|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sex Ago 13, 2010 9:34 pm Assunto: Flamboyant |
|
|
Eu sei que dizem que é praticamente impossível, mas eu vou tentar. Eu já tive um bonsai de Flamboyant, acreditem, muito bonito, e é possível. E o mais interessante é que foi um bonsai semi-natural. Tinha um velhinho aqui na minha cidade que vendia plantas, e criava um flamboyant num vaso. Ele foi crescendo e engrossando, e o velhinho podava sempre. Além disso, ele não cuidava muito bem, de modo que as brotações nunca cresciam muito, e e as folhas eram menores que o normal. Nunca foi intenção dele fazer isso, obviamente. Quando eu comecei a me interessar por plantas eu comprei essa muda (sim, eu comprei pelo preço de uma simples muda), era um bonsai perfeito, com distribuição dos galhos perfeita, com conicidade perfeita, com nebari lindo, não tinha o que fazer na copa. Parece história de pescador, mas é verdade. O que aconteceu foi que eu, inexperiente, fiz besteira e os galhos secaram. Depois a planta brotou novamente, mas de um jeito que não me restou outra alternativa além de plantar no chão. Vocês podem vê-lo nessa foto, é o flamboyant mais grosso e mais alto, à direita, só dá pra ver o tronco. Mas vamos lá, deixemos de enrolação. Eu fiquei tão proibido o têrmo com o que aconteceu, que resolvi tentar de novo, com outra planta. Vou tentar recriar as condições que geraram aquela primeira, e a matéria prima vai ser essa que vocês estão vendo aí, o flamboyant mais fino, esse que divide em dois. Vou tirar essa planta da terra (coloquei lá já com essa intenção), colocar num vaso, podar, com substrato o mais pobre possível e deixar esturricando no sol, colocando água somente pra planta não morrer. Era assim que o velhinho tratava ela. Se minhas previsões estiverem corretas, ela vai começar a brotar, mas as condições ruins não vão deixar ela dar aquela crescida absurda que os flamboyants normalmente dão. Sendo da espécie que é, em pouco tempo o corte cicatriza.
É um experimento. Pode ser que dê certo, pode ser que não. Daqui a alguns meses eu mando notícias. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Ago 13, 2010 10:19 pm Assunto: |
|
|
Paulo, como ele já tem um bom calibre, eu transplantaria para um vaso de treinamento e podaria bem baixo, sendo o tronco fino mais baixo do que o tronco grosso. Dará um Sokan legal.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sáb Ago 14, 2010 10:58 am Assunto: |
|
|
- Elio: Amigo, tiraste as palavras de minha boca. O tronco fino mais baixo que o tronco alto.
Este promete. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
IanaMel 1.o PASSO

Registrado: 06/01/10 Idade: 39 Mensagens: 172 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Sáb Ago 14, 2010 12:16 pm Assunto: |
|
|
Postando pra acompanhar. _________________ Iana Melo |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Ago 14, 2010 11:26 pm Assunto: |
|
|
Paulo
Hoje já temos alguns bons exemplos de bonsai da espécie... A dificuldade principal encontrada deve ser pelo forte crescimento apical, onde a massa verde concentra-se no alto, secando os galhos mais baixos... Desta forma, a dica é seguir o estilo PIERNEEF (guarda chuva invertido) característicos da espécie
Fotos para inspiração:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sex Ago 27, 2010 5:42 pm Assunto: |
|
|
Trabalho de coleta:
Do jeito que saiu:
Serrei a parte mais baixa das raízes, que só serviam de sustentação e enfeiavam a planta. Notem que na verdade existem duas camadas de raízes. Essa planta foi plantada numa determinada altura, e depois meu pai colocou mais uma camada de terra no jardim inteiro, o que provocou o nascimento de novas raízes mais acima. Tenho dúvida da altura qe vou usar, mas por enquanto enterrei tudo:
Não podei porque não sei bem em que altura podar. Alguma sugestão?
 |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 29, 2010 1:46 pm Assunto: |
|
|
Um up. Ninguém tem uma sugestão não? Eu estou meio inseguro de fazer isso sozinho. |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Dom Ago 29, 2010 2:05 pm Assunto: |
|
|
Paulo, acho que o negocio é esperar, tem tudo pra ser um belo exemplar
abs _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Ago 29, 2010 7:45 pm Assunto: |
|
|
A minha sugestão tá aí em cima!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 2:48 am Assunto: |
|
|
Só pra registrar:
Essas plantinhas ao redor são pés de pimentas. Por enquanto é deixar crescer ou vocês sugerem alguma intervenção? |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 2:49 am Assunto: |
|
|
Obs: deixar crescer o flamboyant, não os pés de pimenta! |
|
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO

Registrado: 01/12/10 Idade: 44 Mensagens: 135 Localização: Uberlandia-MG
|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 3:38 pm Assunto: |
|
|
Saudaçoes Paulo,
E entao como anda o treinamento com o flamboyant, está tendo exito?
poste algumas imagens pra gente conferir.
até. _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 12:27 pm Assunto: |
|
|
julio tejucano escreveu: | Saudaçoes Paulo,
E entao como anda o treinamento com o flamboyant, está tendo exito?
poste algumas imagens pra gente conferir.
até. |
Fiquei curioso amigo Paulo,
tenho 2 flam aqui e não sabia que ela resistia tanto a intervenções diretas como a que tu fizeste...
deve estar linda...
poste imagens pra nos saciar a curiosidade...
abraço _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sex Mar 04, 2011 9:48 am Assunto: É |
|
|
SOU FÃ DESSA ESPÉCIE,VAI FICAR SHOW. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sex Mar 04, 2011 12:31 pm Assunto: |
|
|
OK, Paulo, e o que você fez com todo aquele resto de cima que sobrou depois da poda? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|