FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CAVALO DADO.....
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Mar 19, 2011 5:21 pm    Assunto: CAVALO DADO..... Responder com citação

Meu amigo Clemente, bonsaista associado ao nosso clube, resolveu fazer uma limpeza geral no seu jardim, afim de ter espaço para construir uma marcenaria. Algumas plantinhas, porém, se mostraram deverasmente dificeis de sair, razão pela qual pediu ajuda a mim e alguns outros bons amigos. Uma dessas plantinhas, um ulmus, ele cedeu para mim, para que eu fizesse qualquer coisa a partir do tronco. Very Happy

Para auxiliar na retirada, busquei ajuda: convoquei meu compadre Roni (camiseta verde), mais o bonsaista/forista Cleiton Pedro (de boné), que por sua vez trouxe consigo um amigo. Todos unidos, vez que a união faz a força, empreendemos a dura tarefa de retirar o bruto:



Como o espaço era exíguo, e alguem tinha que registrar o momento, fui encarregado dessa árdua tarefa. Mais imagens, para constar:



A "cova" em toda à volta do tronco, cuidando de preservar o raizame, coube ao compadre Roni, que está ficando cada vez mais hábil nesse tipo de empreitada:



Esse "tronquinho" de ulmus estava com uns 4 metros de altura para mais. Segundo Clemente, ele o plantara há uns 4 anos, e nunca mais fizera nenhum tipo de intervenção na planta, deixando-a crescer livremente:



Com um pouco mais de "técnica", a turma do bota fora conseguiu remover o raizame e facilitar a saida:





Como disse aos amigos na hora, a ausência de raizes pivotantes profundas facilita bastante na hora de retirar plantas como essa:



As raízes grossas estavam quase à superficie do solo, bastando então cortá-las, para facilitar a retirada:



Após medir o diâmetro do raizame, conclui que iria precisar de um espaço razoável para acondicionar bem a planta, de maneira a proporcionar a ela um bom espaço de recuperação. Assim, cortando tabuas de 30cm de largura, fizemos um caixote de 1mx1m, apoiado sobre tijolos. Dentro, uma primeira camada de material ceramico, feito a partir de telhas quebradas:



Sobre o material ceramico, uma primeira camada de areia grossa, dessas usadas na construção civil:



Em seguida, o compadre Roni (com uma "forcinha" do caseiro (de boné), colocaram a planta no "recipiente":



Sobre a areia, depositei um pouco de substrato BIOPLANT, que irá auxiliar as raízes na recuperação:



Em seguida, cobri as raízes com mais BIOPLANT:



No arremate final, mais areia grossa, para garantir a manutenção da umidade necessária para as raízes, além de proporcionar um meio estável e adequado ao desenvolvimento de novas raizes, que irão "trabalhar" na recuperação da planta, favorecendo novas e vigorosas brotações:





Bem, por enquanto é aguardar as novas brotações, que irão garantir que a planta está devidamente recuperada. Acredito que dentro de um ou dois anos poderei então promover a seleção dos galhos mais bem posicionados com que iniciar a construção de uma estrutura aerea adequada. O estilo obviamente será o moyogi, vez que o tronco possui um bom movimento, levemente sinuoso, indicando esse caminho. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sáb Mar 19, 2011 5:34 pm    Assunto: Responder com citação

Alô !!!!!
Nicky !!!!
Linda planta e fiquei cansada só de ver o trabalho de vocês !!!
Agora é aguardar e "correr pro abraço" !!!!!!
Quero acompanhar o desenvolvimento da planta.
_________________
Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Sáb Mar 19, 2011 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

Caramba, é destas que eu gosto, bem fininhas, KKKKK.
Maravilha Nickyfury. Se puder, registre o desenvolvimento dela para nós.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Mar 19, 2011 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky...................fiquei com dor nas costas!!!!!!!!!!!!!!!
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Jose Hereck
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/06/10
Mensagens: 237
Localização: Nova Alvorada do Sul-MS

MensagemEnviada: Sáb Mar 19, 2011 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury, essa é gigante hem, agora fique d`olho naquele acer ao fundo, ele parece ser bem avantajado tambem hem..
att.
Marcos Hereck
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 9:41 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Angela, não se preocupe: à medida que ela for apresentando evolução razoável, posto para todos apreciarem, ok?

