FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Carvão - propriedades
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 78
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 1:54 pm    Assunto: Carvão - propriedades Responder com citação

Amigos, muito se tem falado sobre o uso de carvão na composição do substrato em nossos bonsai.

Sabemos que muito se usa não só em bonsai mas na agricultura convencional.

Confesso, que, após algumas pesquisas, praticamente nada encontrei, de concreto, sobre tais benefícios.
Principalmente propriedades químicas, já que físicas, são mais fáceis de se verificar: Absorção de umidade, drenagem, etc.

Vejam, falo de benefícios cientificamente comprovados, tais como:

- Anti-fúngico?
- Bactericida?
- redutor de acidez (aumento do pH)?
- redutor de cloro?
- etc.

Seria interessante se alguém tiver informações fidedignas, postasse aqui.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 6:49 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, meu amigo, vc como sempre "desenterrando ossos" duros de roer!!! Laughing Laughing Laughing Laughing

Com muita propriedade, devo dizer. Senão vejamos o que consegui apurar:

O carvão vegetal tem uma estrutura altamente porosa, um grama de carvão pode ter até 200 m2 de área, com isso lhe dá condições de aumentar a porosidade do solo, de aumentar a capacidade de retenção de água e microrganismos benéficos proliferam nestas condições de umidade e aeração, tornando a moradia destes microrganismos. Bem, até aí nada de novo, né? Shocked

Um ponto importante é saber a origem do nosso carvão vegetal:

No Brasil o sistema de produção de carvão vegetal mais comumente utilizado é o de fonte interna de calor, devido ao seu baixo custo de instalação e manutenção, compensando, assim, a baixa produtividade alcançada. O carvão vegetal brasileiro ainda é hoje produzido, em sua maior proporção, da mesma forma como o era há um século. A tecnologia é primitiva, o controle operacional dos fornos de carbonização é pequeno, e não se pratica o controle qualitativo e quantitativo da produção. Novas tecnologias estão totalmente disponíveis, mas devido a baixa capitalização dos produtores brasileiros e aos riscos de produção associados as tecnologias desconhecidas, a produção de carvão no país ainda é arcaica (BRITO, 1990).

O carvão vegetal é o resíduo sólido da carbonização da madeira, caracterizado por ter coloração negra brilhante, ser poroso e apresentar uma maior concentração de carbono do que o material que o originou.

É utilizado principalmente como termo-redutor na indústria siderúrgica e metalúrgica; na forma de carvão ativado para fenômenos de absorção; como matéria prima para sínteses químicas etc.

Para se aprofundar um pouco mais, analise o estudo nesse link:

http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/49027726.html

Outra boa fonte de informação, no texto:

http://www.biochar.org/joomla/images/stories/Cap_22_Vinicius.pdf

Agora, a boa notícia: quem se lembra do extrato pirolenhoso? Alguem? Ninguem?, bem, esse material foi largamente discutido aqui no forum há alguns anos. Pois bem, eis mais sobre seu uso:

Há muito tempo utilizado no Japão e recentemente introduzido no Brasil, o fino de carvão e o extrato pirolenhoso, subprodutos obtidos da produção de carvão vegetal, são produtos promissores para a utilização na agricultura. No Brasil, a produção de carvão vegetal é uma prática bastante antiga, porém, a grande maioria se destina à obtenção apenas do carvão comercial, sem se preocupar em aproveitar os demais componentes.

O fino de carvão, obtido no processo de peneiramento na classificação do carvão vegetal, tem uma estrutura altamente porosa que, se misturado ao solo ou substrato pode aumentar a porosidade, a capacidade de retenção de água e facilitar a proliferação de microorganismos benéficos. De acordo com recomendações de Miyasaka et al. (2001), o produto pode ser utilizado na forma de pó, na granulação de 2 a 5 mm, de preferência umedecido com uma solução de extrato pirolenhoso a 20 cm3 dm-3 e ser aplicado no solo, na base de 500 a 700 g m-2, uma semana antes da semeadura ou plantio.

O extrato pirolenhoso, líquido obtido através da condensação da fumaça durante o processo de carbonização da madeira, é constituído de 800 a 900 cm3 dm-3 de água e contém cerca de 200 componentes químicos diferentes, com destaque para o ácido acético (± 80 cm3 dm-3), metanol (± 20 cm3 dm-3 ) e acetona (± 1 cm3 dm-3). Este produto diluído em água em concentração variando de 5 a 20 cm3 dm-3, quando aplicado ao solo, melhora suas propriedades físicas, químicas e biológicas, proporciona aumento da população de microorganismos benéficos, como actinomicetos e micorrizas, e favorece portanto, a absorção de nutrientes do solo pelo sistema radicular das plantas (Miyasaka et al., 2001).

O extrato pirolenhoso pode ser utilizado para diversos fins na agricultura, como "fertilizante orgânico" aplicado ao solo em arroz (Tsuzuki et al., 2000), sorgo (Esechie et al., 1998) e batata doce (Shibayama et al., 1998); desinfectante de solo (Doran, 1932), nematicida (Cuadra et al., 2000) e fungicida (Numata et al., 1994). Outros estudos mostram os efeitos benéficos no desenvolvimento radicular e produção, do extrato pirolenhoso associado ao fino de carvão aplicado ao solo como "fertilizante orgânico" em arroz (Tsuzuki et al., 1989), cana-de-açúcar (Uddin et al., 1995), batata doce (Du et al., 1998) e melão (Du et al., 1997).

Mesmo com ação benéfica comprovada da mistura de extrato pirolenhoso e fino de carvão em diversas culturas, melhorando a produtividade, a atividade radicular e a qualidade dos produtos, nenhum estudo foi realizado com a cultura de citros em condições brasileiras. Resultados obtidos no Japão com diversas culturas indicam que, tanto o fino de carvão quanto o extrato pirolenhoso, podem ser subprodutos promissores para a produção de porta-enxertos cítricos de alta qualidade, com menor tempo de produção entre a semeadura até a repicagem.

Em função do acima exposto, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da adição de fino de carvão e extrato pirolenhoso, como mistura em substrato comercial e pulverizado na parte aérea no desenvolvimento de porta-enxertos de limoeiro 'Cravo' (Citrus limonia Osbeck) cultivados em tubetes.

Aos interessados que queiram ler, na íntegra, o estudo acima citado, eis o link:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-29452003000300037&script=sci_arttext

Outa "cultura" que utiliza o carvão vegetal: orquideas. Alguem aí faz parte do forum de orquideas, criado e mantido pelo nosso incessante Dom Mario? Eis o link: (não do forum, é claro) Laughing

http://carlabettoni.blogspot.com/2008/07/substratos-alternativos-ao-xaxim-no.html

O pessoal lá da "terrinha" tambem aprova o uso do carvão. Mas será que eles, portugueses, sabem realmente para que serve? link:

http://www.lusorquideas.org/forum/viewtopic.php?f=12&t=1718&start=0

Agora o pessoal da "terrinha" que tambem cultiva bonsai, ao invés de orquideas, tem a mesma dúvida que nosso amigo Elio: para que serve carvão em substrato de bonsai afinal? link:

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?p=9954&sid=7c0785988a98483c86237c928b819835

A meu ver parece que, se serve para as orquideas, deve servir para os bonsai. Link:

http://www.soorquideas.com/Replantio_arquivos/images/image004.htm

Mais um forum de orquidófilos, dessa vez, nacional:

http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-1491.html

Bem, com esse material podemos não ter sanado as duvidas do bom Elio, mas com toda certeza, as aumentamos. rss Laughing Laughing Laughing Laughing

Vai um carvãozinho ativado aí?^ Laughing Laughing Laughing Cool
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 28
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Ai meu Deus... o que você acha de escrever um livro nick?

Você se tornaria um homem realizado! Teria tido um filho (provavelmente), teria plantado uma árvore (ou milhares...) e teria escrito um livro! Very Happy

Valeu pelo material cara!

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Maxwel de Lima



Registrado: 01/02/11
Mensagens: 90
Localização: Feira de Santana-BA

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

Em aquários o carvão ATIVADO é usado para absorver impurezas e algumas substancias da água, o cloro, amônia e outros. Isso eu to falando do carvão ativado, que é nada mais que o carvão vegetal depois de alguns processos. Este tipo de carvao é obtido a partir da queima controlada com baixo teor de oxigênio de certas madeiras, a uma temperatura de 800 °C a 1000 °C, tomando-se o cuidado de evitar que ocorra a queima total do material de forma a manter sua porosidade.
Em filtros de aquário comum ele é bastante usado para manter a água limpa, mas em aquário PLANTADO ele não é muito indicado porque pode absorver alguns nutrientes importantes para as plantas.
Se o carvão VEGETAL vem a ser o mesmo carvão ativado, então ele pode tirar alguns nutrientes das plantas???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 28
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Também já vi o carvão ser usado naquele "tubinho" que filtra a água de rios, lagos, etc, muito usados por pessoas que fazem trilhas ou se aventuram em lugares hostis do mundo.

Para que quiser saber um pouco mais sobre o tubinho que filtra a água (LifeStraw) aqui vai um link:

http://www.lifestraw.com.br/lifestraw-introduction.htm

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 44
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 7:26 pm    Assunto: Notificar-me quando for respondida Responder com citação

eu não to recebendo as notificações quando respondem nos topicos que estou acompanhando..
mais alguem esta assim?
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 44
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed
Opis Local errado desculpa....
Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/09/09
Idade: 44
Mensagens: 420
Localização: Veranopolis-RS

MensagemEnviada: Dom Fev 20, 2011 7:37 pm    Assunto: Responder com citação

Maxwel

Boa pergunta... No aguario ele retira impurezas da agua, o principal é a amonia produzida pelos dejetos. Porem em plantado, como você bem mencionou, ele não é utilizado por retirar os nutrientes..

No substrato do Bonsai, alem das impurezas ele não iria absorver também os nutrientes?
_________________
Marcio R. Vargas
Veranopolis RS

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 78
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2011 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky, pessoal, sobre o extrato pirolenhoso eu acompanhei, na época, todo o "bate-papo" a respeito e, no que vc escreveu, se comprova a eficácia, como nematicida, fungicida, etc.

Quanto ao carvão só, continuamos na mesma..................hehehehehe!

Quanto à retenção de nutrientes é essencial que o material tenha boa CTC, Capacidade de troca de Cátions, ou seja, absorção e liberação de nutrientes, disponibilizando às raízes capilares.

Assim, será que o carvão só retém, ou retém e disponibiliza?

Continuamos a investigação, não desistamos!

abraços
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2011 3:08 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, meu bom amigo, pensando mais sobre o uso do carvão, concluí que seu uso como componente de formação de substrato não precisa, necessariamente, ter algum valor. Afinal, usamos um substrato que em tudo mais geralmente é estéril: pedrisco, caco ceramico, terra granulada. Essa composição tem por unica finalidade proporcionar um meio adequado ao desenvolvimento das raizes, bem como fornecer a elas o minimo de umidade que requerem para sobreviver e manter a planta saudável.

Afinal, depois que a planta está estabelecida nesse meio, as raizes reiniciam seu ciclo de crescimento, proporcionando a nessaria estabilidade para a planta. As necessidades de alimentação da planta virão através do aporte de adubação que iremos acrescentar aos poucos. Adubação essa que, com a lixivação da agua da rega, irá compor juntamente com o substrato esteril, a finalização otimizada do substrato.

