Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sloboda
Registrado: 25/03/11 Idade: 41 Mensagens: 30 Localização: Bituruna-PR
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 9:26 pm Assunto: Yamadori de ligustrum |
|
|
Ola pessoal.
Este ligustrum foi retirado pela prefeitura de minha cidade de um lote, pois estava atrapalhando as obras, por sorte eu estava passando por ali e com a ajudinha da maquina que o retirou já o levamos para a minha casa. Como sou iniciante peço encarecidamente que me ajudem conduzir esta planta, e se alguém se arriscar em alguma projeção ficarei grato, pois já terei uma ideia como devo trabalhar. desde já agradeço.
Dia 02/09/2011 estava assim.
Este é o estado atual.
Sei que ainda é cedo para trabalhar com ele, mas como esta se desenvolvendo muito rápido tenho medo de futuramente não conseguir posicionar os galhos corretamente. Sugestões serão muito bem vindas. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Nov 02, 2011 2:58 pm Assunto: |
|
|
Carlos, o monstrinho está com uma brotação estupenda....vamos aguardar
opiniões do pessoal ai do fórum meter as ferramentas nele.
Tem até propaganda nas fotos...hehehehehe
Esse ai, como diz um amigo meu, vai dar samba.....
Aproveitando..se alguém quiser fazer uma projeção manda bala. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
|
|
 |
Sloboda
|
Enviada: Qua Nov 02, 2011 4:13 pm Assunto: |
|
|
Junior se o monstrinho não der nada não tem problema, pelo menos uma propaganda boa da oficina ta feita kkk.
Moreno ainda não tenho retifica não, mas já esta mais do que na hora de adquirir uma, pois tenho algumas plantas para trabalhar e este ai vai dar oque falar... |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 3:38 pm Assunto: |
|
|
Amigo, dada as características do tronco, tem que trabalhar apenas a copa. Fazer uma limpesa dos toquinhos que não brotaram ou que sobraram ao redor do tronco. Dar um acabamento com retífica ou formão nos troncos que estão com corte reto de serrote, a fim de fazer este corte ficar mais natural. E quanto a copa poderia fazer uma copa compacta levemente triangulada. Digo triangulada, mas mas não com o ápice não muito elevado nem pontudo. Tem que ser triangulada mas levemnte arredondada. Isso em cima deste troncão, creio que ficaria bem. Veja o tipo de copa a que me refiro, nesta guajuvira que estou finalizando...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Sloboda
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 5:33 pm Assunto: |
|
|
Elio, primeiramente muito obrigado pela ajuda, assim que der um tempinho dou uma melhorada nos cortes e nos toquinhos. E quanto a condução da copa, devo aramar alguns galhos laterais? ou vou trabalhando futuramente somente atraves de podas?
Desde já agradeço |
|
|
 |
GAVAN
Registrado: 20/03/07 Idade: 57 Mensagens: 74 Localização: Porto Uniao - SC
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 12:54 pm Assunto: |
|
|
Esse é um peso-pesado mesmo, cara. Quero acompanhar a evolução. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 5:00 pm Assunto: |
|
|
Sloboda, deixe os galhinhos crescer mais um pouco e lignificar e daí já poderá começar a aramar os mais laterais para os lados a fim de melhor distribuir. Para a estrutura inicial não precisará de toda esta galhada que brotou, seria interessante então selecionar os galhos, retirando os mais raquíticos e depois abrindo os demais como um leque em todos os sentidos.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Sloboda
|
Enviada: Seg Nov 07, 2011 6:32 pm Assunto: |
|
|
Élio, mais uma vez muito obrigado pela ajuda. Assim que os galhos se desenvolverem mais farei as intervenções que você sugeriu.
Abraço |
|
|
 |
|