|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 10:42 am Assunto: alporquia de siriguela |
|
|
amigos do forum, queria saber se alguem ja fez ou tem em algum topico no forum alporquia em seriguela.
tenho um pé no qiuntal de casa e quero fazer um alporquia pq com estacas não tive muito suscesso.
se tem alguem q jah fez passa umas dikas, eu naum usso akele musgo proprio pra isso pq eu naum axei aki na cidade e eu uso clridrato de tiamina (Bevera) como hormonio.
o substrato q uso nas alporquia é uma especie de torta de algodao q aki se axa muito e jah deu certo em uma alporquia em acerola com esse substrato. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Fev 11, 2011 11:02 am Assunto: bonsai |
|
|
R, vc pode usar estopa no lugar do musgo esfagno. A estopa voce encontra facil por aí, basta procurar nas oficinas de automóveis, tem para vender.
Quanto a alporquia, é fácil de fazer em seriguela, e o retorno é bem rapído, em torno de tres a quatro meses terá raizes bastante para tirar e plantar num vaso. O substrato ideal para essa planta é: caco ceramico, pedrisco, carvão vegetal e terra granulada.
Como terra granulada, eu uso cupinzeiro. Depois de quebrar e fragmentar em pedaços pequenos, voce pega uma vasilha e coloca os granulos dentro, levando então ao fogo por uns vinte minutos, para queimar bem as sementes de capim e as larvas de insetos. Deixe esfriar naturalmente, no sol, antes de usar. Peneire, antes de usar, para retirar o excesso de pó.
Eu costumo fazer muito de uma vez só, para usar o resto do ano. Misture em porções iguais o material do substrato, para render mais.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 5:54 pm Assunto: Vai na fé |
|
|
Olha meu amigo já fiz em acerola, figo(ficus carica) piracantha em todas elas deu certo. A credito que dará certo tambem a ciriguela é uma planta que responde muito bem a podas e tem ótima brotação vc pode inclusive plantá-la por estaca diretamente no chão não tenho muita certeza, mas a melhor é poca é quando ela está em dormência pouco antes de iniciar a brotação. Normalmente em meus alporques eu uso esfagno, pois aqui em sp é facil de encontrar, mas vc pode usar fibra de coco, ou pó de xaxim, ou qualquer outro musgo que vc encontrar é só desidrata-lo e depois que ele estiver seco usá-lo normalmente. Voce pode ainda utilizar pó de serragem como substrato ou mesmo terra e areia numa proporção de 1x1 metade, metade, porem qualquer uma das opçoes que vc escolher tem que observar bem a umidade.
Tenta a´uma delas ou todas elas e depois posta pra que possamos ver.
No sitio que minha mãe mora tem um pé breve vou fazer um alporque depois posto pra vc ver
vou tentar documentar por fotos
estou com uma caliandra que fiz recentemente quando eu retirar o alporque se tudo der certo postarei tbm
Espero ter ajudado
um abraço _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|