Ricardo, o desenvolvimento é certo e garantido, mostrarei isso dentro de um ano, no máximo, quando as ramas estiverem plenamente estabelecidas e for efetuar a primeira desfolha. Very Happy

Elio, dor nas costas? Passa calminex, garoto. Isso é coisa passageira, logo logo a plantinha irá para um vasinho mais adequado e verá que nem é tão grande assim. Laughing Laughing Laughing Laughing

Marcos, o acer ao fundo faz parte de uma tríade que comprei no ultimo evento de que participei no Atelier do Dom Mario. O Vicente Romagnole levou alguns para lá, e eu mais dois amigos aqui do DF, Lustosa e Glauco, tratamos de comprar os melhores e maiores, claro. Uma oportunidade dessas não se pode deixar passar em brancas nuvens. Estão comigo desde então, uns 4 anos acho, e cuido de formar as ramas primárias, secundárias e terciárias. Há muito o que fazer ainda, principalmente no nebari, que precisará de enxertia em todos eles.

Trabalhinho aí para os próximos 15 anos, penso eu, quando então estarão plenamente formados, tanto na parte aerea quanto no nebari. Até lá, chão duro pela frente..... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Para animar, nos caixotes ao lado desse do ulmus, duas celtis igualmente grossas, que foram retiradas do chão e que passaram pela primeira desfolha e orientação de galhos. Ainda em formação os galhos primários e secundários. Um é tronco duplo, o outro tem um movimento que indica um moyogi. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 10:40 am    Assunto: Responder com citação

Nick....
Que empreitada heim.... o trabalho foi mesmo duro... Pela última foto deu pra ver que saíram bem tarde de lá.. hehehehehhe
Mas eu acho que esses trabalhos sempre valem a pena....
Abraço e boa sorte.............
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
lorencini



Registrado: 09/03/11
Idade: 36
Mensagens: 58
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 11:08 am    Assunto: Responder com citação

tenho certeza que todo esse trabalho será recompensado!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/03/09
Idade: 42
Mensagens: 658
Localização: VALPARAISO DE GOIAS-GO

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 2:09 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

EU TAMBEM ESTAVA FAZENTO UMA FORÇA Cool O DE BONE SOU EU
ESSA VAI DAR UM BELO BONSAI EM LUIZ...
_________________
QUANDO A ULTIMA ARVORE TIVER CAIDO QUANDO O ULTIMO RIO TIVER CECADO E O ULTIMO PEIXE FOR PESCADO AI VAMOS VER QUE NAO PODEMOS COMER DINHEIRO...
http://www.brasiliabonsaiclube.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 9:02 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Cleiton, meu chapa, se vc ler o que eu escrevi verá que citei voce na fita, garoto. Acha que eu iria fotografar e esquecer de nomear os personagens? Laughing Laughing Laughing Faltou apenas o nome do seu amigo, que não é bonsaista, mas deu aquela força. Very Happy

Mc, nós saimos cedo da casa do Clemente. O caixote eu fiz na minha chacara, e terminamos de enterrar a bruta era umas 19:30. A noite chegava mansa, com o cansaço dominando, uma chuva miúda para regar.... Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 45
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2011 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

Bah Nicky! Que porte!

Boa sorte na condução e atualiza a gente!

Abração.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
João Crédito
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/06/10
Idade: 39
Mensagens: 109
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2011 9:39 am    Assunto: Responder com citação

Belo material!!!

Vou acompanhar!!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2011 11:08 am    Assunto: Responder com citação

esse material que tens em mãos e de tirar o folego.
parabens pelas brutas.
e sem duvida alguma esse acer vai ficar fantástico .
abraço.
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2011 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Estou com uma aceroleira com um porte semelhante a este seu ulmus... ai minhas costas...

parabéns pela coleta!
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 18/02/10
Idade: 68
Mensagens: 578
Localização: Venâncio Aires-RS

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2011 12:07 am    Assunto: Responder com citação

Boa sorte meu amigo valeu pelo esforço Hérculeo.
_________________

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil