|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 3:09 pm Assunto: Sintomas de Deficit Hídrico |
|
|
Pessoal, das plantas que tenho, algumas espécies apresentam sintomas imediatos, quando do deficit hídrico.
Esta semana deixei um dia sem molhar e, as espécies que tiveram as folhas murchadas, foram:
Calliandra
Pingo-de-Ouro
Glicínea
Lantana
Pithecolobium
Amoreira
Flamboyant
Bougainvíllea
As demais espécies não apresentaram sintomas visíveis.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 4:04 pm Assunto: |
|
|
Ótima informação Elio!!!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 38 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 4:17 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio
Muito bom saber disso, das espécies que vc citou eu tenho 3 delas.
Vou pedir pra o pessoal lá de casa aguar as minhas com exatidão.
Informações muito valiosas que o dinheiro não paga.
Abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 7:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, amigo véio, faltou a serissa nessa relação. Um dos sintomas mais interessantes nessa espécie, que vira e mexe percebo, é uma redução no tamanho de suas folhas, como se elas, além de murcharem, encolhessem. Tal situação é irreversível, mesmo após o retorno com rega abundante ou mesmo imersão total (vaso e planta) em recipiente contendo agua ou agua/nutrientes.
O desenvolvimento da planta que chega a essa condição sofre uma parada total. A planta reinicia então a partir de novas brotações, ficando as anteriores estacionadas, não secas totalmente, mas sem o desenvolvimento continuo que vinham tendo até que tal fato ocorresse. Apesar de lidar com isso há muito tempo, não sei explicar totalmente esse fator, vez que não é o secamento total da massa verde, que permanece latente, num verde esmaecido, com as folhas reduzidas e ligeiramente fechadas, mas não totalmente. É um mecanismo de defesa, sem duvida nenhuma. Mas é acionado num estágio sem volta, sem retorno. Oportunamente irei fotografar e postar neste tópico, para que todos possam visualizar e opinar a respeito. Quem sabe não aparece uma alma caridosa e explique, com argumentação válida, os motivos, esclarecendo de vez essa incógnita? Aguardemos, pois. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 9:28 pm Assunto: |
|
|
Fala, Nicky!
Pois é, a única Serissa que tenho, está no chão. Assim, ela não sofre efeitos de estresse hídrico.......rsrsrsrs!
Diante do que vc explicou, também não entendo bem a dinâmica do metabolismo vegetal quando do déficit hídrico.
A Glicínea murchou e queimou 50% das folhas.
Nicky, tópico à parte, ontem iniciamos com o material que te enviei, o Curso avançado. 13 alunos que receberam muito bem o material.
Estou preparando o módulo II. Depois te envio.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 7:51 am Assunto: bonsai |
|
|
Excelente, Elio. Fico no aguardo, então. Obrigado por sua consideração e atenção. Um abraço, garoto. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 18, 2011 4:51 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
eu também possuo 2 primaveras que sofrem muito com o déficit hídrico, inclusive uma delas apresenta coloração amarelada em suas folhas, porém não sei se é causado pelo stress, creio que o problema aí é outro.
Essa buga que mencionei, possui algum hospedeiro dentro dela, tipo uma broca, não sei ao certo, pois o bicho está comendo parte da madeira, já pensei até em aranha ou cupim! Alguns galhos secaram a um tempo atras, mas ela continua bem viva com emissão de novos brotos, porém debilitada. Já coloquei umas iscas para tentar matar o tal inseto e andei jogando óleo de neem, mas ate agora nada!
Alguem sabe me dar uma dica?! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|