FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Normal?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fernando Duso Matté



Registrado: 10/01/10
Mensagens: 5
Localização: Caxias do Sul - RS

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2011 12:23 pm    Assunto: Normal? Responder com citação

Comprei este mausai num super e estava tudo bem até que viajei e ficou um ou dois dias sem molhar, a principio parecia apenas desitrada e comecei a molhar mas ela não melhor como normalmente.

Quando fui dar água novamente a ela as folhas começaram a cair nunca vi isto alguem sabe o que é?

esta é a muda

esta é a muda


esta e outra muda que parece estar indo no mesmo caminho pois as folhas estão meio caidas



desde já agraceço valeu[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/08/10
Idade: 40
Mensagens: 398
Localização: Aracruz-ES

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2011 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Fernando, desculpe-me a franqueza, mas o que é isso...é falta de um simples cuidado, faltou água, essas plantas estão plantadas em recipientes, elas dependem de alguém para sobreviver, diferente se estivessem na natureza.Plantadas num escorredor com substrato drenante(não retem umidade)...elas devem ter sofrido um bukado! as folhas cairem assim é sinal que a planta vai vir a brotar, mas infelizmente se não tomar os cuidados básicos...elas irão sofrer mais...ate você perder os exemplares.
Creio que no fórum existem tópicos sobre cuidados com bonsai ao viajar, inclusive o colega Nick, deu umas dicas a um outro colega sobre o assunto.Mesmo assim poderia pedir para alguém te dar uma força, molhando ai na tua casa ou deixando-as na casa de alguém, já que são pequenas, elas não vão segurar as pontas quando você falar "to indo viajar, se cuida!" rsrs.
Fica ligado, embora as plantas não gritem de dor ou sangrem...são seres vivos!, devemos ter bom senso quanto a isso, se fizemos um Yamadori ou compramos uma planta, temos o dever de oferecer o melhor para ela, já que estamos exilando ela do seu natural.
Di boa, num faz pouco caso assim delas não, se não tiver animado pra cultivar, dê elas para alguém que cuide ou plante na natureza.

Abraço!
_________________
“A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2011 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

André Luiz Santos escreveu:
Fernando, desculpe-me a franqueza, mas o que é isso...é falta de um simples cuidado, faltou água, essas plantas estão plantadas em recipientes, elas dependem de alguém para sobreviver, diferente se estivessem na natureza.Plantadas num escorredor com substrato drenante(não retem umidade)...elas devem ter sofrido um bukado! as folhas cairem assim é sinal que a planta vai vir a brotar, mas infelizmente se não tomar os cuidados básicos...elas irão sofrer mais...ate você perder os exemplares.
Creio que no fórum existem tópicos sobre cuidados com bonsai ao viajar, inclusive o colega Nick, deu umas dicas a um outro colega sobre o assunto.Mesmo assim poderia pedir para alguém te dar uma força, molhando ai na tua casa ou deixando-as na casa de alguém, já que são pequenas, elas não vão segurar as pontas quando você falar "to indo viajar, se cuida!" rsrs.
Fica ligado, embora as plantas não gritem de dor ou sangrem...são seres vivos!, devemos ter bom senso quanto a isso, se fizemos um Yamadori ou compramos uma planta, temos o dever de oferecer o melhor para ela, já que estamos exilando ela do seu natural.
Di boa, num faz pouco caso assim delas não, se não tiver animado pra cultivar, dê elas para alguém que cuide ou plante na natureza.

Abraço!


Ainda mais plantada somente com caco de telhas......é mortal. Que sofrimento para a coitada da planta.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fernando Duso Matté



Registrado: 10/01/10
Mensagens: 5
Localização: Caxias do Sul - RS

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2011 12:45 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é eu havia deixado com alguém para molhar mas acho que foi pouca água então pois tenho umas 12 mudas plantadas e só estas aconteceram isto.

O substrato não é telha apenas coloquei em cima para mim saber se foi molhado recente e para o substrato que está embaixo não transbordar e sujar todo o local com terra toda vez que molho as plantas.

A telha também não deixa o limo crescer nas mudas pois na minha cidade é muito umido e logo logo as mudas ficam verde.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 31
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2011 1:39 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com as palavras dos colegas.
Fernando, para solucionar o problema da sujeira que você citou, coloque aqueles pratinhos para vasos em baixo e cada um deles. Podem ser pratinhos comprados, tampas de lata de tinta, ou até aqueles pratinhos onde vem bolos.
Regue até perceber que a água está saindo pelo fundo, pois assim, terá mais chance de saber que está regando todo o substrato.
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Fernando Duso Matté



Registrado: 10/01/10
Mensagens: 5
Localização: Caxias do Sul - RS

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2011 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza galera vlw pelas dicas.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 29/04/10
Idade: 32
Mensagens: 136
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2011 10:43 am    Assunto: Responder com citação

Tome cuidado para não deixar água no prato se for colocar!

Lembre-se: DENGUE MATA!

Abraço.
_________________
"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)

"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2011 10:23 am    Assunto: Responder com citação

E ae Fernando!

Sugiro uma desfolha das folhas deficientes, e uma diminuição no comprimento dos ramos.Mantenha-as na sombra até que rebrotem e tente não compensar a falta d'água(encharcando a planta). O ideal quando isso acontecer é mergulhar o vaso em uma bacia com água por uns cinco minutos e depois regar somente quando a superfície secar. Se vç se encarnar no cultivo do bonsai, sugiro também a compra de supertrhive, é um excelente recuperador das raízes e estimulante de desenvolvimento das mesmas.
Boa Sorte!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil