Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 1:17 pm Assunto: Ganhei Agora Essa Jaboticabeira.... |
|
|
Pessoal O que pode ser feito Nessa planta de imediato, em termos de aramação e poda?
Entendo nada de Jaboticabeira, Porém ela está saudavel, o que pode ser feito em prol dela?
Pode por torta de Osso?
Imagens Dela:
Vaso Pra qual ele irá ->
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 4:21 pm Assunto: |
|
|
Oamit....
Vou ser sincero com vc....
Esta planta está muito pequena para um vaso do qual mostrou. Guarde-o para uma planta mais finalizada.
Se fosse minha não mexeria na parte aérea e sim no substrato. Plantaria em um escorredor com uma mistura de 70% areia grossa e o restante com substrato orgânico. Também aproveitaria para aramar ou tracionar o tronco para já dar um movimento inicial e daqui um ano e meio mais ou menos pensaria em uma poda real para estilização.
Esta é a opinião de um humilde iniciante na arte do Bonsai mas que está estudando bastante....
Espero ter ajudado.. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 5:33 pm Assunto: |
|
|
ajudou sim, mais que tipo de interferencia eu posso fazer no tronco?
não entendi. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 6:08 pm Assunto: |
|
|
oamit,
Retire a planta deste vaso e plante em uma bacia maior (não ten ho usado mais o escorredor/mamadeira, pois a diferença da composição dos dois recipientes e tb do Ph, faz com que a mamadeira não "dê" o resultado realmente aguardado). Fiz experiências e uma planta plantada somente em uma bacia maior, o desenvolvimento das raizes de alimentação é consideravelmente melhor. Não mexa no torrão. Use um substrato drenante e orgânico. Destes que os colegas sempre indicam. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 7:47 pm Assunto: |
|
|
A interferência que vc pode fazer no tronco seria uma aramação. VC arama e dá um movimento sinuoso no tronco, a não ser que vc queira um estilo hokidachi.
Se vc perceber que a planta está grossa e não dá para dar o movimento com aramação, amarre barbantes no recipiente e no tronco e assim vá puxando os barbante e amarrando. Amarre vários e vá puxando até conseguir um movimento desejado....
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 9:06 pm Assunto: |
|
|
então acho pouco provavel que eu possa fazer isso agora, fiz algumas aramações ontem, nos galhos mais grossinhos, o resto ta muito fino, não é melhor aguardar?
o lonce do tronco eu ainda não entendi tem alguma imagem que mostre esse movimento sinuoso ao tronco?
um abraço e obrigado. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 10:11 pm Assunto: |
|
|
Oamit, segue as dicas dos meninos ai, o lance do tronco...seguinte, se você não tiver afim de um estilo hokidachi por exemplo, se você gostaria de formar um bonsai com um movimento no tronco, por exemplo um moyogi, você deve plantar a jabuticaba conforme os amigos falaram, e ao plantar dê uma inclinada no tronco( plante ela um pouco inclinada...tipo "deitada", mas não muito!), ai depois que ela se desenvolver bem a gente vê o que faz.Você não vai nem precisar mexer nas raizes para passar ela pro escorredor/mamadeira ou bacia maior.
Se não sacou a idéia, fala ai que tento explicar melhor, é que eu não sou bom em ensinar.
Abraço! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 10:18 pm Assunto: |
|
|
Oamit, acredito que uma tração no tronco principal seja impossivel já, visto que a madeira das Jabus são bem forte, mas se forçar irá quebrar....o que vc pode fazer é plantar ela um pouco mais inclinada. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 3:33 am Assunto: |
|
|
o que os nobres colegas estão tentando falar sobre o tronco é que vc deve deixa-lo mais torto... ele está muito reto!
Veja este pessegueiro do amigo Hélio:
Tronco muito reto
Tronco com uma movimentação
 _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 7:47 am Assunto: |
|
|
agora sim, mais essa tração no tronco é opcional ou é caracteristica das especie ? _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 10:17 am Assunto: |
|
|
nem opcional nem característica!!!
é uma das regras para a formação de um bonsai....
1- no primeiro terço nao existe nenhum galho....
2- como se trata de uma planta que deverá representar a natureza numa bandeja, nao pode ser um "poste telegráfico"
daí a "obrigatoriedade" em se tracionar (entortar) o tronco.
esta "obrigatoriedade" só se aplica a todos os estilos exceto o hokidashi (vassourinha) _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 11:31 am Assunto: |
|
|
Discordo. Tem árvores de troncos retos, muito bonitas e imponentes, na natureza. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 12:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
Oamit, como bem salientaram os demais colegas, partindo do tronco reto, eu sugiro a formação de uma estrutura Hokidachi, que lembra muito uma vassoura ou escova invertida (no Japão, é comum as escovas serem redondas). Para isso, há necessidade de desfolhar toda a planta e depois cortar os galhos, reduzindo o comprimento deles. Isso acarrreta a emissão de novas brotações, com bifurcações, proporcionando maior estabilidade visual, graças a um aumento na densificação (maior massa verde de folhas).
Essas intervenções podem ser realizadas agora sem nenhum problema. Apenas não se deve mexer nas raízes, seja cortando-as ou transplantando para outro recipiente. Esse tipo de intervenção deve ser feita apenas no inverno. Agora, porém, não há nenhum problema em desfolhar e podar os galhos como indiquei.
Para encontrar bons modelos de trabalho no estilo Hokidachi, sugiro uma pesquisa no google imagens. Digite: Hokidachi bonsai. Abrirá inumeras páginas com belissimas imagens, que poderão servir como referencial a voce para a condução de sua jabu.
Veja na demarcação com linha vermelha que eu fiz, o melhor ponto de corte visando reduzir o comprimento dos galhos, após desfolhar toda a planta:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 1:38 pm Assunto: |
|
|
Perfeito NIcky, obrigado mesmo, 100%, mais você não comentou o lance a cima disacutido sobre o tronco, se eu fizer esse hokidachi sugerido, eu tenho que fazer a dobra no tronco?
um abraço e obrigado.
ela ficaria assim Nicky? _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 2:25 pm Assunto: bonsai |
|
|
Nesse estilo, Hokidachi, não precisa "dobrar" o tronco. Apenas reduzir a massa verde, podando os galhos, para reduzir seu comprimento e "abrir" novas brotações para formatar a estrutura aerea corretamente. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|