|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 9:18 pm Assunto: Tronco morto de ixória |
|
|
Ontem, acordei 6:00h da manhã para ir para a escola. Abri minha janela, dei uma olhadinha em volta e vi, ao longe, as pontas de uns galhos dentro de uma lixeira em frente do meu condomínio. Na hora reconheci aquela planta (ou, apenas o "corpo" dela...), olhei no canteiro que tinha em frente ao meu bloco e vi o local onde estava a defunta.
Voltando da escola, super ansioso, torcendo pelo caminhão do lixo não ter passado e pego ela, vi os galhos dentro da lixeira novamente. Logo após o almoço desci para pegar a planta. Fiquei la embaixo um bom tempo, cortando galhos e raízes. O resultado foi este:
Estou querendo fazer um tanuki com este "toco", mas não sei muito sobre esse estilo de bonsai. Aí vão as dúvidas:
º Devo retirar a casca de todo o toco?
º A madeira da ixória é favorável para este tipo de trabalho?
º Devo proteger a madeira de algum jeito?
Gostaria também de pedir alguma idéia, sugestão, opinião ou até mesmo projeção!
Abraços a todos! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 9:03 am Assunto: |
|
|
Pedro, vou expressar A MINHA opnião.
Tem tres coisas que eu deixo em ultimo lugar: Varrido pelo vento, Tanuki e Cascata.
Explico: A ideia do bonsai é que o trabalho fique natural, no caso desses tres "trabalhos" em especial é muito dificil tirar o aspecto artificial, as vezes vemos trabalhos maravilhosos na internet, nós servem de inspiração.
Mas tambem vemos muita coisa de mau gosto, em varios casos feitos por otimos artistas, que mesmo sendo otimos acabam se perdendo com esse tipo de trabalho.
A minha dica é que vc faça o TANUKI, tente! Mas antes estude muito, quando falo em estudo quero dizer a forma PLASTICA e a forma FISIOLOGICA, vale a pena ler um pouco sobre JIN e SHARI.
Trabalhar uma planta viva é facil, trabalhar uma planta morta é facil mas trabalhar as duas em conjunto é dificil, não é impossivel.
Quanto as suas perguntas:
º Devo retirar a casca de todo o toco?
Inicialmente não, se tirar vai parecer um lapis que acabou de ser apontado, fica artificial
º A madeira da ixória é favorável para este tipo de trabalho?
Nunca trabalhei com ixoria desse porte, acredito que seja boa de trabalhar
º Devo proteger a madeira de algum jeito?
Pode usar calda sufocalcica na parte que esta sem casca, as melhores plantas para fazerem esse acoplamento devem ter a textura parecida com o tronco da ixoria. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 12:29 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo, meu amigo!
Você me deu uma boa "iluminada" agora. Vejo mesmo que trabalhos com tanuki ficam bem artificiais... muitos dizem até que não deveria ser considerado um estilo de bonsai por ficar muito "fake". Porém, há sim trabalhos ótimos por aí.
Obrigado por sanar minhas dúvidas. A madeira da ixória (no estado atual) é muitíssimo dura e fibrosa, e de uma flexibilidade sem igual, você pode pegar um galho da espessura de um dedo e tentar quebrá-lo contra o joelho que, mesmo com bastante força, não irá conseguir parti-lo...
Tenho só mais uma pergunta então: onde eu posso encontrar a calda sulfocalcica?
Abraços e obrigado!  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 16, 2011 1:21 pm Assunto: |
|
|
 _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
djemys
Registrado: 04/06/10 Idade: 37 Mensagens: 84 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 7:32 am Assunto: calda sulfocáustica |
|
|
É fácil de fazer, pega ai a receita.
Materiais necessários para a aplicação de calda sulfocáustica para madeira morta de bonsai.
Ingredientes:
- 2 litros de água
- 100 gr de cal
- 150 gr de enxofre (+ de 90% de pureza)
Preparo:
- Ponha 1 litro de água para ferver.
- Acrescente o cal aos poucos e mexa.
- Deixe fervendo até que se torne uma pasta bem consistente.
- Acrescente mais 1 litro de água fervendo.
- Deixe ferver por mais 5 minutos.
- Acrescente o enxofre aos poucos sempre mexendo.
- Deixe ferver em fogo baixo por mais 10 minutos.
- Apague o fogo e deixe esfriar.
- Coar usando um pano. (não espremer)
- Deixe escorrendo a água por 12 horas.
- Reserve o líquido que passou pelo pano e jogue a parte sólida fora.
Utilize um pincel para aplicar na madeira morta. O tamanho exato da escova que você necessita dependerá do tamanho e complexidade da área à aplicar, mas geralmente um velho pincel de 1cm ou menos é necessário. Vale a pena encontrar um velho pincel, se possível, eu acho que as cerdas das escovas baratas tendem a se desintegrar rapidamente com os efeitos combinados da superfície áspera morta e ao efeito da calagem enxofre sobre a cola utilizada para anexar as cerdas. Ou então você pode gastar muito tempo cuidadosamente removendo cerdas da madeira morta!
A escova pode ser limpa com água e sabão se feito imediatamente após o uso. No entanto, se deixados secar, tornará o pincel inutilizável.
Finalmente, alguns panos ou papel absorvente (rolo de cozinha / tecido) em mãos para absorver vazamentos e excesso. |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 37 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 10:22 am Assunto: |
|
|
Procure a calda sulfocálcica em lojas de bonsai ou em lojas de agropecuaria.
Dizem que fede muito ao preparar, se não quer arrumar briga em casa é melhor comprar a pronta, alem de não ser caro ! |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 12:18 pm Assunto: |
|
|
djemys
Valeu pela dica cara! Ajudou bastante!
Leonardo
Valeu pela dica também, hehehe...
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|