Então, se isso funciona assim, por que o carvão teria que ter algum alcance maior que os demais componentes? Shocked
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardoamm
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/05/06
Idade: 48
Mensagens: 192
Localização: ribeirao preto sao paulo

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2011 6:08 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, resumindo as palavras do amigo nick, eu sempre usei carvao na minha composição!
E já percebi que muitas das espécies que testei, tiveram um crescimento muito melhor quando adcionado o carvão em sua mistura!
Grande abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 49
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2011 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal;
Sempre utilizei o carvão na composição de meu substrato, conforme orientação do bonsaista Fernando, da Bonsai Morro Velho:
"Carvão – muito importante. Sempre utilizar uma % misturada diretamente ao solo com granulometria similar ou mesmo. No momento do transplante colocar alguns pedaços logo abaixo das raízes da planta. Tem a função de controle da saúde do solo, retenção e absorção de toxinas e também pode ser considerada uma boa fonte de potássio (K) para as plantas.
Neste caso se trata de carvão vegetal mesmo, pode ser o de churrasco, ele é ótimo, pois o objetivo e funcionar como um absorvente de toxinas no solo, controlando o equilíbrio, fornecendo também potássio e carbono.
O carvão mineral só seria interessante se sofresse um processo de ativação que deveria ser especifico para o que precisamos no solo do bonsai, talvez uma ativação química ácida. Ele natural seria inerte."

Segue o link: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14377
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Maxwel de Lima



Registrado: 01/02/11
Mensagens: 90
Localização: Feira de Santana-BA

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2011 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Não quero criar polêmica, mas se o carvão e tão estéril porque no supermercado não temos a opção de refil de filtro de cacos de cerâmica para concorrer como o de carvão?

Ele seria dispensável nos filtro de nossas casas? Então tanto faz ter um filtro com carvão ou um com algodão?

Tem muitos aquaristas com experiências boas, e também muitas pessoas que não se entenderam o carvão.

Particularmente já usei carvão, não tive problema, mas não foi no aquário foi em um vaso de planta

Já no aqua nunca usei

Bom, essa duvida sempre vai existir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Maxwel de Lima



Registrado: 01/02/11
Mensagens: 90
Localização: Feira de Santana-BA

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2011 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

Bom antes que alguém fale que o carvão só tira o que não presta da água, eu pergunto

Como ele deferência um substancia ruim de uma boa?

Bom acho meio difícil.

Temo que usar com cuidado para não prejudicar a planta, colocar o mínimo possível
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Fev 22, 2011 8:36 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Maxwel, se o nobre colega se der ao "trabalho" de ler a matéria que escrevi, verá que há "ligeira" diferença entre o carvão vendido para churrasco, do carvão usado no filtro para filtragem de agua. O carvão tem diferentes especificações e destinações. O que estamos discutindo aqui diz respeito ao carvão vegetal, isto é, de origem vegetal, proveniente da queima de madeira.

O carvão usado nos filtros é o carvão ativado:

O carvão ativado é um material de carbono com uma porosidade bastante desenvolvida. Com o recurso a técnicas de absorção de azoto a 77K, pode-se verificar que contém essencialmente microporos.

O carvão activado tem a capacidade de colectar selectivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando portanto um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases.

Este tipo de carvão é obtido a partir da queima controlada com baixo teor de oxigênio de certas madeiras, a uma temperatura de 800 °C a 1000 °C, tomando-se o cuidado de evitar que ocorra a queima total do material de forma a manter sua porosidade.

Os usos mais comuns para o carvão activado são a absorção de gases (na forma de filtros) e no tratamento de águas, onde o carvão se destaca por reter nos seus poros impurezas e elementos poluentes. É utilizado em diversos ramos das indústrias química, alimentícia e farmacêutica, da medicina e em sistemas de filtragem, bem como no tratamento de efluentes e gases tóxicos resultantes de processos indústriais.

Como pode ver, o carvão usado no preparo do substrato para bonsai não tem nada a ver com o carvão usado em filtros nem em aquarios. É preciso entender essa diferença, para buscar a razão de se continuar a usar carvão no cultivo de plantas.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil