Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 9:47 pm Assunto: Duranta repens I |
|
|
Vamos lá, coletadas no inicio de janeiro, na reforma de um jardim de um vizinho. No início não sabia nem o que era. Gostaria da visão e sugestão de todos.
Mandem bala. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Dom Fev 14, 2010 8:27 am Assunto: |
|
|
Já vi uma belíssima duranta por aqui que me lembra bastante esse seu yamadori.
Bom, acho que a quarta foto tem mais potencial para ser a frente.
Mas aguarde algumas dicas e projeções de nossos colegas.
Ia aconselhar mudá-la para um vaso maior e mais drenado (furos), mas parece que ela vai indo bem neste - só que dê atenção a isto se ela for ficar muito tempo aí. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Fev 14, 2010 8:29 am Assunto: |
|
|
Não tive opção no dia que encontrei ela no lixo, foi o vaso maior que tinha, rs! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Fev 14, 2010 7:17 pm Assunto: |
|
|
Já foi. No fim cortei mais do que devia. Agora paciência:
 _________________ João josé
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Seg Fev 15, 2010 6:48 am Assunto: |
|
|
Acho que estas três brotações não poderiam ter surgido em melhor lugar.
Agora ela oferece mais oportunidades do que imagina...
Acho que só não deves podar muito, pois uma coisa que percebo com Durantas é que logo que são podadas, algumas de suas folhas tendem a murchar, secar ou ficar pretas se muito expostas ao sol. A sua deve estar na sombra, mas mesmo assim é bom não podar estes brotos por um bom tempo para que engrossem também.
E o nebari?
Abraços! |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 15, 2010 8:07 am Assunto: |
|
|
Nebari ainda não existe. Elas foram arrancadas literalmente na base da enxada. Foram resgatadas do lixo. Valeu a dica. _________________ João josé
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Fev 15, 2010 9:27 am Assunto: |
|
|
A meu ver , agora vc deve deixar ela descançar por alguns meses ... trate a madeira morta e esqueça dela ...
a cada intervenção vc abala as raizes novas que ainda são muito frageis...
boa sorte. |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 9:08 am Assunto: |
|
|
ao meu ver essa planta daria um otimo moyogi.. mas agora já foi pro estouro
então vou esperar para ve rnoq vai dar
abraços |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 9:13 am Assunto: |
|
|
Na verdade, o tronco sinuoso que, poderia levar ao moyogi, estava morto. Mas pequei, mesmo, em não deixar um pouco mais do tronco do outro lado. Me empolguei e me arrependi. Como você diz, já foi, agora vamos aguardar. É o que acontece quando não se faz o projeto antes da prática. Só com sorte para sair algo bom, agora! _________________ João josé
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 21, 2011 9:40 pm Assunto: |
|
|
Fim de semana passado foi trabalhada, no encontro em Piracicaba. Vamos as fotos:
Com clima de avatar:
e dá-lhe dremmel
A pedrinha encontrei pelo chão, encaixou como uma luva, até o desenho lembra o do jin.
Tenho umas fotos melhores na máquina, depois eu posto. _________________ João josé
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
Enviada: Qui Abr 21, 2011 9:59 pm Assunto: |
|
|
Olá meu amigo, pois é..... Mas agora é torcer, já deu uma arrumada, ficou muito legal, bonitinha. Acontece..  _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 21, 2011 10:13 pm Assunto: |
|
|
Fala, Rei da Selva!! Sabe que, ao vivo, ela até que ficou interessante! Nas outras fotos deve dar pra sentir melhor o impacto! _________________ João josé
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 9:16 am Assunto: bonsai |
|
|
Minha sugestão é no sentido de retirar esse jin na parte superior da planta, replantá-la num vaso redondo ao invés de oval e de preferencia bem menor que esse atual, fazendo isso somente daqui a uns dois anos, quando estiver plenamente recuperada e saudável, formatando nela um estilo hokidachi. O shari frontal poderá ser melhor trabalhado então, estendendo-se até a base do nebari, garantindo assim uma qualidade superior para a planta, que ficará visualmente mais técnica.
A manutenção do jin superior destoa completamente do estilo que ora proponho ser construido, vez que não se adequa, isto é, não cria harmonização visual com as estruturas aereas, sendo então melhor sua eliminação por completo. O shari frontal, por outro lado, irá corrigir a postura, emprestando um ligeiro movimento ao tronco, que deixa de ser desinteressante e ganha mais energia.
Além das correções que acredito serem necessárias para aprimorar sua planta, sugiro uma mudança na frente, elegendo essa como a melhor:
Essa frente expõe uma amplitude maior do tronco na base, e se vc se empenhar em realizar um bom trabalho no shari, tanto do lado direito quando nesse buraco à esquerda, a planta ficará muito mais atrativa e bonita, além de aumentar sua qualidade técnica.
Todavia, como a planta está em recuperação, sugiro manter como está pelo menos por um ano, antes de realizar outras intervenções. Assim, a planta poderá se recuperar plenamente, estando bem saudável para sofrer novas e sérias intervenções como as que sugeri. Lembre-se: fazer bonsai é fácil. Dificil é fazer bonsai com qualidade. Mas vc está no bom caminho e tem um ótimo material, com um grande potencial, para isso. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 24, 2011 11:17 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela opinião, Nicky. São de muita validade! A opção de deixar o jin é simplesmente por opção de " ver como fica", afinal, depois de retirado, não tem mais volta. E gosto de plantas um pouco mais originais. Retirando o jin seria só "mais uma" Duranta. Mas, se no final, o resultado não for o esperado: retiro-o! Aqui vão mais algumas fotos:
 _________________ João josé
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Abr 25, 2011 10:25 am Assunto: |
|
|
João, que planta! Demais!
Acompanhando.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."