|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Seg Fev 07, 2011 10:16 pm Assunto: Trabalhando com Caju |
|
|
Olá, pessoal, estou prestes a comprar uma mudinha de Caju para virar bonsai.
Alguém tem dicas de como proceder com ela?
Que tipo de substrato devo usar no escorredor?
Obrigado desde já!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 8:27 am Assunto: |
|
|
O substrato que vc costuma usar para as outras mudas mesmo tem segredo não so que mais pobre em material orgânico.
So que vc vai ter que fazer um bonsai bem grande e grosso devido o tamanho das folha, se não fica meio desproporcionado.
Do mais Boa Sorte... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 9:17 am Assunto: bonsai |
|
|
Numa postagem aqui no forum, o bonsaista Bonsérgio tentou cultivar uma muda de cajueiro, mas que acabou secando e morrendo. Acredito que os cortes radicais nos galhos bem com a aramação foram que desencadearam esse resultado. Talvez, tambem, a época não fosse propicia a esse tipo de intervenção. Veja matéria com fotos:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=102660&sid=c3ea816de214366ebeebab08b5ada61b
Como qualquer outra nativa, creio que o ideal, antes de tentar converter uma muda em bonsai, é estudar bem a espécie, colentando o máximo de informação possível sobre seu cultivo e manejo. Alguns sites fornecem rico material sobre o cajueiro e podem ajudar nessa questão. Na minha humilde opinião, porém, as melhores informações de cultivo estão no site da EMBRAPA:
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Caju/CultivodoCajueiro/index.htm
Na pagina acima, ao lado esquerdo, encontra-se uma relação de itens que, clicados, remetem a outras paginas, com mais informações adicionais:
Clima
Solos
Adubação
Cultivares
Mudas e sementes
Plantio
Irrigação
Tratos culturais
Plantas daninhas
Doenças
Pragas
Uso de agrotóxicos
Colheita e pós-colheita
Coeficientes técnicos
Gestão Ambiental
Referências
Glossário
Sugiro a voce, Guilherme, analisar detidamente cada item desse, para favorecer melhor seu cultivo, visando transformar uma muda de cajueiro num lindo bonsai. Fazer bonsai é fácil demais, dificil é estudar para fazer bonsai bem feito, sem risco de perdas, tanto da planta quanto do investimento aplicado.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 8:57 pm Assunto: |
|
|
OK!
Obrigado, pessoal!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 7:13 pm Assunto: |
|
|
Opa, comprada a mudinha, que, aliás, tem um movimento legal.
Algumas das que encontrei tinham movimentos interessantes, mas essa que escolhi, foi por seu movimento na vertical, que me interessou.
Ao chegar em casa e trasplantá-la, vi que tinha um enquadramento inclinado que poderia ser aproveitado, e assim a plantei.
São algumas fotos.
Acho que parte de suas folhas estão queimadas, mas não sei se devo desfolhá-la, devido ao transplante a à pouca quantidade de folhas...
Também notei que ela tem potencial para adquirir um bom nebari!
Vamos ver seu desenvolvimento ao longo do tempo!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 7:41 pm Assunto: |
|
|
Pelo que sei não é uma boa desfolhá-la... depois do transplante ela ainda terá de acostumar com o novo ambiente, então talvez ela perca suas folhas e fique sem por um tempo... coloque-a numa estufinha de garrafa PET, isso ajudará bastante na recuperação, vá por mim!
Corte o bocal da PET e coloque o "corpo" da garrafa por cima da planta e empurre um pouco contra o substrato.
Estou torcendo para que esta planta se recupere bem e cresça como se não houvesse limites!!!
Você se vira que nem eu quanto a bagunça em casa!
Coloca uma bermuda, estende um jornal no chão e trabalha com sua querida planta! He,he... é tão bom fazer isso...!
Abraços!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 7:51 pm Assunto: |
|
|
xD É verdade, é muito bom!
Melhor ainda que eu estava com um amigo que me ajudou. As fotos, inclusive, foram tiradas por ele!
Vou aproveitar umas garrafas que tenho aqui para fazer a mini-estufa que você recomendou!
Valeu!
Abraços! _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 8:21 pm Assunto: |
|
|
Eu bem que estranhei a posição da foto... suas pernas estão do outro lado dela! Seu braço não podia ser tão longo assim!
Massa então, realiza a técnica da estufa! Você verá como a planta se recupera super bem nela!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 8:30 pm Assunto: |
|
|
Olhe que meu braço é bem longo, hein? xD
Acho que a estufa inclinará um pouco as folhas, será que tem algum problema nisso? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 8:31 pm Assunto: |
|
|
Não há algum problema nisso! Fiquei tranquilo!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 8:38 pm Assunto: |
|
|
Beleza! Valeu!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 3:38 pm Assunto: |
|
|
As folhas do pé de Caju perderam gradativamente a coloração verde e caíram. Novas folhas em brotação também não se desenvolveram, ficando pretas quando ainda com 1 cm e caindo facilmente ao toque, ou naturalmente.
Também havia retirado a mini-estufa, o que não evitou a queda das folhas. Repensando o que havia feito, vi que deveria ter deixado o Cajueiro em solo original para que ele se adaptasse ao microclima daqui e, só na época propícia, deveria tê-lo trasplantado.
Pensando nisso, transplantei-o agora há pouco de volta para solo fértil, de modo similar a como o comprei, mas tenho dúvidas se deveria colocá-lo em solo drenante e pobre, já que, desde o início, quando o comprei, basicamente não havia raízes capilares.
Bom, de qualquer modo, no momento eles está com solo drenante, totalmente e naturalmente sem folhas, e em mini-estufa.
Ps.: usei solução enraizadora (viamina B1 - Beneum) e, previamente percebendo o "novo" solo um pouco encharcado, estou com a ideia de realizar regas em invervalos maiores, diferentemente de serem diárias.
Gostaria de ajuda e sugestões, por favor. ^^" _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 11:31 am Assunto: |
|
|
Alguém?
 _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 3:45 pm Assunto: |
|
|
Eu comprei vários pacotes dessa terra vegetal aqui por R$ 1.80 o pacote levei a loja toda e minha mãe pensou que eu iria revender, kkkkkkkkkkkkk _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 8:04 pm Assunto: |
|
|
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD Que onda! _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|