agulhas e brotos, nas respectivas épocas.
Os PN não se tratam da mesma forma que outras plantas.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Daniel Garcia

|
Enviada: Qua Jan 25, 2012 3:47 pm Assunto: |
|
|
Ok Elio, muito obrigado mesmo pela ajuda. Ja estou vendo vários tópicos aqui no fórum sobre o PN. Esta espécie é tão bela quanto complexa, mas vale muito a pena. |
|
|
 |
Daniel Garcia

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 2:05 pm Assunto: |
|
|
Bom, chegou maio, meti as caras estudando as técnicas de poda dos PN e arrisquei fazer o Hanuki. Queria pedir a ajuda dos mais experientes para me corrigir nas prováveis bobagens que fiz. Li que da pra se cortar as aciculas velhas com tesoura ou retirar uma a uma, com muito cuidado e sem desmanchar aquela parte branca, com os dedos mesmo. Resolvi tirar com os dedos. Algumas dúvidas foram aparecendo conforme a poda seguia.
1° - É preciso retirar todas as agulhas que nascem nos galhos?
2° - Em algumas pontas ficaram 3 ou 4 pares de agulhas, em outras eu deixaei um pouco mais. Terei problemas com isso?
3° - As agulhas próximas ao tronco, pequenas e em tufos com muitas, tb devem ser cortasa e dexar somente 4 pares?
4° - Por favor, me ajudem com uma projeção pra esses caras pois não faço idéia do que fazer rs...
[IMG=http://img607.imageshack.us/img607/2693/12052012hanuki5.jpg][/IMG]
Vou postar ainda hj fotos da menor.
Abração |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 6:58 pm Assunto: |
|
|
Daniel, na realidade o Hanuki se faz quando já fizemos as etapas anteriores, o que não é o caso de PN pois estão com os galhos alongados por falta de pinçagem anterior.
Sugiro podar onde assinalei para que surjam brotações mais próximas do tronco.
Depois selecionar os galhos que ficarão (poucos) retirando os demais e só então começar novo ciclo com as 4 etapas (Metsumi, Mekiri, Mekaki e Hanuki).
abraço
 _________________ Elio
|
|
 |
Daniel Garcia

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 11:00 pm Assunto: |
|
|
Opa, valeu Elio. Farei as podas amanhã mesmo. Achei que o ciclo pudesse começar em qualquer etapa. Entendi errado.
Não querendo abusar de sua boa vontade caro Élio, mas ja abusando... Esse outro PN que tenho tb passou por uma poda, tb devo diminuir os galhos mais longos seguido mesmo padrão certo?
Outra dúvida, esta diminuição dos galhos deve ser feita somente em junho ou eu posso cortar agora?
Novamente valeu pela força !
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Maio 13, 2012 5:00 pm Assunto: |
|
|
Daniel, pode usar o mesmo critério para esse outro PN.
Aguarde até julho/agosto para fazer essas intervenções.
|
|
 |
Daniel Garcia

|
Enviada: Dom Maio 13, 2012 10:05 pm Assunto: |
|
|
Ok Élio.
Depois que realizar a poda posto mais fotos.
Obrigadão.
Abraço |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|